Connect with us

Nossa Cidade

Segundo Prefeitura de Sumaré, cidade mantém índice próximo a 95% de pacientes curados da COVID-19

Publicado

em

Salvar vidas! Com esse propósito Sumaré segue firme no combate à Covid-19! Novo balanço epidemiológico divulgado pelo Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus aponta que o índice de pacientes recuperados da doença chega a 94,64% dos moradores. Dos 15.323 casos positivos, 14.503 foram curados. No entanto, para diminuir os níveis de contágio – continuar preservando e salvando vidas, além de retroceder o mais rápido possível de fase – é fundamental a colaboração de todos, adotando medidas de proteção, entre elas, evitar aglomerações.

A Prefeitura de Sumaré não tem poupado esforços em prol da população sumareense e trabalha com responsabilidade para a prevenção e enfrentamento da doença. O Município, desde o início da pandemia ano passado, reorganizou toda a Rede Municipal de Saúde para enfrentar o surto epidemiológico, ampliando leitos para internação e a assistência ambulatorial para pacientes com sintomas gripais. Cinco unidades da Rede de Atenção Primária à Saúde atendem exclusivamente pacientes com sintomas respiratórios leves. Neste ano, o atendimento foi ampliado também nos fins de semana, oferecendo assistência médica com o devido acolhimento e testagem de casos, de forma descentralizada, em cada uma das regiões da cidade.

A mesma estrutura também é replicada na campanha de imunização, com nove pontos de vacinação espalhados por todo o município.  “Importante ressaltar que dentro da organização do Sistema Único de Saúde, conforme preconizado pela Lei Federal 8080/1990, competem às esferas federais e estaduais a gestão de hospitais de referência regional dos sistemas públicos de alta complexidade. Sumaré tem atuado além das suas competências para prover assistência necessária à população neste momento de extrema sobrecarga – tanto da rede pública quanto suplementar de saúde – atendendo pacientes que não têm suas solicitações de transferência contempladas com vagas em hospitais de referência via CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde)”, explicou o secretário Municipal de Saúde, Rafael Virginelli.

A Administração Municipal também segue com ampliações de leitos dedicados exclusivamente a pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19. Desde dezembro do ano passado, quando foi identificado aumento da taxa dos casos, a Secretaria Municipal de Saúde ampliou a estrutura – de 10 leitos com suporte ventilatório e 20 para casos moderados – para 20 leitos com suporte ventilatório mecânico e até 70 leitos de enfermaria, somando as estruturas da UPA Jardim Macarenko e do Hospital de Campanha.

“Seguimos com fé em Deus, muito trabalho e respeito à nossa população. Trabalhamos com seriedade para passar por esta pandemia, ofertando serviço de qualidade para que nossos munícipes estejam seguros e recebam um tratamento de excelência”, destacou o prefeito Luiz Dalben.

Em todas as regiões existe uma unidade para receber exclusivamente os suspeitos da Covid-19 para evitar o contato com usuários que buscam pelos serviços de saúde por outros motivos. “É fundamental destacar que nenhum paciente do município teve seu atendimento prejudicado por falta de leitos na rede municipal, sejam leitos com suporte ventilatório ou de enfermaria. E todos têm o acompanhamento da equipe multidisciplinar, mesmo aqueles que aguardam transferência devido ao grau de complexidade”, garantiu Virginelli.

A Prefeitura de Sumaré tem tomado todas as medidas para o enfrentamento da pandemia, tanto no que diz respeito às diretrizes do Plano São Paulo e sua respectiva fase emergencial, assim como em trabalhos de conscientização junto à população, promovendo barreiras sanitárias e ações em todo o Munícipio no intuito de evitar aglomerações.

Para o prefeito Luiz Dalben, esse percentual de mais de 94% de curados é motivo de agradecimento a Deus. “Em primeiro lugar, agradecemos ao dono da Vida, Deus. Nossa gratidão também aos profissionais da Saúde pelo serviço de excelência que têm prestado no combate à Covid em nossa cidade. É um momento difícil e bem delicado, que requer toda a atenção, trabalho, eficiência e planejamento. É imensamente reconfortante ver os casos de pessoas que estão curadas e venceram essa batalha. Deixamos nossos agradecimentos à população de Sumaré, que tem entendido nosso apelo e a necessidade de respeitar os protocolos de segurança visando combater a disseminação da Covid-19, evitando aglomerações. Queremos nos solidarizar e manifestar nossos sentimentos às famílias que perderam seus entes queridos. Com a colaboração de todos, nossa união, caridade, solidariedade e amor, vamos passar por isso juntos e vencer essa luta pela vida!”, comentou o Chefe do Executivo sumareense.

Sumaré é 8ª em Saúde entre as 100 melhores cidades para se viver no país

Sumaré foi a primeira cidade da região a se preparar para o enfrentamento da Covid-19. Desde o início da pandemia em 2020, as equipes de saúde já montavam um Plano de Contingência, supervisionado pelo Comitê Municipal de Proteção e Enfrentamento ao Coronavírus, incluindo ações de conscientização, capacitação dos colaboradores, remodelagem do atendimento das unidades de saúde e ampliação de leitos municipais, com a criação de uma Unidade Respiratória na UPA Macarenko.

Mesmo com a atenção voltada ao combate da pandemia, Sumaré tem recebido grandes investimentos da Administração Municipal e o setor de Saúde avança com qualidade e queda na taxa de mortalidade infantil. O Município conquistou a 8ª posição em Saúde no ranking entre as 100 melhores cidades para se viver no país. O dado consta do levantamento IDGM (Índice dos Desafios da Gestão Municipal) 2021 da consultoria Macroplan divulgado pela revista Exame, que cita ainda outras três áreas (Educação, Segurança e Saneamento). Um motivo para comemorar, pois tem sido um ano de desafios, em que a solidariedade e a importância dos cuidados com a saúde nunca foram tão presentes e essenciais no dia a dia.

“Nem as dificuldades financeiras impostas aos municípios brasileiros por causa da pandemia do coronavírus, com queda na arrecadação, nos impediu de honrar e manter o compromisso de investir em todas as áreas, principalmente na Saúde, agregando excelência aos serviços ofertados à população”, comemorou o prefeito Luiz Dalben.

O trabalho e a dedicação de uma gestão séria e sólida têm rendido bons frutos. São 15 unidades de saúde, incluindo a UPA do Matão e centros especializados. Os avanços continuam com reformas das UFSs Picerno e Santa Clara. As obras da UPA Denadai, a terceira da cidade, seguem em ritmo acelerado! Em funcionamento, a unidade vai oferecer serviço de urgência e emergência de forma mais ágil. A expectativa é atender aproximadamente 12 mil usuários por mês.

A Base de Excelência da Mulher (BEM) completou dois anos de funcionamento em novembro. Ao longo desse período, mais de cinco mil mulheres passaram por atendimento médico e ambulatorial especializado e exclusivo, contribuindo para a prevenção de doenças, qualidade de vida e saúde. O espaço – idealizado pelo Fundo Social de Solidariedade, em parceria com a Secretaria de Saúde e São Leopoldo Mandic – está localizado ao lado do Ambulatório de Especialidades, na região central. Poucos meses após a inauguração, a BEM foi ampliada e recebeu mais cinco salas, além de ultrassonografia, aumentando o atendimento mensal.

Pensando na ala masculina, novamente Sumaré é pioneira na região e a Secretaria de Saúde, em parceria com o Fundo Social, implantou a Base de Excelência do Homem. O espaço projetado no Ambulatório de Especialidades visa à prevenção e ampliação da assistência aos homens, proporcionando privacidade, conforto e acompanhamento diferenciado para os pacientes.

A Prefeitura revitalizou a USF Bandeirantes. Após mais de dez anos sem melhorias, a unidade foi totalmente reformada para oferecer um atendimento de mais qualidade aos cerca de 20 mil pacientes referenciados. O local recebeu ainda o “Cantinho da Amamentação” – um espaço estratégico para que as mães possam amamentar de forma privativa e confortável enquanto aguardam o atendimento médico.

Também foram reformadas as alas de Fisioterapia, Cardiologia e Fonoaudiologia do Ambulatório de Especialidades, que receberam revitalização completa, ambientes climatizados, novos equipamentos e materiais. Com a reestruturação, foi possível otimizar o tratamento e ampliar o atendimento, inclusive para pacientes com sequelas da Covid-19.

A saúde recebeu novos equipamentos e mobiliários. As ações contra a dengue foram intensificadas, com um cronograma de atividades de combate à doença em todo o Município, com visita casa a casa, verificação dos quintais, aplicação de larvicida (quando necessário), retirada dos criadouros e nebulização. “Saúde sempre foi nossa prioridade, mesmo diante aos novos desafios que exigiram um plano de ações forte e eficiente. Temos investido na capacitação dos colaboradores, em melhorias estruturais, administrativas e de atendimento”, disse o Chefe do Executivo sumareense.

Nossa Cidade

Prefeitura de Sumaré alerta população sobre a importância do combate ao Aedes aegypti

Publicado

em

Por

Neste momento em que todas as atenções estão voltadas para o enfrentamento ao coronavírus, a Prefeitura de Sumaré reforça o apelo à população para que não se esqueça da importância do combate ao Aedes aegypti – mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, no primeiro trimestre desse ano (entre 1º de janeiro e 31 de março de 2021) foram registrados 82 casos positivos de dengue no município – não há óbitos. A região do Maria Antonia concentrou 36 casos, aparecendo no topo da lista com mais registros de dengue, por esse motivo, na primeira semana de abril, as ações de nebulização (aplicação de inseticida) foram concentradas nessa região.

Mesmo com os números abaixo dos registrados no mesmo período do ano passado (foram 337 casos positivos de dengue no primeiro trimestre de 2020), a Unidade de Controle de Vetores do município vem intensificando as ações de combate ao Aedes aegypti, com verificação e inviabilização de criadouros, orientação aos moradores, aplicação de larvicida e inseticida em imóveis dos bairros com elevado índice de infestação do mosquito. O trabalho acontece, inclusive, nos fins de semana. Até o momento, mais de sete mil imóveis já receberam a nebulização, atividade que segue todas as normas técnicas preconizadas pelo Ministério da Saúde.

Em pontos considerados estratégicos, como ferro velho, locais para reciclagem, borracharia, entre outros, as equipes também realizam fiscalização a fim de identificar e eliminar os possíveis criadouros. A Prefeitura conta ainda com o Boroscópio, equipamento utilizado pelos supervisores de campo para inspeção remota de áreas de difícil acesso, como imóveis e terrenos fechados, e para vistorias em maquinários, tubulações, calhas e caixas d’água.

Além do trabalho em campo, também foram intensificadas as ações de orientação e conscientização junto aos moradores, ressaltando que é fundamental ‘fazer a lição de casa’.

“O Aedes pode estar nos quintais, dentro e ao redor das nossas casas, por isso, não podemos nos descuidar. A melhor atitude é sempre a prevenção! Algumas ações no dia a dia podem evitar a proliferação do mosquito e prevenir toda a nossa família de doenças”, lembrou o prefeito Luiz Dalben.

Prevenção:

-Mantenha a caixa d´água fechada adequadamente;

-Remova folhas, galhos e tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas;

-Não deixe água de chuva acumulada sobre a laje;

-Lave semanalmente – com escova e sabão – tanques e recipientes utilizados para armazenar água;

-Encha os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda;

-Troque a água e lave os vasos, principalmente por dentro (com escova, água e sabão), pelo menos uma vez por semana;

-Guarde garrafas sempre de boca para baixo;

-Descarte corretamente o lixo, inclusive os pneus inservíveis;

-Não jogue lixo em terrenos baldios.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura de Sumaré mantém serviços essenciais no feriado de Tiradentes

Publicado

em

Por

Devido a feriado de Tiradentes nesta quarta-feira, dia 21, o expediente das repartições públicas municipais de Sumaré será encerrado às 17 horas desta terça-feira, dia 20, e retomado às 8 horas da próxima quinta-feira, dia 22. Durante o período em que não houver expediente nos departamentos da Prefeitura, serão mantidos os serviços essenciais e de emergência, seguindo todas as normas sanitárias e de prevenção.

A Secretaria de Saúde pede a colaboração da população. Neste feriado, a orientação é para que as pessoas fiquem em casa, não façam aglomerações e respeitem as normas sanitárias.  

Confira o funcionamento dos setores essenciais:

• Coleta de lixo domiciliar: realizada normalmente.      

