Sesi Sumaré recebe apresentação gratuita do músico Guilherme Lamas
Guilherme Lamas apresenta o “Show 7 de Aço Solo” no Sesi Sumaré, uma performance que destaca composições idiomáticas para o Violão de 7 Cordas de Aço em uma formação solo. No espetáculo, Guilherme interpreta não apenas composições autorais de seu álbum recentemente lançado, “Bem Acompanhado”, mas também arranjos inéditos que exploram a técnica contrapontística da linguagem do Choro e Samba, utilizando temas consagrados da música popular brasileira, tais como “Sim”, “Na Baixa do Sapateiro”, “Folhas Secas”, “Aqui, Oh”, entre outros.
Este trabalho representa uma abordagem singular, com composições originais de Guilherme Lamas e releituras que incorporam arranjos inovadores, propondo uma abordagem técnica específica ao instrumento na versão solo. Ou seja, o violão, que tradicionalmente exerce a função de acompanhamento na linguagem de Choro e Samba, agora assume a posição de solista.
Dentre as diversas nuances relacionadas às músicas compostas e arranjadas, destaca-se a utilização dos contrapontos como um elemento fundamental na construção da primeira voz (melodia). Os arranjos transmitem uma fusão entre o universo da música popular e erudita, transformando um repertório tipicamente popular em uma roupagem erudita. Essas características destacam a importância do Violão 7 Cordas de Aço nas funções tanto de solista quanto de acompanhador.
O repertório, composto por 14 músicas, abrange 7 composições autorais, incluindo choros, valsas e afrosambas. Além disso, há homenagens a figuras como Ary Barroso e ao violão canção, evidenciando a brasilidade dos violonistas Toninho Horta, Filó Machado e Djavan, por meio das músicas “Aqui” e “Oh”, e “Jogral”, respectivamente. O show também apresenta um arranjo inédito na versão de 7 Cordas de Aço Solo para o choro “Nina”, do bandolinista Cincinato Simões (1923 – 2007), até então regravado exclusivamente por bandolinistas acompanhados por regionais.
Para adquirir os ingressos do show clique AQUI.
A carreira de Guilherme Lamas
A temática dos idiomatismos e técnicas do instrumento é uma constante na trajetória artística e acadêmica de Guilherme Lamas, desde sua formação em Tatuí (2008) até o Mestrado (2018), e atualmente no Doutorado, ambos realizados na Unicamp.
Share this content: