Connect with us

Nossa Cidade

Sumaré aponta índice de 2.9 em primeira avaliação larvária de Dengue neste ano

Published

on

A Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde de Sumaré, divulgou nesta semana o resultado do primeiro Índice de Breteau realizado em janeiro deste ano. O levantamento, que identifica a densidade larvária do mosquito Aedes aegypti, apontou 2.9, considerado um alerta ao município.  A partir deste número a cidade é mapeada e as áreas de maior risco são identificadas. 

A pesquisa foi realizada em todas as regiões da cidade, na qual os agentes de endemias vistoriaram 6.829 imóveis. As regiões que apresentaram o maior índice foram as do Centro (3.3) e Matão (3.2).  Já a Área Cura (2.9), Picerno e João Paulo (2.7), Nova Veneza, Dall’Orto e Volobueff tiveram índice de 2.2.

           O combate ao Aedes aegypti é um trabalho permanente na cidade, mas neste período de chuvas e aumento da temperatura a proliferação do mosquito aumenta ainda mais. “É muito importante que a população receba as nossas equipes e continue adotando todas as medidas necessárias para evitar a proliferação do mosquito. Também reforçamos a importância da destinação correta de resíduos, evitando o descarte irregular de lixo e entulhos em terrenos baldios, áreas verdes, ruas e calçadas. Somente juntos poderemos vencer essa batalha: cuidando do nosso próprio quintal e também da nossa cidade”, incentivou o prefeito Luiz Dalben.

            As ações de combate ao mosquito já foram intensificadas desde janeiro na região central, mas continuam com visitas casa a casa, verificação dos quintais, aplicação de larvicida (quando necessário) e retirada dos materiais inservíveis. Os moradores contam também com orientações da equipe e  panfletagem sobre os sintomas das arboviroses e medidas de controle do mosquito. Lembrando que as unidades de Saúde oferecem o serviço de teste rápido de dengue, desta forma consegue identificar, de forma segura e confiável, se o paciente está ou já foi contaminado com a doença.

            Até o momento, o município registrou 193 notificações com 51 casos positivos de Dengue e 63 sendo investigados.

Combatendo o mosquito

            Para combater o mosquito do Aedes são necessárias algumas ações, como manter a caixa d’água sempre fechada e com tampa adequada, além de remover folhas, galhos e tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas. Não deixar a água da chuva acumulada sobre a laje também é fundamental. É necessário lavar semanalmente por dentro, com escova e sabão, os tanques e recipientes utilizados para armazenar água, bem como encher de areia até a borda os pratinhos dos vasos de plantas.

A dica é para que as pessoas troquem a água e lavem os vasos, principalmente por dentro (com escova, água e sabão), pelo menos uma vez por semana. As garrafas precisam ser guardadas sempre de boca para baixo. Tão importante quanto descartar corretamente o lixo – principalmente os pneus inservíveis -, é não jogar lixo em terrenos baldio.

Nossa Cidade

Sumaré recebe recursos para melhorias na Saúde e infraestrutura

Published

on

O prefeito Luiz Dalben, ao lado do deputado Dirceu Dalben, recebeu nesta tarde, dia 9, a visita do deputado estadual Tenente Nascimento, que trouxe boas notícias: Sumaré recebeu R$ 500 mil reais por meio de emenda parlamentar para investimentos na área da saúde, principalmente nas ações contra a Covid-19. O secretário de Governo, Welington Domingos, também participou do encontro.

A cidade também receberá R$ 400 mil de recursos para obras de infraestrutura na região do Jardim Dall’Orto. As emendas foram intermediadas pelo deputado tenente Nascimento junto ao Governo Federal, por meio do deputado Federal Gilberto Nascimento.

“Recebemos com grande alegria a visita e a ajuda do deputado Tenente Nascimento, um grande amigo que, assim como o deputado Dirceu Dalben, tem trabalhado muito para auxiliar o crescimento de Sumaré e cuidados com a população. Os recursos recebidos serão utilizados para as melhorias que temos realizado na Saúde e na infraestrutura da cidade. Agradecemos ao deputado a parceria e dedicação com nossa amada Sumaré”, disse o prefeito Luiz Dalben.

“O deputado Tenente Nascimento é um grande amigo e parceiro e estamos muito felizes com sua colaboração neste momento delicado. Temos grande satisfação em acolhê-lo em nossa querida cidade e receber os investimentos que vão contribuir para melhorias importantes na saúde, proporcionando qualidade de vida e bem-estar à população. Agradeço imensamente pelo apoio e pelas emendas! Deus abençoe!”, comentou o deputado Dirceu Dalben.

“Agradeço ao carinho e acolhida calorosa! Estou empenhado em ajudar a cidade e apoiar o prefeito Luiz Dalben, que tem feito um excelente trabalho à frente de Sumaré. Que as emendas possam contribuir para ajudar nosso povo querido”, falou o deputado Tenente Nascimento.

Continue Reading

Nossa Cidade

Sumaré 152 anos: Cultura traz exposição virtual “A Esperança no Sonho Floriu”

Published

on

A Prefeitura segue com as comemorações dos 152 anos de Sumaré, celebrado no dia 26 de julho. A data está sendo lembrada com uma programação organizada com muito carinho e resgatando um pouco da história da querida “Cidade Orquídea”. Porém, esse ano os eventos têm formato diferente devido à pandemia do novo coronavírus.

Tendo em vista a necessidade do distanciamento social para barrar a propagação da Covid-19, a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, com o apoio da Associação Pró-Memória, realiza na próxima terça-feira, dia 14, às 10 horas, uma transmissão ao vivo na página da Prefeitura de Sumaré no Facebook (facebook.com/prefeituramunicipaldesumare) para inaugurar a exposição virtual “A Esperança no Sonho Floriu”. O vídeo ficará disponível para  ser conferido a qualquer hora e de qualquer lugar.

A mostra contará com painel de fotos e sugestão de livros sobre a história e curiosidades da cidade, além de objetos e móveis antigos. “Todo o material estará exposto na Biblioteca Municipal Professor Plínio Machado da Silva e será apresentado ao público em formato de vídeo, com a participação dos professores de teatro e dança da Prefeitura, Laudemir Merlini, Lino Bispo e Cah López, caracterizados como personagens da época”, explicaram os organizadores.

“Essa foi uma forma que encontramos de fazer com que os munícipes possam participar dos eventos durante esse mês tão festivo para nossa cidade, divulgando informações sobre a história e falando, mais uma vez, sobre o orgulho que temos da nossa querida Sumaré. Mas, claro, tudo isso de forma segura, evitando aglomerações, priorizando e protegendo a saúde da nossa população”, disse o prefeito Luiz Dalben.

Continue Reading

Nossa Cidade

Prefeitura de Sumaré lança campanha popular para exposição fotográfica on-line ‘Sumaré 152 anos’

Published

on

A Prefeitura de Sumaré lança na próxima segunda-feira, dia 13 de julho, uma campanha especial: a “Expo On-line Sumaré 152 anos”. Para isto, a Administração Municipal conta com o apoio da população, que poderá colaborar com o envio de fotografias de paisagens e natureza capturadas em casa durante o período de quarentena causada pela pandemia do novo coronavírus. As imagens serão divulgadas por meio de um álbum na página oficial do Facebook a partir do dia 24 de julho.

“Este ano, a programação de aniversário da cidade será diferente, mas muito especial. Essa exposição de forma on-line vai permitir com que os cidadãos compartilhem detalhes que, em alguns casos, até passaram despercebidos antes da quarentena e que agora, em casa, chamou a atenção, seja uma espécie de flor, árvore, ou qualquer outro item. Contamos com a participação de todos”, convidou o prefeito Luiz Dalben.

Além de celebrar o aniversário de 152 anos de Sumaré, a exposição on-line visa resgatar as belezas naturais da cidade e proporcionar leveza aos corações de todos nesse período de tensão causado pela pandemia. “Precisamos pensar positivo que logo tudo isso passará, com fé em Deus e mantendo a energia positiva. A beleza da vida também está nos pequenos detalhes, que, às vezes, passam despercebidos. Observe com atenção em família e compartilhe conosco o que te faz bem em casa. Juntos somos mais fortes”, completou o Chefe do Executivo.

Para participar da campanha e ter sua fotografia na galeria on-line é fácil. Basta enviar o registro fotográfico por meio de mensagem direta nas redes sociais oficiais da Prefeitura (Facebook ou Instagram), constando as informações básicas de identificação, como o nome completo do autor da fotografia, bairro em que a imagem foi capturada e uma pequena descrição da imagem.

Continue Reading