Sumaré e o natal “ecológico”
A Prefeitura de Sumaré e o Fundo Social de Solidariedade da cidade já iniciaram a instalação da decoração do “Natal Ecológico” 2014 em 14 pontos da cidade. Quem passa em frente ao Paço Municipal, que fica na Rua Dom Barreto, no Centro, já pode ver o resultado do projeto. Além de árvores de Natal “ecológicas”, também estão sendo instaladas velas, “Papais Noeis” e bolas coloridas que remetem ao período natalino.
Todos os enfeites foram feitos, basicamente, com garrafas pet doadas voluntariamente pela população. Em breve, será divulgado o calendário de apresentações culturais que vão marcar o “lançamento” da decoração ecológica em cada uma das seis regiões da cidade.
“A partir de agora, os sumareenses conseguem observar que alguns pontos da cidade já estão enfeitados. Também durante este final de ano, apresentações culturais farão parte da programação oficial do Município e serão divulgadas posteriormente”, lembrou a prefeita Cristina Carrara.
O Projeto “Natal Ecológico”, que está em sua segunda edição, foi idealizado pelo Fundo Social de Solidariedade de Sumaré, mas conta com apoio de todas as secretarias municipais e de voluntários da comunidade. Como em 2013, a decoração especial está sendo montada em pontos de lazer de todas as regiões, com o objetivo de descentralizar as ações comemorativas de final de ano.
Cada uma das 14 árvores é montada com cerca de 600 garrafas pet, que foram selecionadas e preparadas por voluntários e servidores de diversas secretarias, além de integrantes do Fundo Social de Solidariedade. As estruturas estão sendo finalizadas nas Administrações Regionais e serão instaladas no DAE (1), Centro (4), Maria Antônia (2), Nova Veneza (2), Picerno (2), Matão (1) e Área Cura (2). Quando estiverem totalmente montadas, também haverá iluminação especial em cada enfeite.
Para que fosse possível realizar a decoração natalina com garrafas pet, o Fundo Social de Solidariedade iniciou há alguns meses a campanha de arrecadação junto à comunidade. A população pôde contribuir levando as garrafas em diversos pontos espalhados por Sumaré. A decoração deste ano também reaproveitou parte do material arrecadado no ano passado, que foi guardado adequadamente em lugar seco e protegido. No entanto, algumas peças arrecadadas, produzidas e expostas ano passado foram danificadas durante os festejos e não puderam ser reutilizadas.
Share this content: