Nossa Cidade
Serviço de Abordagem Social da Prefeitura de Sumaré amplia ações junto à população de rua

Considerando a vulnerabilidade das pessoas que vivem em situação de rua e as medidas para o enfretamento do COVID-19 (Coronavírus), a Secretaria Municipal de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Sumaré ampliou as ações do SEAS (Serviço Especializado de Abordagem Social), realizado em parceria com a Casa de Acolhimento Resgatar.
Além de promover o acompanhamento psicossocial dessa população, a equipe também tem trabalhado na prestação de orientações preventivas e na disponibilização de materiais de higiene pessoal para auxiliar nos cuidados das pessoas que decidirem permanecer nas ruas.
“O trabalho que já vem sendo realizado por nossas equipes desde o ano passado junto à população em situação de rua agora foi ampliado e também está sendo feito no sentido de sensibilizá-los quando a importância da prevenção do coronavírus. Estamos atuando em diversas frentes e vamos continuar fazendo o que estiver ao nosso alcance para combater essa pandemia”, comentou o prefeito Luiz Dalben.
Na semana passada, a equipe de apoio técnico da SMIADS se reuniu com a Casa de Acolhimento Resgatar, responsável pela Casa de Passagem, no sentido de adequar o atendimento e espaço físico às orientações recebidas pela Secretaria Estadual de Assistência Social e Defensoria Pública da União, visando contribuir com a segurança em saúde dos atendidos e colaboradores.
O SEAS é um serviço referenciado ao CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e o contato pode ser feito através dos telefones (19) 3803-4701, das 8 às 17 horas as segundas, quartas e sextas-feiras, e das 10 às 20 horas, as terças e quintas-feiras.
Nossa Cidade
Ações de conservação dos espaços públicos seguem em Sumaré

A conservação dos espaços públicos e áreas verdes da cidade é um trabalho constante, realizado diariamente pelas equipes de Meio Ambiente e de Serviços Públicos da Prefeitura de Sumaré.
A ação inclui limpeza, roçagem, recolhimento de lixo e entulhos, podas e coroamento de árvores (retirada da vegetação do entorno de uma planta para diminuir a competição por nutrientes e luz), além do replantio de mudas de exemplares arbóreos para reposição.
Essa semana, bairros como o Parque Emília, Veccon e Jardim Picerno já foram beneficiados. Porém, desde o início do ano, dezenas de áreas públicas receberam os serviços, entre praças, unidades de saúde, escolas municipais, entre outros.
“Cuidar bem da nossa cidade é um compromisso que temos diariamente com a população, mas precisamos que todos colaborem, mantendo os espaços limpos, atuando como agentes fiscalizadores e multiplicadores de informações no ambiente onde vivem”, lembrou o prefeito Luiz Dalben.
O descarte irregular de entulho e de outros resíduos é crime! A Lei Municipal nº 6.075/18 estabelece multas e sanções para quem poluir as vias e espaços públicos da cidade ou for flagrado descartando entulho de maneira irregular. Outra lei, nº 5.793/15, de Defesa do Meio Ambiente, prevê multa de mais de R$ 3 mil para o infrator.
Nossa Cidade
Declaração anual do MEI é prorrogada para 30 de abril

A declaração anual do MEI (Microempreendedor Individual) de 2021 foi prorrogada para o dia 30 de abril. O prazo estipulado anteriormente era 31/03. Em Sumaré, o Posto do Sebrae Aqui, localizado junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, oferece o serviço gratuitamente. Deve declarar o documento quem recebeu ano passado rendimentos de até R$ 81.000,00. E todos, independentemente do faturamento, precisam fazer a declaração.
A cidade de Sumaré, segundo dados do Sebrae, conta com aproximadamente 15.000 MEIs. “Nosso Posto do Sebrae Aqui coloca esse serviço à disposição dos microempreendedores de nossa cidade. Essa é uma excelente oportunidade, gratuita e rápida, para aqueles que não conseguem preencher a declaração no portal do empreendedor”, comentou o prefeito Luiz Dalben.
A declaração anual de 2021 pode ser feita diretamente no site www.portaldoempreendedor.gov.br. Quem deseja os serviços do Sebrae Aqui deve procurar o atendimento de segunda a sexta, das 8 às 17h, munido de CNPJ, documentos pessoais, inclusive o título de eleitor, e o informe de rendimentos (o valor que vai declarar com base no que recebeu ano passado). O órgão está localizado na Praça da República, 203, Centro. Mais informações pelo fone 3903.4224.
Nossa Cidade
Com foco nas aglomerações, restrição de circulação não altera funcionamento das atividades em Sumaré

O governo estadual determinou a restrição da circulação entre 23h e 5h, em todo o estado, como forma de coibir a transmissão do coronavírus. A medida entra em vigor nesta sexta-feira, 26/2, e vale até o dia 14 de março. O foco principal é combater as aglomerações, que continuam sendo proibidas em qualquer período.
O presidente da Acias (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sumaré), Juarez Pereira da Silva, observa que a medida complementar anunciada nesta quarta-feira, 24/2, não muda o funcionamento das atividades em Sumaré. O município se encontra na Fase Amarela do Plano SP, que permite o funcionamento das atividades até às 22h (exceto bares, que devem fechar às 20h). Os serviços essenciais continuarão a funcionar normalmente, mesmo no período restrito.
A restrição na circulação entre 23h e 5h foi anunciada após aumento do contágio e das internações de pacientes com Covid-19 nos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Para garantir o cumprimento da nova determinação, o governo de São Paulo informou que contará com o apoio de uma força tarefa que envolverá a Polícia Militar e o Procon. A fiscalização será endurecida e quem descumprir as restrições e promover aglomerações será multado. A restrição de circulação visa coibir tanto os eventos clandestinos como reuniões sociais com aglomerações aos finais de noite e madrugada.
O presidente da Acias reforça aos lojistas e consumidores a necessidade de continuarem atentos ao cumprimento das demais regras do Plano SP, como o uso de álcool em gel e de máscara em locais públicos. Os estabelecimentos também devem respeitar a limitação de 40% de sua capacidade. “Todos precisam assumir a responsabilidade no combate à Covid, adotando os cuidados necessários e respeitando as orientações das autoridades de saúde”, reforça Silva.