Connect with us

Nossa Cidade

Sumaré encerra 2021 com avanços no saneamento básico

Publicado

em

BRK

O ano de 2021 foi de grandes conquistas para o saneamento de Sumaré. O município foi listado, pela primeira vez, no Ranking do Saneamento 2021 do Instituto Trata Brasil e ficou entre as 50 cidades brasileiras com os melhores indicadores de saneamento básico. 

O avanço foi possível graças aos investimentos realizados pela BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto da cidade.

Em 2021 o destaque foi para as obras no sistema de captação, tratamento e distribuição de água, além da redução do índice de perdas – ambos de extrema importância para garantir o abastecimento à toda a população, ainda mais em um ano atipicamente mais seco como este último. 

Dentre as ações realizadas pela BRK está o plano de substituição de redes de água que, em 2021, fez a troca de 8 quilômetros nos bairros Maria Antônia, Centro e Jardim Dall’orto. As intervenções modernizaram as tubulações, com o uso de materiais mais avançados e duráveis.

A obra de modernização da ETA II, estação de tratamento de água no Parque Itália, também avançou e com as etapas já concluídas da obra, a empresa já conseguiu elevar o volume de água tratada de 600 l/s para 750l/s, garantindo mais água à população. 

Publicidade

Outro fator importante e que contribuiu, não só para o abastecimento, mas para o meio ambiente foi a redução do índice de perdas de água. De janeiro a novembro de 2020, o índice registrado foi de 36,42%, já em 2021, no mesmo período, o índice chegou a 34,64%. Na prática, com a redução do período, foram preservados mais de 459,7 milhões de litros de água, suficiente para abastecer 76.625 pessoas por um mês ou 6.298 pessoas por um ano.

O compromisso da concessionária com o município tem mudado as condições do abastecimento na cidade, garantindo água com qualidade. 

Para os próximos anos estão previstos investimentos por parte da concessionária para a universalização da coleta e do tratamento de esgoto, além da ampliação e modernização dos sistemas de captação, tratamento e distribuição de água e reduções de perdas de água.

“Os novos projetos atendem a expansão urbana e resultam na universalização, ou seja, no alcance de 100% de esgoto coletado e tratado na cidade, além da eficiência operacional do sistema de esgotamento sanitário. Além disso, acompanham o crescimento da cidade e garantem assim, o abastecimento à toda a população”, destaca Rodrigo Dias, diretor de operações da BRK. 

2021 EM NÚMEROS
•    Em 2021, todas as ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto) de Sumaré apresentaram ao longo do ano boa eficiência, com uma média de 89% de remoção de carga orgânica – percentual superior às exigências legais. 
•    Mais de 22,2 mil atendimentos foram prestados à população, em situações de auxílio a casos de falta de água, qualidade da água, entupimentos, vistorias e orientações. 
•    Mais de 114 mil análises laboratoriais foram realizadas em 2021 em todo o sistema de distribuição de água e coleta de esgoto. Além disso, 42 atendimentos foram realizados com o Laboratório Móvel. Vale ressaltar que o serviço do Laboratório ficou suspenso de março a agosto devido à fase emergencial da COVID-19, conforme orientações do Plano São Paulo. 
•    E 230 quilômetros de redes foram limpas preventivamente buscando evitar casos de entupimentos, extravasamentos ou retornos de esgoto. 

Nossa Cidade

Rompimento de rede de água no Parque das Indústrias pode afetar abastecimento nesta segunda (17)

Publicado

em

Por

torneira

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, informa que houve o rompimento de uma rede de água na Rua Frei Damião de Bozano, no Parque das Indústrias, o que pode afetar o abastecimento de água no bairro.

Técnicos da concessionária trabalham para sanar o problema. A previsão é que o abastecimento seja totalmente regularizado no final da noite desta segunda-feira, dia 17.

Diante da situação, a concessionária reforça a importância do consumo consciente por parte da população. Em casos de dúvidas, ligue 0800 771 0001. O atendimento é gratuito e funciona 24h por dia.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeito Luiz Dalben é reeleito vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC

Publicado

em

Por

O prefeito Luiz Dalben foi reeleito nesta segunda-feira, dia 17, vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas.  A eleição ocorreu durante a primeira reunião do ano do Conselho, em Campinas, que também reelegeu Ggustavo Reis, prefeito de Jaguariúna, como presidente. O encontro teve como principal objetivo traçar metas para conter a nova cepa do coronavírus na região, além da H3N2 e demais síndromes gripais.

Durante o encontro, além da situação da pandemia em cada cidade, foi deliberada a suspensão dos bailes de carnaval nos setores privados – a comemoração de carnaval de rua já havia sido paralisada – além de questões de saúde pública.

Também houve a eleição do Conselho de Orientação do Fundocamp (Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Campinas), que tem como objetivo supervisionar a aplicação dos recursos financeiros do Fundo para ações e projetos metropolitanos. Os prefeitos de Vinhedo, Dario PachecoMorungaba, Marco Antônio de Oliveira, e Luiz Dalben seguem como membros. O Fundocamp está vinculado à Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas) e, entre suas funções, está financiar e investir em programas e projetos de interesse da RMC e contribuir com recursos técnicos e financeiros para a melhoria dos serviços públicos municipais, para a melhoria da qualidade de vida e para o desenvolvimento sócio-econômico da região.

Esta é a terceira vez que o prefeito Luiz Dalben assume a vice-presidência. O primeiro mandato foi entre 2017 e 2018. “Meu pai, o deputado Dirceu Dalben, foi presidente e vice no Conselho quando foi prefeito de Sumaré e é um grande orgulho seguir neste cargo, num momento tão delicado e importante, que necessita da união de todos. Agradeço a confiança dos demais prefeitos da região, nossa harmonia faz a diferença para enfrentarmos os obstáculos impostos, principalmente devido à pandemia. Não existem fronteiras para as dificuldades e precisamos trabalhar unidos para conquistarmos as vitórias. Estou muito honrado em ser escolhido para, além de trabalhar para a população, colaborar ainda mais com nossa região, integrando os municípios e contribuindo para o crescimento e qualidade de vida de todos”, disse o prefeito Luiz Dalben.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Sumaré vacina crianças 5 a 11 anos

Publicado

em

Por

vacina

Sumaré sai na frente nos cuidados de nossas crianças: Vacinando de 5 a 11 anos as crianças portadoras de comorbidades e também as demais acima de 12 anos.

Saia na frente você também, traga seu filho para vacinação. Cuidando de nossas crianças estamos garantindo nosso futuro!

Confira os locais:

  • CIS Nova Veneza
  • Centro de Saúde II
  • UBS Bandeirantes
  • UBS Bordon
  • UBS Florely
  • UBS Matão

Das 9 às 15 horas.
Lembrando que a vacinação para os demais públicos também segue normalmente em todas as unidades de saúde.

Continue Lendo