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Sumaré consegue isenção no pagamento de pedágios para veículos oficiais a trabalho

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A Prefeitura de Sumaré conseguiu junto à Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo) a isenção no pagamento de pedágios pelos veículos oficiais que fazem parte da frota do município. O benefício já está em vigor e, a partir de agora, a Prefeitura deve economizar em torno de R$ 30 mil por ano, valor médio gasto no pagamento das tarifas durante um ano inteiro pelos veículos que precisam se descolar para outras cidades passando por rodovias pedageadas.

A licença especial obtida pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Rural é garantida pela Artesp por meio da Portaria nº 13, de 30 de maio de 2014. Basta ao município solicitante enviar todos os documentos exigidos para cadastro junto à Agência Reguladora. A Prefeitura de Sumaré pleiteou e conseguiu a isenção no pagamento de 163 veículos pertencentes à frota municipal, entre carros locados e próprios.

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana e Rural, Luiz Eduardo Almança, as secretarias municipais cujos veículos mais “viajam” são as de Saúde, Educação e Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, geralmente levando ou trazendo pacientes ou munícipes que recebem algum tipo de atendimento em centros de referência regionais, ou então levando e trazendo material ou documentos necessários ao andamento de programas ou convênios da Prefeitura com outras esferas do Poder Público, ou outras atividades inerentes ao trabalho em prol da população.

A partir de agora, os motoristas dos carros oficiais da Prefeitura de Sumaré deverão apresentar o documento que fornece a isenção sempre no momento de passar pelas praças de pedágio sob regulação da Artesp, o que garante a gratuidade. A medida tem validade até o próximo dia 31 de janeiro, mas a Prefeitura poderá renovar a isenção antecipadamente a cada novo período, para continuar usufruindo deste benefício.

MELHORIAS NA FROTA

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A Prefeitura de Sumaré está investindo no transporte dos funcionários em serviço. Em 2014, a frota de veículos da Administração foi modernizada. Foram 76 novas unidades, utilizadas por funcionários de diversas secretarias, porém, de acordo com o contrato da licitação, o número pode subir para 123 carros locados, dependendo da necessidade.

Esses novos veículos possuem monitoramento via satélite usando o sistema GPS (Global Positioning System), que torna possível aos responsáveis monitorar todo o percurso de cada veículo a serviço do Município. O monitoramento acontece de forma on line e em tempo real, facilitando a fiscalização dos veículos e das rotas percorridas e tornando praticamente impossível a má utilização desses carros.

Para facilitar o abastecimento da frota, foi implantado um sistema informatizado, contendo um cartão magnético que passou a ser utilizado pelos motoristas autorizados na hora de abastecer em postos credenciados. Esse sistema abrange todo o Estado de São Paulo, ou seja, um veículo oficial que estiver em trânsito fora da cidade, a trabalho, também tem como abastecer.

Graças a estas melhorias e ao maior controle oferecido pelos novos sistemas, a Prefeitura registrou uma severa queda nas multas de trânsito sofridas pelos veículos oficiais em 2014, na comparação com o ano anterior. Em 2013, foram registradas 109 infrações, e em 2014 foram apenas 29 – uma redução de 73,3%.

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