Sumaré encerra “1ª Semana Inclusiva do Bem”

 

Sumaré, 28 de março de 2019

 

A Prefeitura de Sumaré promoveu nesta tarde, dia 28, o de encerramento da “1ª Semana Inclusiva do Bem”. Visando a qualidade do atendimento da população, colaboradores das secretarias de Saúde e Inclusão Social participaram da palestra “Atendimento humanizado aos Portadores de Deficiências”. O evento contou com a presença do secretário de Inclusão Social, Edson Cosme, representando o prefeito Luiz Dalben, e da presidente do Comdef (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência), advogada Solange Fazion, que ministrou a capacitação.

A “1ª Semana Inclusiva do Bem” teve início no dia 21 de março, data em que é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down, e contou com diversas atividades junto à comunidade, alunos da rede municipal de ensino, e crianças e adolescentes atendidos nos SCFVs (Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), discutindo o tema “O que é ser normal?”.

Nas escolas municipais e nos SCFVs, as crianças e adolescentes atendidos desenvolveram  atividades como jogos adaptados, apresentação do Hino Nacional e de Sumaré em Libras, contação de histórias, além da produção de desenhos e textos. Nesta quarta-feira, dia 27, os trabalhos foram expostos nas unidades, para a sensibilização dos familiares e da comunidade.

            “Preparamos com muito carinho todas as atividades realizadas durante esta semana, visando contribuir para a inclusão social das pessoas com deficiência da nossa cidade, que são exemplos de superação e inspiração para todos nós”, disse a presidente do Funssol, Mara Dalben.

“Nosso objetivo durante esta semana foi sensibilizar nossa população sobre os direitos adquiridos das pessoas com deficiência e levar a uma reflexão sobre mudanças de atitudes e ações. Além disso, também buscamos conscientizar nossas crianças, desde cedo, promovendo uma formação cidadã aos nossos alunos e preparar nossos colaboradores sobre como realizar um atendimento mais digno e humanizado aos moradores portadores de alguma deficiência. Também foi uma oportunidade para conhecermos um pouco mais sobre as necessidades especiais dos nossos munícipes e contribuir para a inclusão e o pleno desenvolvimento de cada um deles”, comentou o prefeito Luiz Dalben.