Connect with us

Nossa Cidade

Sumaré distribuí alimentos para 3.200 famílias

Publicado

em

A Prefeitura de Sumaré retoma na próxima semana a distribuição gratuita de gêneros alimentícios através PAA (Programa de Aquisição de Alimentos – Doação Simultânea), voltado para as 3.200 famílias da cidade que se encontram em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar. O Programa, cuja primeira etapa começou no ano passado e terminou na metade de 2014, também beneficia diretamente 199 agricultores familiares dos Assentamentos I, II e III, que são os responsáveis por fornecer os alimentos.

alimentos

Segundo a prefeita Cristina Carrara, como na primeira edição, “a medida visa estimular a agricultura familiar na cidade, bem como fornecer alimentos de qualidade para a parcela mais carente população, que é beneficiada gratuitamente”.

Neste programa, a Coopasul (Cooperativa de Produção Agropecuária e Comercialização dos Assentamentos de Sumaré) caracteriza-se como a “proponente” do convênio com a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), e a Prefeitura de Sumaré é a “beneficiária”, já que receberá e distribuirá para as famílias o que for produzido pelos 199 agricultores.

No total, o valor do convênio é de R$ 1.293.367,15 e prevê a distribuição de cerca de 675 mil quilos de alimentos, como goiaba, banana, mandioca, tomate, abacate, berinjela, abóbora e verduras.

O início da distribuição de alimentos está marcado para o próximo dia 4 de novembro. As famílias beneficiadas já estão sendo contatadas. Os alimentos são distribuídos às famílias pelos CRASs (Centros de Referência da Assistência Social), Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e algumas entidades conveniadas com a Prefeitura.

Publicidade

“É um projeto de extrema importância para atender centenas de famílias com dificuldades momentâneas ou duradoras e que teriam dificuldades de adquirir frutas, legumes e verduras. O PAA complementa outros programas já existentes na cidade, como o ‘Viva Leite’, por exemplo”, explicou a prefeita Cristina Carrara.

 

PROGRAMA

As secretarias municipais de Inclusão Social e de Desenvolvimento Econômico, por meio da Superintendência de Agricultura, são as responsáveis pela operacionalização do programa na cidade, e o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional é o órgão fiscalizador.

Segundo a secretária de Inclusão Social, Maria José de Araujo, o PAA está vinculado ao Fundo Municipal de Assistência Social e o público alvo são famílias e indivíduos de baixa renda cadastrados pela pasta.

Publicidade

“Este é um programa, juntamente com o ‘Viva Leite’, que compõe a Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, garantindo renda ao produtor. Estabelece o produtor e sua família na área rural, atende pessoas em situação de insegurança alimentar e, ao mesmo tempo, fixa os conceitos de boa alimentação e cuidados com a saúde, principalmente de crianças e idosos,”, disse Maria José.

“A parceria entre Conab, Coopasul e Prefeitura de Sumaré gera renda e o emprego no campo, melhorando a vida dos 199 agricultores familiares assentados e garantindo alimentos de qualidade para a distribuição às famílias em situação de vulnerabilidade alimentar no município”, destacou Valdir Belintani, superintendente de Agricultura.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook