Sumaré anuncia instalação de Supermercado Covabra

Sumaré, um dos maiores polos de desenvolvimento da região e do Estado de São Paulo, foi a cidade escolhida pela Rede de Supermercados Covabra para a instalação do primeiro Centro de Distribuição da empresa. O anúncio deste grande investimento no município foi feito na tarde desta sexta-feira, 29 de janeiro, pela prefeita Cristina Carrara, e pelo diretor de Expansão do grupo, José Antônio dos Santos – que recebeu o alvará de construção das mãos da chefe do Executivo. O investimento do grupo na obra deve girar em torno dos R$ 30 milhões, com previsão de inauguração já em 2017.

De acordo com o projeto apresentado pela empresa, o Centro de Distribuição Covabra, que será instalado no Jardim Dulce, Região de Nova Veneza, terá 70 mil m2 totais e 15 mil m2 de área construída, com possibilidade de expansão. A inauguração está prevista para o início de 2017, mas a empresa informou que iniciará as obras de construção nos próximos meses. O novo “CD” terá capacidade para abastecer até 22 lojas – ou seja, todas as 14 lojas do grupo em operação atualmente e as que ainda vão ser eventualmente abertas.

O escritório administrativo da empresa, atualmente situado em Campinas, deve migrar para a nova estrutura. Além dos 150 colaboradores do departamento transferidos para Sumaré, o empreendimento deve gerar 150 novos postos de trabalho na área logística, com absorção da mão de obra local já nos trabalhos de construção do Centro de Distribuição.

“A proximidade do Centro de Distribuição às rodovias Anhanguera e Bandeirantes permite que o Covabra aumente a eficiência logística da rede, porque viabiliza o abastecimento rápido de todas as lojas, sem exceção”, explicou o diretor da Rede de Supermercados Covabra, José Antônio dos Santos.

O representante do grupo disse ainda que o investimento faz parte de uma série de ações de expansão da empresa e que “o Centro de Distribuição é um investimento para aprimorar a eficiência das operações do Covabra, desde a aquisição dos produtos pelos Gerentes de Compra, passando pelo manuseio no processo logístico e exposição nas lojas, chegando à melhor experiência de compra para o consumidor”.

Também estiveram presentes ao anúncio do Centro de Distribuição Covabra em Sumaré os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Gustavo Tomazin, Finanças e Orçamento, Hamilton Lorençatto, e Procuradoria Jurídica, Felipe Marques Sarinho, além do superintendente de Trabalho e Emprego, Fábio Guerra. Pela empresa, participaram também o engenheiro responsável pelas obras do Centro de Distribuição, Marco Antônio de Faveri, e o consultor-sócio João Figueiredo Neto.

Sobre o COVABRA*

*Com informações da Assessoria de Imprensa

A Rede de Supermercados Covabra reúne 13 lojas em nove cidades do interior paulista. O grupo está presente em Campinas, Capivari, Itatiba, Jundiaí, Leme, Limeira, Pedreira, Pirassununga, Rio Claro, cidades onde emprega mais de 2 mil funcionários e, a partir de agora, está presente também em Sumaré.

Atualmente, a compra dos mais de 20 mil itens disponíveis nas gôndolas do Covabra é realizada de forma particular para cada loja. Nesse sentido, o Centro de Distribuição irá otimizar a negociação dos produtos, uma vez que, sendo a compra e entrega executadas de forma concentrada, o resultado é maior vantagem competitiva para a empresa e preços ainda mais atrativos para os clientes.

Em 2015, o Covabra inaugurou o primeiro supermercado em Jundiaí, cidade que deve receber a segunda unidade ainda neste ano. Já em 2016, a Rede investiu em uma loja no município de Pedreira, além do Centro de Distribuição em Sumaré. 

A primeira loja da rede de Supermercados Covabra foi inaugurada em 1989, na cidade de Limeira trazendo um novo conceito de supermercados para a região na época. O Covabra foi o primeiro a investir em tecnologia, utilizando leitores óticos em todos os seus caixas.

Segundo o ranking da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) de 2014, a empresa é a 15ª maior rede do Estado de São Paulo.