Serviços Públicos de Sumaré faz balanço das ações dos primeiros 45 dias do ano
A Secretaria de Serviços Públicos de Sumaré divulgou nesta terça-feira (11) o balanço das ações realizadas pela pasta nos primeiros 45 dias de 2025.
O pontapé inicial das atividades foi dado com a campanha Sumaré Limpa, que retirou mais de 3.500 toneladas de entulho de diversas regiões, além de realizar roçagem, poda e desobstrução de vias públicas, incluindo a entrada da cidade. O Cemitério Municipal também recebeu ações de melhorias, com a roçagem do mato alto, que se acumulava há meses e trazia riscos aos visitantes.
Além dos mutirões de limpeza, a secretaria promoveu ações de conscientização da população em parceria com as secretarias de Saúde, Obras e a Guarda Civil Municipal (GCM). O objetivo foi orientar os moradores sobre o descarte correto de entulhos, prevenindo doenças como a dengue, a proliferação de pragas urbanas e a contaminação do meio ambiente. Segundo o secretário Juninho Batista, a intenção é que essas ações sejam contínuas. “Queremos manter a cidade sempre limpa, por isso, nosso trabalho seguirá nos próximos meses”, afirmou.
Ao longo de janeiro, também foram realizadas ações de caráter emergencial. Uma delas foi a manutenção da ponte da Avenida Três M, principal acesso ao centro do município, que recebe intenso tráfego de automóveis e caminhões diariamente. Após as fortes chuvas, houve o rompimento da manilha, o que representava um risco para o local. Com a colaboração das secretarias de Obras e Meio Ambiente e da Defesa Civil, a situação foi contornada, garantindo a segurança da mobilidade na via.
As chuvas também causaram danos em outro local importante de Sumaré. Foram feitos trabalhos intensivos de manutenção na rua Cabo Hoffman, localizada na região do Assentamento 1, área rural do município. Em razão das chuvas e das condições das caixas de contenção, foram construídos bolsões de contenção nas laterais da estrada para reduzir a força das enxurradas e minimizar os danos à via.
Juninho Batista reforçou que a gestão está atenta às chuvas e aos riscos que elas podem representar para as vias da cidade. “Atuamos de forma reativa, realizando manutenções quando necessário, mas também estamos mapeando ações para evitar danos no futuro”, explicou.
A pasta destaca também a operação tapa-buracos, com a revitalização das vias públicas. “Temos um trabalho longo pela frente, pois ainda existem muitas ruas com buracos. Mas vamos continuar trabalhando para melhorar as condições das vias da cidade”.
No início de fevereiro, cerca de 30 caminhões de lixo foram retirados da Avenida Soma, local onde o descarte inadequado de lixo doméstico ocorria há mais de seis meses, gerando desconforto e riscos para a população. “Retiramos o lixo acumulado e agora vamos trabalhar nos próximos passos para garantir que isso não aconteça novamente”, finalizou o secretário.
Share this content: