Na tarde da última terça-feira (23), durante patrulhamento da Força Tática na região do Jardim Bom Retiro, em Sumaré, a equipe observou um veículo Honda/Civic estacionado com dois indivíduos. Ao perceberem a presença da viatura policial, o condutor imediatamente fechou os vidros dianteiros, o que levantou suspeitas.
A equipe procedeu com a abordagem, não encontrando nada de ilícito durante a busca pessoal nos indivíduos. No entanto, ao realizar uma busca veicular, identificou sinais de adulteração nos números do chassi nos vidros, etiquetas de identificação, número do motor e chassi.
Após a constatação de adulteração, verificou-se que o veículo Honda/Civic tinha o número original do chassi, com outra placa, sendo a placa original vinculada a um roubo ocorrido em Limeira/SP em 24/06/23.
Questionado sobre o veículo, o condutor, que já possuía antecedentes criminais, afirmou tê-lo adquirido na feira do rolo em Campinas/SP, alegando desconhecimento sobre sua procedência ilícita. O passageiro, também com antecedentes criminais, não soube explicar detalhes sobre o veículo.
Diante dos fatos, os indivíduos foram detidos com base nos artigos 180 e 311 do Código Penal, referentes a receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor, respectivamente. Eles foram conduzidos, juntamente com o veículo, até o 5° DP de Sumaré.
A delegada tomou ciência dos acontecimentos, elaborou o Boletim de Ocorrência Policial (BOPC) e ratificou a prisão em flagrante do condutor. O veículo foi apreendido para perícia técnica, e a testemunha foi liberada após prestar depoimento.
A ação policial é parte dos esforços contínuos para manter a segurança e cumprir a ordem judicial na região, por isso, caso verifique algo suspeito em sua rua ou bairro, ligue imediatamente para 190.
