Connect with us

Nossa Cidade

Serviço de Abordagem Social da Prefeitura de Sumaré amplia ações junto à população de rua

Publicado

em

Considerando a vulnerabilidade das pessoas que vivem em situação de rua e as medidas para o enfretamento do COVID-19 (Coronavírus), a Secretaria Municipal de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Sumaré ampliou as ações do SEAS (Serviço Especializado de Abordagem Social), realizado em parceria com a Casa de Acolhimento Resgatar.

Além de promover o acompanhamento psicossocial dessa população, a equipe também tem trabalhado na prestação de orientações preventivas e na disponibilização de materiais de higiene pessoal para auxiliar nos cuidados das pessoas que decidirem permanecer nas ruas.

“O trabalho que já vem sendo realizado por nossas equipes desde o ano passado junto à população em situação de rua agora foi ampliado e também está sendo feito no sentido de sensibilizá-los quando a importância da prevenção do coronavírus. Estamos atuando em diversas frentes e vamos continuar fazendo o que estiver ao nosso alcance para combater essa pandemia”, comentou o prefeito Luiz Dalben.

Na semana passada, a equipe de apoio técnico da SMIADS se reuniu com a Casa de Acolhimento Resgatar, responsável pela Casa de Passagem, no sentido de adequar o atendimento e espaço físico às orientações recebidas pela Secretaria Estadual de Assistência Social e Defensoria Pública da União, visando contribuir com a segurança em saúde dos atendidos e colaboradores.

O SEAS é um serviço referenciado ao CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e o contato pode ser feito através dos telefones (19) 3803-4701, das 8 às 17 horas as segundas, quartas e sextas-feiras, e das 10 às 20 horas, as terças e quintas-feiras.

Nossa Cidade

Ações de conservação dos espaços públicos seguem em Sumaré

Publicado

em

Por

A conservação dos espaços públicos e áreas verdes da cidade é um trabalho constante, realizado diariamente pelas equipes de Meio Ambiente e de Serviços Públicos da Prefeitura de Sumaré.

A ação inclui limpeza, roçagem, recolhimento de lixo e entulhos, podas e coroamento de árvores (retirada da vegetação do entorno de uma planta para diminuir a competição por nutrientes e luz), além do replantio de mudas de exemplares arbóreos para reposição.

Essa semana, bairros como o Parque Emília, Veccon e Jardim Picerno já foram beneficiados. Porém, desde o início do ano, dezenas de áreas públicas receberam os serviços, entre praças, unidades de saúde, escolas municipais, entre outros.

“Cuidar bem da nossa cidade é um compromisso que temos diariamente com a população, mas precisamos que todos colaborem, mantendo os espaços limpos, atuando como agentes fiscalizadores e multiplicadores de informações no ambiente onde vivem”, lembrou o prefeito Luiz Dalben.

O descarte irregular de entulho e de outros resíduos é crime! A Lei Municipal nº 6.075/18 estabelece multas e sanções para quem poluir as vias e espaços públicos da cidade ou for flagrado descartando entulho de maneira irregular. Outra lei, nº 5.793/15, de Defesa do Meio Ambiente, prevê multa de mais de R$ 3 mil para o infrator.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Declaração anual do MEI é prorrogada para 30 de abril

Publicado

em

Por

A declaração anual do MEI (Microempreendedor Individual) de 2021 foi prorrogada para o dia 30 de abril. O prazo estipulado anteriormente era 31/03. Em Sumaré, o Posto do Sebrae Aqui, localizado junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, oferece o serviço gratuitamente. Deve declarar o documento quem recebeu ano passado rendimentos de até R$ 81.000,00. E todos, independentemente do faturamento, precisam fazer a declaração.

A cidade de Sumaré, segundo dados do Sebrae, conta com aproximadamente 15.000 MEIs. “Nosso Posto do Sebrae Aqui coloca esse serviço à disposição dos microempreendedores de nossa cidade. Essa é uma excelente oportunidade, gratuita e rápida, para aqueles que não conseguem preencher a declaração no portal do empreendedor”, comentou o prefeito Luiz Dalben.

A declaração anual de 2021 pode ser feita diretamente no site www.portaldoempreendedor.gov.br. Quem deseja os serviços do Sebrae Aqui deve procurar o atendimento de segunda a sexta, das 8 às 17h, munido de CNPJ, documentos pessoais, inclusive o título de eleitor, e o informe de rendimentos (o valor que vai declarar com base no que recebeu ano passado). O órgão está localizado na Praça da República, 203, Centro. Mais informações pelo fone 3903.4224.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Com foco nas aglomerações, restrição de circulação não altera funcionamento das atividades em Sumaré

Publicado

em

Por

O governo estadual determinou a restrição da circulação entre 23h e 5h, em todo o estado, como forma de coibir a transmissão do coronavírus. A medida entra em vigor nesta sexta-feira, 26/2, e vale até o dia 14 de março. O foco principal é combater as aglomerações, que continuam sendo proibidas em qualquer período.

O presidente da Acias (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sumaré), Juarez Pereira da Silva, observa que a medida complementar anunciada nesta quarta-feira, 24/2, não muda o funcionamento das atividades em Sumaré. O município se encontra na Fase Amarela do Plano SP, que permite o funcionamento das atividades até às 22h (exceto bares, que devem fechar às 20h). Os serviços essenciais continuarão a funcionar normalmente, mesmo no período restrito.

A restrição na circulação entre 23h e 5h foi anunciada após aumento do contágio e das internações de pacientes com Covid-19 nos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Para garantir o cumprimento da nova determinação, o governo de São Paulo informou que contará com o apoio de uma força tarefa que envolverá a Polícia Militar e o Procon. A fiscalização será endurecida e quem descumprir as restrições e promover aglomerações será multado. A restrição de circulação visa coibir tanto os eventos clandestinos como reuniões sociais com aglomerações aos finais de noite e madrugada.

O presidente da Acias reforça aos lojistas e consumidores a necessidade de continuarem atentos ao cumprimento das demais regras do Plano SP, como o uso de álcool em gel e de máscara em locais públicos. Os estabelecimentos também devem respeitar a limitação de 40% de sua capacidade. “Todos precisam assumir a responsabilidade no combate à Covid, adotando os cuidados necessários e respeitando as orientações das autoridades de saúde”, reforça Silva.

Continue Lendo