Connect with us

Nossa Cidade

Sumaré “fabrica” itens e gera economia para os cofres

Publicado

em

Em mais uma iniciativa inédita e que gera economia para os cofres municipais, a Prefeitura de Sumaré criou uma fábrica de peças pré-moldadas de concreto. Instalada pela Secretaria de Serviços Públicos, a fábrica já produz rampas de acesso (utilizadas nas calçadas para facilitar a vida dos cadeirantes), guias, sarjetões (ou “canaletões”) para o escoamento das águas das chuvas, postes para alambrados, postes para cerca, cambotas e outras peças de concretos.

Os modelos já foram testados com sucesso em diversos pontos da cidade, promovendo uma economia de até 90% aos cofres públicos com relação ao preço de aquisição destas peças no mercado, através de licitação.

Toda a produção é realizada pela Administração Regional do Centro, por uma equipe supervisionada pelo superintendente Oduvaldo Tardio, o Zuca. Segundo ele, para uma única peça de rampa de acessibilidade, o valor de compra giraria em torno de R$ 580,00. Já com a fabricação própria, a Prefeitura investe R$ 80,00 em cada peça. “A instalação é rápida e torna possível a liberação do trânsito imediatamente após a conclusão do trabalho”, explicou Zuca.

Acompanhada pelos secretários de Serviços Públicos (Carlos Barijan), Obras (José Carlos Alves) e Meio Ambiente (Moisés Paschoalin), a prefeita Cristina Carrara esteve no local na última sexta-feira, dia 7 de agosto, e destacou a “importância da otimização dos recursos disponíveis através de ações como esta, simples e que cria condições necessárias para que a Municipalidade atenda as demandas do município de forma sustentável e econômica”.

O secretário de Serviços Públicos, Carlos Barijan, explicou ainda que “as formas e/ou moldes para fabricação própria também foram confeccionadas pela própria equipe da Administração Regional do Centro, e todo o cronograma de prioridades é estabelecido de acordo com a programação da Secretaria”.

Publicidade

CANALETÕES

A primeira etapa da instalação de canaletões utilizando blocos pré-moldados em concreto, visando facilitar o escoamento das águas das chuvas e preservar o pavimento asfáltico contra a deterioração (pois eles evitam a formação de poças de água nos cruzamentos das vias públicas), teve início em setembro do ano passado. Desde então, a equipe tem fabricado diversos outros tipos de materiais em concretos para utilização própria, gerando economia e mais agilidade no trabalho da Prefeitura.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Publicidade