Connect with us

Nossa Cidade

Sumaré altera sentido de direção de rua da região central

Publicado

em

Atenção, motoristas de Sumaré! A Rua Ernesto Barijan, no Planalto do Sol, na Região Central da Cidade, passou a ser mão única de direção. O sentido agora é exclusivo para quem vai da Avenida da Saudade em direção à Rua Angelo Ongaro. A alteração foi realizada pela Prefeitura de Sumaré, através da SMMUR (Secretaria de Mobilidade Urbana e Rural), e visa facilitar o intenso tráfego da via, onde estão instaladas a própria sede da pasta, a Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) da cidade e o novo prédio da Justiça do Trabalho, inaugurado semana passada com a presença da prefeita Cristina Carrara.

“A mudança, que já vinha sendo analisada, tornou-se urgente devido à inauguração do novo prédio da Justiça do Trabalho de Sumaré, que está localizada na Rua Ernesto Barijan. O fluxo de veículos aumentou desde então, sendo necessária a adequação do sentido. A via já foi totalmente sinalizada pela SMMUR”, destacou o secretário Luiz Eduardo Almança.

“Na Ernesto Barijan, que é paralela à Avenida Rebouças, já estavam localizadas a secretaria de Mobilidade Urbana e Rural e a Ciretran. Um novo prédio voltado ao atendimento do público gera um tráfego maior, sendo necessárias as adaptações para oferecer mais comodidade, segurança e melhores condições de mobilidade aos condutores e pedestres”, explicou o superintendente municipal de Trânsito, José Carlos de Oliveira.

MELHORIAS RECENTES

A Secretaria de Mobilidade da Prefeitura trabalha efetivamente para melhorar o trânsito de Sumaré. Constantemente, são reforçadas as sinalizações horizontais e verticais das vias de maior fluxo de veículos em todas as regiões da cidade. Em abril de 2015, as lombadas da Avenida Emílio Bosco, no Matão, foram readequadas, de acordo com o Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Publicidade

Além disso, seis novos semáforos completos e três sinais com botoeiras para pedestre (aquele em que o pedestre aperta para poder atravessar) foram instalados em pontos de divergências e problemas no trânsito. Os aparelhos estão entrando em funcionamento gradativamente. Em maio de 2014, foram instalados 8 novos radares estáticos e 4 novos controles de avanço de semáforo em pontos estratégicos.

Também está em andamento o Plano de Circulação de Trânsito, que é um estudo de toda a malha viária municipal, com o intuito de identificar deficiências e apontar melhorias na Mobilidade Urbana em geral.

Para melhorar a mobilidade da cidade, a SMMUR constantemente realizada adequações em vias de Sumaré. Recentemente, as ruas José Luiz Duarte e José Maria Barroca, situadas logo abaixo e paralelamente à Avenida Rebouças, no Centro de Sumaré, também passaram a ter sentido único de direção.  Com a mudança, a Rua José Luiz Duarte teve sentido único para quem vem da Praça Manoel de Vasconcellos até a Rua Antônio de Carvalho. A Rua José Maria Barroca é o inverso, e teve sentido único em direção à praça central. Descendo pela Praça Manoel de Vasconcellos, o retorno de acesso à Rua José Luiz Duarte deve ser feito pela primeira faixa (antes era realizado pela segunda faixa).

Outras duas alterações foram feitas na Avenida Rebouças e passam a valer a partir desta quarta-feira (15 de julho). Os retornos (para o outro sentido da Avenida Rebouças) em frente à Rua José Domingos Escalhão e à Praça Luís Argenton são realizados acessando a primeira faixa (antes também eram feitos pela segunda faixa).

Publicidade

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Publicidade