Connect with us

Nossa Cidade

SMIADS realiza atividades de encerramento do Maio Laranja

Publicado

em

Mais de 200 profissionais das áreas de Assistência Social, Saúde, Educação e Segurança Pública de Sumaré e cerca de 1,7 mil crianças participaram da programação do Maio Laranja, em alusão ao combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes, elabora e desenvolvida pela SMIADS (Secretaria Municipal de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social). O encerramento das atividades aconteceu nesta terça-feira (31), no Instituto Educacional e Assistencial Pio XII, na região central.

Ao longo do mês, foram mais de 30 ações em todas as regiões do município, como palestras, atividades lúdicas, rodas de conversa, panfletagens e até a composição e gravação coletiva de um rap para conscientização acerca do abuso infantil.

Entre os dias 23 e 24, o salão social do Clube Recreativo Sumaré recebeu as palestras “Abuso e Exploração Sexual Infantil: estatísticas, causas e consequências. O papel da rede no enfrentamento”, realizada pela especialista em sexualidade humana Juliana Costa, coordenadora do Projeto AFIN (Afeto na Infância), do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo; “A escuta de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência”, pela psicóloga Amanda Zanelato; além da apresentação do “Protocolo para a proteção e atendimento à criança e ao adolescente em situação de ameaça ou violação de direitos do município de Sumaré”, pelo psicólogo social Alexandre Stein Coval, coordenador do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social); e de materiais lúdicos para o enfrentamento das violências contra crianças e adolescentes, pela psicóloga Raíssa Rêgo Martins, especialista em Infância e Violência Doméstica contra Criança e Adolescente.

“O combate ao abuso e exploração sexual infantil é um assunto que diz respeito a todos e devemos nos unir para reduzir as estatísticas relacionadas ao problema. A Prefeitura de Sumaré, por meio das Secretarias de Educação, Saúde e Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social está capacitada a oferecer orientação e lidar com casos desse tipo, tanto nas unidades escolares e unidades de saúde, quanto em órgãos como o CREA e CREAS, entre outros. Palestras sobre o tema durante o Maio Laranja é uma forma de trazer o assunto para o debate”, comentou o prefeito Luiz Dalben, que também participou dos encontros.

Para a secretária de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Ana Cleia Meneguetti, a sensação é de dever cumprido. “A secretaria realizou diversas atividades intersetoriais ao longo do mês de maio, para que o maior número de pessoas pudessem ser envolvidas no enfrentamento desse problema que é de responsabilidade de todos. Apresentar possibilidades de prevenção, condutas e identificação do abuso e exploração de crianças e adolescentes podem ser determinantes na vida desse público, como de toda a família envolvida”, disse.

Publicidade

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook