Sumaré inicia campanha contra o sarampo

Meta é imunizar entre 90% e 95% dos públicos-alvo; vacina pode ser tomada em qualquer unidade de saúde do município

A Prefeitura de Sumaré começa nesta segunda-feira (4), a “Campanha de Vacinação contra o Sarampo 2022”. A imunização será oferecida em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município, entre 9h e 15h..

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, nesta primeira etapa serão vacinados os profissionais da saúde, tanto da rede pública quanto da rede particular.

Para o público infantil a Campanha inicia no dia 30 de abril, conforme documento técnico da Secretaria de Saúde do Estado. 

A meta é imunizar de 90% a 95% dos públicos indicados.


A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população a comparecer nas UBSs com a carteira de vacinação e um documento pessoal com foto, como RG, CPF ou carteira de habilitação.

O sarampo é transmitido pelas gotículas de saliva, assim como as síndromes gripais, com partículas do vírus dispersas no ar, o que favorece a transmissibilidade. A única maneira de evitar a doença é a vacina.

Cada uma das pessoas infectadas pode transmitir para até outros 18 indivíduos. Além disso, o sarampo pode evoluir para casos graves e ocasionar complicações sérias, como pneumonia, encefalite e morte. Os sintomas mais comuns são tosse, coriza, olhos inflamados, dor de garganta, febre e manchas avermelhadas na pele.

Durante toda a vida são necessárias de duas a três doses para se imunizar contra a doença. A primeira dose é aplicada em crianças que completarem 12 meses e a segunda aos 15 meses de idade.