Sumaré altera pontos de ônibus no Centro
A partir da próxima segunda-feira, dia 8 de junho de 2015, algumas linhas do Transporte Coletivo Urbano de Sumaré terão uma alteração de ponto final/inicial na Região Central. A mudança será realizada pela SMMUR (Secretaria de Mobilidade Urbana e Rural) da Prefeitura, com o objetivo de melhorar o trânsito local e evitar “conflitos” e minimizar riscos aos passageiros e profissionais do Transporte Coletivo.
Atualmente, o ponto de parada final e embarque inicial de algumas linhas situa-se na Avenida José Mancini, em frente à Escola Estadual Dom Jayme de Barros Câmara. Com a mudança efetuada pela Prefeitura, as linhas 150 (Parque Itália – via Altos de Sumaré/Villares), 155 (Jardim Maria Antônia – via Nova Veneza/Villares), 160 (Matão – via Nova Veneza/Nova Terra), 165 (Matão – via Nova Veneza/Paraíso) e 180 (São Judas – via Nova Veneza/São Francisco) terão esse ponto na mesma avenida, mas em frente à loja de materiais de construção Dicico, situada uma quadra abaixo do local antigo.
Para as linhas 140 (Jardim Dall’Orto – via Virginia Viel/Villares), 145 (Jardim Dall’Orto – via Nova Veneza/Villares), 200 (Parque Residencial Amizade – via Centro), 210 (Jd. Dulce – via Nova Veneza/Parque Ideal/Honda) e 190 (Jd. Calegari – via Nova Veneza/Santo Antônio/Honda), a alteração não se aplica, e os usuários continuarão embarcando ou desembarcando em frente à unidade escolar.
“Identificamos uma falta de espaço crescente em frente à escola, o que prejudicava muito o trânsito, principalmente em horário de entrada e saíde de alunos. Transferimos as linhas com maior demanda de passageiros uma quadra para abaixo, justamente para desafogar o trânsito do local, que merece mais ainda nossa atenção por ter a circulação de muitos estudantes”, explicou o secretário municipal de Mobilidade, Luiz Eduardo Almança.
DICICO
Outra mudança refere-se ao ponto já existente em frente à Dicico, que serve de parada para a linha municipal 101 (Jardim João Paulo 2º/Zilda Natel) e para a linha intermunicipal 639 (Americana – via Rebouças). Os usuários desses ônibus terão um novo ponto à disposição na esquina das avenidas José Mancini com Rebouças.
A nova sinalização horizontal (pinturas de solo) e vertical (placas) que vão demarcar estas mudanças já está em andamento pela secretaria. Durante os primeiros dias da mudança, Agentes Municipais de Trânsito estarão nos locais para orientar os usuários.
EXTENSÃO DA 210
A desta segunda-feira, dia 1° de junho, o itinerário da linha 210 (Jardim Dulce – via Nova Veneza/Parque Ideal/Honda) foi estendido para passar em frente ao Residencial Real Parque Sumaré, situado na Estrada Municipal Mineko Ito, na Região de Nova Veneza, e nas proximidades dos demais condomínios no entorno. A medida atende a um pedido dos moradores dos novos conjuntos habitacionais do local.
No sentido bairro-centro, agora a linha vai até o Residencial Real Parque Sumaré, entra nos bairros Jardim Dulce, Jardim do Trevo e Parque Ideal, sai na Rodovia Anhanguera, retorna na 3M, entra em Nova Veneza e segue até a Avenida José Mancini, no Centro.
No sentido centro-bairro, a linha sai da Avenida José Mancini, no Centro, entra direto no Jardim Dulce, sai nas proximidades do Residencial Real Parque Sumaré e segue ate o ponto final, localizado na Avenida Cabo Pedro Hoffmann.
SISTEMA
Sumaré conta atualmente com 16 linhas municipais (aquelas realizadas por ônibus pintados de vermelho), realizadas por 25 permissionários do Transporte Complementar (peruas) e pelo Transporte Regular (este, por meio da concessão pública). A média mensal do Transporte Regular é de 215.000 passageiros, e a do Complementar é de 220.000 pessoas.
Share this content: