Connect with us

Nossa Cidade

Sumaré abre inscrições para aulas gratuitas de jogos de xadrez, damas e reversi

Publicado

em

Estão abertas as inscrições para os interessados em participar de aulas gratuitas de xadrez, damas e reversi, que acontecerão às terças e quintas-feiras, das 15h às 16h45, e aos sábados, das 9h às 11 horas. As aulas fazem parte do projeto “Jogos e Tabuleiros”, e serão ministradas pelos professores voluntários Carlos Eduardo Cavansan e Moisés Correia Junior.

Os interessados devem ter a partir de 6 anos de idade e ser morador de Sumaré. Para se inscrever, basta se encaminhar para a Biblioteca Municipal “Professor Plínio Machado da Silva”, localizada na Rua Geraldo de Souza, nº 157/221, Jardim Carlos Basso, portando Certidão de Nascimento ou RG, e comprovante de endereço. Caso o interessado seja menor de idade, deve ir acompanhado de um responsável.

O curso tem duração de aproximadamente um ano e acontecerão na própria Biblioteca Central.

 

OS JOGOS

Publicidade

Xadrez é um jogo de tabuleiro de natureza recreativa ou competitiva para dois jogadores, também considerado um esporte, arte e uma ciência. A forma atual do jogo surgiu no sudoeste da Europa na segunda metade do século XV, durante o Renascimento, depois de ter evoluído de suas antigas origens persas e indianas.

O Jogo de Damas pratica-se entre dois jogadores, num tabuleiro quadrado, de 64 casas alternadamente claras e escuras, dispondo de 12 peças brancas e 12 pretas. O objetivo é capturar ou imobilizar as peças do adversário. O jogador que conseguir capturar todas as peças do “inimigo” ganha a partida.

Já o Reversi, também para dois jogadores, foi inspirado em um outro jogo de tabuleiro denominado Go. Cada jogador usa uma cor, preta ou branca, e põe uma pedra em um tabuleiro quadrado 8 x 8 de cada vez. Há variações de tamanhos de tabuleiro. O jogo termina quando se completa as 64 casas do tabuleiro ou quando não é mais possível virar as peças. O vencedor é quem termina com mais peças de sua cor.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Publicidade