Janeiro começou e, com ele, chega também um maior volume de chuva em Sumaré. Para garantir a segurança no trânsito neste período, a Secretaria de Mobilidade Urbana e Rural divulgou algumas dicas importantes para a população:
• Em primeiro lugar, é importante desacelerar o carro e andar mais devagar quando começar a chover, já que a visibilidade é bem menor e a probabilidade de acontecer acidentes de trânsito é consideravelmente maior.
• Aumente a distância do veículo da frente e acenda o farol baixo. Além de melhorar a visão, o motorista que vem logo atrás também poderá guiar melhor com as luzes vermelhas do carro da frente, evitando colisões.
• Se estiver em movimento, nunca ligue o pisca alerta: ele só deve ser acionado quando o carro estiver parado.
• Se os vidros começarem a embaçar, utilize um pano limpo. Não é recomendado passar a mão, pois a gordura natural da pele só piora a situação. O ideal é deixar os vidros abertos cerca de 3 centímetros para criar uma circulação de ar. Ligar o ventilador interno ou o ar-condicionado são outras alternativas.
• Se sentir que o veículo está “dançando” na pista, significa que os pneus estão perdendo a aderência e o carro ou moto pode aquaplanar, fazendo com que você perca o controle da direção. Diminua a velocidade, pois assim os pneus voltarão a tocar o solo.
• Em caso de aquaplanagem total, deve-se segurar o volante firmemente e em linha reta, e não usar bruscamente os freios. Desacelere o veículo gradualmente, até os pneus voltarem a tocar o solo.
• Faça manobras e curvas com menos velocidade do que faria em condições secas.
• Se você estiver se sentindo inseguro em dirigir com chuva, é melhor procurar um local seguro para parar, como um posto de gasolina. Se não houver opção, pare no acostamento, ligue o pisca alerta e aguarde a situação melhorar.
• Se estiver saindo de uma vaga de estacionamento na rua, preste bastante atenção e não se esqueça de acender os faróis e acionar a seta, evitando colisões com quem estiver trafegando.
“O tempo é bastante inconstante nesse mês e, historicamente, as chuvas aumentam. Trabalhamos para prevenir os problemas, porém, nossas equipes do Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, SAMU, Defesa Civil e Trânsito estão de prontidão 24 horas para atender à população caso haja necessidade”, disse o prefeito Luiz Dalben
Share this content: