A prefeita de Sumaré, Cristina Carrara, assinou nesta terça-feira, dia 16 de fevereiro, a Ordem de Serviço para que o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) comece a oferecer aulas de diversos cursos gratuitos para moradores do Condomínio Emílio Bosco, construído na região do Matão e entregue em 2013. O residencial faz parte do Programa Municipal de Habitação que já entregou as 5.636 moradias contratadas por meio de parcerias entre Município e governos Federal (via Programa “Minha Casa, Minha Vida”) e Estadual (via “Casa Paulista”).
Além da prefeita, a secretária de Habitação, Geralda Magalhães, acompanhada da sua equipe, representantes do Senac e do corpo diretivo do residencial estiveram presentes na assinatura do documento que autoriza a execução dos trabalhos.
O Condomínio possui 560 apartamentos e recebeu famílias de diversas ocupações localizadas em bairros como jardins Basilicata, Vitória, Conceição e Alvorada e Parque Franceschini. “É importante não dar só a casa para as famílias. Isso não basta. Precisamos oferecer oportunidades para que elas desenvolvam uma maior autonomia, qualifiquem-se e possam até melhorar a renda. Além disso, os cursos são diversificados e com a qualidade do Senac”, resumiu a prefeita Cristina Carrara.
“Ficamos felizes em participar do projeto e contribuir para o desenvolvimento e melhora da qualidade de vida das pessoas, que também são objetivos do Senac. A intenção é manter as pessoas motivadas para que elas concluam os cursos”, disse a gerente do Senac de Americana, Sueli Miwa.
CURSOS
Quando as inscrições forem iniciadas, cujo prazo será divulgado posteriormente, os moradores poderão optar por 16 cursos, a maioria profissionalizante. No total, estão sendo oferecidas 350 vagas, sendo que 200 são voltadas para adultos e 150 para crianças e adolescentes.
O vice-presidente do conselho de gestão condominial do Emílio Bosco, Fábio Santos da Silva, elogiou a iniciativa. “Tem muita gente desempregada no Condomínio e os cursos chegaram em boa hora. Acredito que até nós da diretoria também iremos participar”.
Segundo a Secretaria Municipal de Habitação, estas atividades estão previstas nas regras do Programa “Minha Casa, Minha Vida” e fazem parte do acompanhamento pós-mudanças, que vem sendo feito pela pasta em todos os condomínios entregues pela Prefeitura.
“As inscrições acontecerão no próprio Condomínio. Estamos planejando uma ação para o início de março para a gente fazer uma divulgação geral dos cursos para os moradores. Depois, vamos começar a definir o cronograma de aulas, que vão ocorrer também no residencial”, explicou a secretária de Habitação, Geralda Magalhães.
Após a ação informativa que tem o objetivo de divulgar os cursos para os moradores, os interessados poderão se inscrever para as seguintes atividades: Administração de Operações Logísticas; Atendimento ao cliente; Atitude empreendedora; Criação e técnicas de montagem de bijuterias; Higiene na manipulação de alimentos; Jardinagem; Manutenção de Microcomputadores; Técnicas secretariais; Pintura especiais de parede; Planejamento Financeiro e Orçamento; Oficina de Construção e Técnicas de Pintura em bonés; Hip Hop; Promovendo o Desenvolvimento Educativo; Planejando o Futuro Profissional; Atitude Empreendedora; e Oficina de Dança.
A carga horária dos cursos varia entre 15h e 42 horas. Os dias e horários em que as capacitações serão ministradas ainda não foram definidas. O investimento da Prefeitura de Sumaré para viabilizar as atividades é de R$ 225 mil.