A SMMUR (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Rural) da Prefeitura de Sumaré alterou o sentido de direção de alguns retornos em vias da Região Central da cidade. As mudanças são necessárias para melhorar as condições de tráfego e garantir maior segurança no trânsito tanto para motoristas quanto para pedestres, evitando acidentes e transtornos.
Assim, o retorno da Avenida Rebouças que fica na altura da Biblioteca do Professor e Infantil “Myrella Rossi Mobilon” agora tem sentido único de direção. Para quem trafega sentido Centro-Hortolândia, o rotorno continua permitido. Porém, para quem transita sentido Hortolândia-Centro, o rotorno deve ser realizado uma quadra antes, no altura da praça Rosa Maluf –conhecida como a “praça do Canon”.
A outra mudança foi no retorno da Avenida da Saudade com Rua Ernesto Barijan, no Jardim Planalto do Sol. Esta passagem foi fechada para evitar acidentes, devendo os motoristas utilizarem o retorno uma quadra para frente, na esquina da Avenida da Saudade com a Avenida Rebouças.
“Após estudos viários da nossa secretaria, concluímos que estes retornos causavam transtornos no trânsito e podiam também ser palco de acidentes. As mudanças foram feitas para garantir maior fluidez e, principalmente, mais segurança no trânsito destes locais”, explicou o secretário da SMMUR, Luiz Eduardo Almança.
GRANDES MELHORIAS
Em breve, a Prefeitura de Sumaré vai dar início a obras de reformulação total do trânsito em quatro pontos críticos da cidade: o conjunto de rotatórias que dão acesso ao Viaduto Comendador Aristides Moranza e à Região Central da cidade, a Avenida Fuad Assef Maluf, que corta a Região do Picerno, a congestionada confluência no final da Praça da República, na ligação entre a Região Central e as demais regiões da cidade, e no acesso ao Jardim Santo Antonio, altura do trevo em frente à empresa Adere. Estas melhorias serão feitas por empresa especializada contrata por licitação.
Além disso, também será adotado a divisão do fluxo de veículos entre a Avenida Emílio Bosco e a Rua Santo Agostinho, na Região do Matão, através da adoção de um “binário” viário.