Nossa Cidade
Segundo Prefeitura de Sumaré, cidade mantém índice próximo a 95% de pacientes curados da COVID-19
Salvar vidas! Com esse propósito Sumaré segue firme no combate à Covid-19! Novo balanço epidemiológico divulgado pelo Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus aponta que o índice de pacientes recuperados da doença chega a 94,64% dos moradores. Dos 15.323 casos positivos, 14.503 foram curados. No entanto, para diminuir os níveis de contágio – continuar preservando e salvando vidas, além de retroceder o mais rápido possível de fase – é fundamental a colaboração de todos, adotando medidas de proteção, entre elas, evitar aglomerações.
A Prefeitura de Sumaré não tem poupado esforços em prol da população sumareense e trabalha com responsabilidade para a prevenção e enfrentamento da doença. O Município, desde o início da pandemia ano passado, reorganizou toda a Rede Municipal de Saúde para enfrentar o surto epidemiológico, ampliando leitos para internação e a assistência ambulatorial para pacientes com sintomas gripais. Cinco unidades da Rede de Atenção Primária à Saúde atendem exclusivamente pacientes com sintomas respiratórios leves. Neste ano, o atendimento foi ampliado também nos fins de semana, oferecendo assistência médica com o devido acolhimento e testagem de casos, de forma descentralizada, em cada uma das regiões da cidade.
A mesma estrutura também é replicada na campanha de imunização, com nove pontos de vacinação espalhados por todo o município. “Importante ressaltar que dentro da organização do Sistema Único de Saúde, conforme preconizado pela Lei Federal 8080/1990, competem às esferas federais e estaduais a gestão de hospitais de referência regional dos sistemas públicos de alta complexidade. Sumaré tem atuado além das suas competências para prover assistência necessária à população neste momento de extrema sobrecarga – tanto da rede pública quanto suplementar de saúde – atendendo pacientes que não têm suas solicitações de transferência contempladas com vagas em hospitais de referência via CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde)”, explicou o secretário Municipal de Saúde, Rafael Virginelli.
A Administração Municipal também segue com ampliações de leitos dedicados exclusivamente a pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19. Desde dezembro do ano passado, quando foi identificado aumento da taxa dos casos, a Secretaria Municipal de Saúde ampliou a estrutura – de 10 leitos com suporte ventilatório e 20 para casos moderados – para 20 leitos com suporte ventilatório mecânico e até 70 leitos de enfermaria, somando as estruturas da UPA Jardim Macarenko e do Hospital de Campanha.
“Seguimos com fé em Deus, muito trabalho e respeito à nossa população. Trabalhamos com seriedade para passar por esta pandemia, ofertando serviço de qualidade para que nossos munícipes estejam seguros e recebam um tratamento de excelência”, destacou o prefeito Luiz Dalben.
Em todas as regiões existe uma unidade para receber exclusivamente os suspeitos da Covid-19 para evitar o contato com usuários que buscam pelos serviços de saúde por outros motivos. “É fundamental destacar que nenhum paciente do município teve seu atendimento prejudicado por falta de leitos na rede municipal, sejam leitos com suporte ventilatório ou de enfermaria. E todos têm o acompanhamento da equipe multidisciplinar, mesmo aqueles que aguardam transferência devido ao grau de complexidade”, garantiu Virginelli.
A Prefeitura de Sumaré tem tomado todas as medidas para o enfrentamento da pandemia, tanto no que diz respeito às diretrizes do Plano São Paulo e sua respectiva fase emergencial, assim como em trabalhos de conscientização junto à população, promovendo barreiras sanitárias e ações em todo o Munícipio no intuito de evitar aglomerações.
Para o prefeito Luiz Dalben, esse percentual de mais de 94% de curados é motivo de agradecimento a Deus. “Em primeiro lugar, agradecemos ao dono da Vida, Deus. Nossa gratidão também aos profissionais da Saúde pelo serviço de excelência que têm prestado no combate à Covid em nossa cidade. É um momento difícil e bem delicado, que requer toda a atenção, trabalho, eficiência e planejamento. É imensamente reconfortante ver os casos de pessoas que estão curadas e venceram essa batalha. Deixamos nossos agradecimentos à população de Sumaré, que tem entendido nosso apelo e a necessidade de respeitar os protocolos de segurança visando combater a disseminação da Covid-19, evitando aglomerações. Queremos nos solidarizar e manifestar nossos sentimentos às famílias que perderam seus entes queridos. Com a colaboração de todos, nossa união, caridade, solidariedade e amor, vamos passar por isso juntos e vencer essa luta pela vida!”, comentou o Chefe do Executivo sumareense.
Sumaré é 8ª em Saúde entre as 100 melhores cidades para se viver no país
Sumaré foi a primeira cidade da região a se preparar para o enfrentamento da Covid-19. Desde o início da pandemia em 2020, as equipes de saúde já montavam um Plano de Contingência, supervisionado pelo Comitê Municipal de Proteção e Enfrentamento ao Coronavírus, incluindo ações de conscientização, capacitação dos colaboradores, remodelagem do atendimento das unidades de saúde e ampliação de leitos municipais, com a criação de uma Unidade Respiratória na UPA Macarenko.
Mesmo com a atenção voltada ao combate da pandemia, Sumaré tem recebido grandes investimentos da Administração Municipal e o setor de Saúde avança com qualidade e queda na taxa de mortalidade infantil. O Município conquistou a 8ª posição em Saúde no ranking entre as 100 melhores cidades para se viver no país. O dado consta do levantamento IDGM (Índice dos Desafios da Gestão Municipal) 2021 da consultoria Macroplan divulgado pela revista Exame, que cita ainda outras três áreas (Educação, Segurança e Saneamento). Um motivo para comemorar, pois tem sido um ano de desafios, em que a solidariedade e a importância dos cuidados com a saúde nunca foram tão presentes e essenciais no dia a dia.
“Nem as dificuldades financeiras impostas aos municípios brasileiros por causa da pandemia do coronavírus, com queda na arrecadação, nos impediu de honrar e manter o compromisso de investir em todas as áreas, principalmente na Saúde, agregando excelência aos serviços ofertados à população”, comemorou o prefeito Luiz Dalben.
O trabalho e a dedicação de uma gestão séria e sólida têm rendido bons frutos. São 15 unidades de saúde, incluindo a UPA do Matão e centros especializados. Os avanços continuam com reformas das UFSs Picerno e Santa Clara. As obras da UPA Denadai, a terceira da cidade, seguem em ritmo acelerado! Em funcionamento, a unidade vai oferecer serviço de urgência e emergência de forma mais ágil. A expectativa é atender aproximadamente 12 mil usuários por mês.
A Base de Excelência da Mulher (BEM) completou dois anos de funcionamento em novembro. Ao longo desse período, mais de cinco mil mulheres passaram por atendimento médico e ambulatorial especializado e exclusivo, contribuindo para a prevenção de doenças, qualidade de vida e saúde. O espaço – idealizado pelo Fundo Social de Solidariedade, em parceria com a Secretaria de Saúde e São Leopoldo Mandic – está localizado ao lado do Ambulatório de Especialidades, na região central. Poucos meses após a inauguração, a BEM foi ampliada e recebeu mais cinco salas, além de ultrassonografia, aumentando o atendimento mensal.
Pensando na ala masculina, novamente Sumaré é pioneira na região e a Secretaria de Saúde, em parceria com o Fundo Social, implantou a Base de Excelência do Homem. O espaço projetado no Ambulatório de Especialidades visa à prevenção e ampliação da assistência aos homens, proporcionando privacidade, conforto e acompanhamento diferenciado para os pacientes.
A Prefeitura revitalizou a USF Bandeirantes. Após mais de dez anos sem melhorias, a unidade foi totalmente reformada para oferecer um atendimento de mais qualidade aos cerca de 20 mil pacientes referenciados. O local recebeu ainda o “Cantinho da Amamentação” – um espaço estratégico para que as mães possam amamentar de forma privativa e confortável enquanto aguardam o atendimento médico.
Também foram reformadas as alas de Fisioterapia, Cardiologia e Fonoaudiologia do Ambulatório de Especialidades, que receberam revitalização completa, ambientes climatizados, novos equipamentos e materiais. Com a reestruturação, foi possível otimizar o tratamento e ampliar o atendimento, inclusive para pacientes com sequelas da Covid-19.
A saúde recebeu novos equipamentos e mobiliários. As ações contra a dengue foram intensificadas, com um cronograma de atividades de combate à doença em todo o Município, com visita casa a casa, verificação dos quintais, aplicação de larvicida (quando necessário), retirada dos criadouros e nebulização. “Saúde sempre foi nossa prioridade, mesmo diante aos novos desafios que exigiram um plano de ações forte e eficiente. Temos investido na capacitação dos colaboradores, em melhorias estruturais, administrativas e de atendimento”, disse o Chefe do Executivo sumareense.