Sumaré conquista R$ 3 milhões do Detran.SP para investimento no trânsito

A Prefeitura de Sumaré conquistou R$ 3 milhões por meio do programa “Respeito à Vida”, do Detran.SP (Departamento Estadual de Trânsito) em parceria com a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano). O investimento foi anunciado pelo governador Rodrigo Garcia, durante o “Governo na Área”, evento realizado no IAC (Instituto Agronômico de Campinas) na última segunda-feira (18).

O programa determina que recursos de multas aplicadas sejam devolvidas ao município para correção de áreas em trechos urbanos em que ocorrem o maior número de acidentes. A verba poderá ser utilizada. Para recapeamento asfáltico, sinalização horizontal e vertical, rampas de acessibilidade, faixas de pedestres, lombofaixas e lombadas, iluminação de faixas de pedestres, ciclofaixas e ciclovias, instalação de conjuntos semafóricos, gradis de proteção e cercamento, equipamentos de pintura e faixa.

De acordo com o secretário de Obras e Serviços Públicos, Aparecido Fernandes, a pasta estuda qual a melhor forma de realizar os investimentos e quais regiões serão beneficiadas. “Atualmente já realizamos obras no sentido de melhorar a segurança no trânsito na cidade. Temos o PRC (Programa de Recape Contínuo) e, consequentemente, a pintura de solo e sinalização desses locais”, explicou.

Sobre o Respeito à Vida

O programa “Respeito à Vida” é gerido pela Secretaria de Governo, por meio do Detran.SP, e promove convênios com municípios para a realização de intervenções de engenharia e ações de educação e fiscalização. Atualmente, 304 cidades são parceiras do programa.