• Guarda Civil Municipal: 24h pelos telefones 153 ou (19) 3873-2656.

• Defesa Civil Municipal: 24h pelo telefone 199 ou (19) 3903-4147.

• Corpo de Bombeiros Municipal: 24h pelos telefones 193 ou (19) 3873-2147.

• Departamento de Trânsito: emergências pelo telefone 0800-772-7722.

• Cemitério Municipal da Saudade: das 8h às 17h30.

• Velório Municipal: aberto normalmente, 24h. Como parte das medidas para evitar o coronavírus, está limitado e com revezamento para não causar aglomeração.

• Transporte Coletivo Municipal: funcionamento com 40% da frota.

Rede Municipal Saúde:

– UPA do Jardim Macarenko: Rua Vinicius de Moraes, nº 380, Jardim Macarenko, telefone (19) 3903-1455. Atendimento 24 horas

– UPA do Matão: Avenida Emílio Bosco, nº 1.620, Jardim Santa Clara, telefone (19) 3864-1194. Atendimento 24 horas

– PA Nações: Rua Aldo de Oliveira Muller, nº 417, Parque das Nações, telefone (19) 3864-1035. Atendimento 24 horas

– PA Maria Antônia: Rua Isabel Luna Tavares, nº 631, Jardim Maria Antônia, telefone (19) 3832-1288. Atendimento 12 horas (das 7 às 19 horas)

– PA CIS Nova Veneza: Rua Paraíba, nº 211, Nova Veneza, telefone (19) 33995961. Atendimento das 7 às 22 horas

– Farmácia da USF Santa Clara (região do Matão): aberta das 8 às 17 horas (Não será liberado remédio controlado);

– Farmácia do CIS Nova Veneza: aberta das 8 às 17 horas  (Não será liberado remédio controlado);

– Central de Ambulâncias de Transporte de Acamados: funcionamento 24 horas.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Sumaré arrecada 8,5 toneladas de alimentos em ‘drive-thru’ do Conexão Solidária

Publicado

em

Por

Com 8,5 toneladas de alimentos não perecíveis arrecadados num único dia, a terceira edição da campanha regional “Conexão Solidária”, promovida em Sumaré pelo Fundo Social de Solidariedade e a EPTV, foi um grande sucesso. A mobilização aconteceu no último sábado, dia 17, com doações recebidas via ‘drive-thru’ (sem precisar sair do veículo), respeitando todos os protocolos de segurança em saúde, visando à prevenção do coronavírus.

Esse ano, a campanha foi voltada exclusivamente para doações de alimentos não perecíveis, que puderam ser entregues em três pontos de arrecadação: Praça das Bandeiras (Centro), Pista de Skate (Nova Veneza) e no estacionamento do Shopping ParkCity Sumaré.

A próxima etapa será a entrega dos alimentos para os mais carentes, um trabalho que é viabilizado pela Secretaria Municipal de Inclusão Social (SMIADS). Estão aptas a receber os kits nutricionais as famílias em situação de vulnerabilidade que passaram por avaliação social da SMIADS e estão devidamente cadastradas nos CRASs (Centros de Referência em Assistência Social).

“A população de Sumaré é muito solidária e mais uma vez foi exemplo de união, colaboração e amor ao próximo. Muito obrigada por cada doação. A solidariedade contagia e, tenham certeza, vai ajudar muita gente que está passando por um momento de dificuldades. Deus abençoe a todos”, agradeceu a presidente do Funssol de Sumaré, dona Mara Dalben.

Para a proteção dos munícipes e também dos colaboradores municipais envolvidos em mais essa importante ação em prol das famílias mais necessitadas do município, o ambiente e todos os produtos arrecadados passaram por higienização. As equipes trabalharam utilizando os equipamentos de proteção individual necessários e seguindo as normas sanitárias.

“O Fundo Social vem realizando um trabalho importantíssimo no nosso município, com empenho e muito amor para ajudar as famílias que mais precisam. Agradecemos os colaboradores da campanha, que mais uma vez dedicaram seu dia para dar sua contribuição à campanha e às famílias carentes do município. E a todos que puderam fazer a doação, muito obrigado por estarem junto com a gente. Todos são os grandes responsáveis pelo grande sucesso da campanha”, disse o prefeito Luiz Dalben.

Continue Lendo