Sumaré ganha novo caminhão de bombeiros

incêndio

A apresentação do novo e moderno veículo adaptado é parte das comemorações preparadas pela Prefeitura para marcar os 147 anos da cidade.

A entrega simbólica das chaves do veículo será feita pela prefeita e pelo secretário municipal de Segurança, coronel Ronaldo Furtado, ao comandante e à equipe da corporação. “Depois de muitos anos, a equipe e a população de Sumaré voltam a ter um caminhão de Corpo de Bombeiros adequado e moderno”, afirmou a prefeita Cristina.

O veículo é um caminhão Mercedes Benz Atron 1719 cabine dupla, com capacidade para seis bombeiros. Ele tem peso bruto de 17 toneladas e um motor 4,8 litros com 190 cavalos.

Sobre o chassi, foi montado um equipamento Dameq com capacidade para 4 mil litros d’água e capacidade de vazão de 500 gpm (galões por minutos), com um alcance de jato de 50 metros. Ele conta ainda com guincho de arrasto de 12.000 lbs (5.440 kg), armários para acondicionamento de materiais de combate a incêndio, salvamento e resgate, e uma torre de iluminação telescópica de 5 metros giratória em 360°, com 300 watts de potência.

BOMBEIROS
Em 2013, levantamento do programa Fantástico apontou que menos de 15% das cidades brasileiras contam com unidade local do Corpo de Bombeiros. Graças à própria Prefeitura, Sumaré é, desde 1981, uma destas cidades que contam com corporação. Mas, ao contrário de municípios vizinhos como Campinas e Americana, em Sumaré os Bombeiros não são mantidos pelo Governo do Estado, e sim pelo próprio município – é uma corporação “municipal”.

Criado em 1981 pela Prefeitura exatamente para suprir a inexistência de uma unidade do Corpo de Bombeiros Estadual na cidade, o Corpo de Bombeiros Municipal de Sumaré (nome oficial do órgão) conta atualmente com um contingente de 31 homens, formando quatro equipes operacionais a cada plantão de 12 horas (por 36 de descanso).
Até a semana passada, a equipe contava apenas com um caminhão autobomba de 5.000 litros (que continua na ativa) – além de uma viatura de resgate, uma moto e um veículo leve administrativo, além de diversos equipamentos para resgate e combate a incêndios e EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

A corporação municipal atende a população nos serviço de combate a incêndios (residenciais, industriais, florestais) e salvamentos diversos (aquático, altura e terrestre). Quando necessário, a cidade recebe apoio das unidades estaduais localizadas em Campinas, Americana e, mais recentemente, em Hortolândia.

Em 2014, os Bombeiros Municipais de Sumaré realizaram 1.493 atendimentos ao longo do ano, sendo 689 ações de resgate, 210 salvamentos, 450 combates a incêndio e 144 auxílios à comunidade.

Share this content: