Connect with us

Nossa Cidade

Sumaré inicia Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe com esquema especial para a Melhor Idade

Publicado

em

Seguindo a determinação do Ministério da Saúde, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começou hoje, dia 23, em Sumaré. Neste primeiro momento, a vacina é voltada para a Melhor Idade a partir de 60 anos e colaboradores da saúde, que atuam na linha de frente do atendimento à população. Porém, devido à grande procura da vacina neste primeiro dia, as 7.600 doses que o Estado enviou para a cidade (com previsão para durar até quarta-feira) esgotaram. A previsão é que no fim desta semana o Município receba uma nova remessa de vacinas e retome a vacinação.

Para evitar a transmissão do coronavírus, um esquema especial de vacinação foi montado nas unidades de saúde, que terão salas isoladas para a vacina, além de disponibilizar serviços de drive thru nas unidades e em escolas de todas as regiões da cidade. Com esta medida, os idosos só terão contato com os profissionais da saúde. Além disso, os moradores dos condomínios habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida e Vila Soma não precisam se dirigir às unidades, pois, equipes volantes percorrerão os locais para aplicar a vacina.

“A procura da vacina no primeiro dia de campanha foi atípica e todas as doses que recebemos do Estado acabaram. Aguardamos a nova remessa das vacinas chegar para continuarmos com a campanha, mantendo o mesmo grupo (Melhor Idade e colaborador da saúde). É importante que as pessoas mantenham a calma e se vacinem, a vacina é uma das formas de prevenção mais eficiente que temos contra os principais subtipos da gripe, o que nos auxilia a garantir mais saúde e melhor qualidade de vida à nossa população”, disse o secretário de Saúde, Rafael Virginelli.

“Estão suspensos os agendamentos das consultas de rotina, portanto, o fluxo nas unidades de saúde é  mínimo. Porém, há salas isoladas para a vacinação da Melhor Idade, para que não tenham contato com ninguém que não seja estritamente necessário. Para facilitar ainda mais a vacinação, disponibilizamos o serviço de drive thru nas unidades de saúde, os idosos podem tomar as vacinas sem precisar descer do carro e, em breve, vamos ofertar o serviço em escolas de todas as regiões. Como a campanha de vacinação foi antecipada pelo Ministério da Saúde, criamos um esquema todo especial para atender a determinação Federal e proteger nossa Melhor Idade de qualquer exposição”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

A meta no município é vacinar 20.617 idosos e 4.788 trabalhadores da saúde. Para receber a dose, basta apresentar a Carteira de Vacinação ou documento de identificação em uma das unidades de saúde, das 8h às 17h. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, o Ministério da Saúde tomou a decisão de realizar esta campanha com um mês de antecedência devido ao momento atual, de combate ao COVID 19 (coronavírus), e em virtude da confirmação de casos no país, apesar desta vacina não prevenir contra esse novo vírus. Com isso, pretende-se proteger a população contra a influenza, além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde. “Enfatizamos que os sintomas desta doença são semelhantes aos do coronavírus e essa antecipação visa reduzir a carga da circulação de influenza na população”, orientou a Vigilância.

A segunda fase da campanha – com início em 16 de abril – será para o grupo dos professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, além dos doentes crônicos. A partir de 9 de maio, Dia D de vacinação, serão vacinadas as crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto), população indígena e portadores de condições especiais. A campanha seguirá até o dia 23 de maio.

A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. Além da vacinação, cuidados simples no dia a dia também podem evitar o contágio e transmissão da doença (assim como para evitar o coronavírus), como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas; e não compartilhar objetos de uso pessoal.

Nossa Cidade

Sumaré recebe 50 mil das 51 mil máscaras confiscadas da fábrica da 3M pelo Governo do Estado

Publicado

em

Por

3m

O confisco de 500 mil máscaras da fábrica da 3M em Sumaré ainda não foi totalmente efetivado. Na ação de sexta-feira, dia 27/03, organizada pelo Governo do Estado de São Paulo, foram levadas 51 mil máscaras, que já foram distribuídas pelas cidades.

A cidade de Sumaré, onde fica a fábrica, recebeu um lote de 50 mil unidades. O repasse foi feito pois a prefeitura local decretou que 10% dos equipamentos relacionados ao combate do coronavirus produzidos na cidade fossem destinados à rede de saúde local.

Neste sábado foram entregues mais 183.600 máscaras ao Governo do Estado e o restante será entregue durante o mês de abril. Quando o pessoal do Governo chegou à 3M houve um impasse de quase seis horas, pois a fábrica não tinha ainda pronta a quantidade de máscaras requisitadas.

O Secretário de Segurança de Sumaré disse que a ação foi necessária pois o Estado já tinha feito a solicitação havia dois meses, porém o pedido ficou parado na empresa todo esse tempo.

A 3M reforçou que ficou surpresa com a ação, já que havia se comprometido entregar 120 mil máscaras ao longo de abril e que já tinha sido aprovada a fabricação do total de 500 mil, porém era só o governo colocar o pedido na fábrica, que reafirmou estar investindo esforços para fornecer todos os pedidos dentro da sua capacidade de produção.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Sumaré tem uma morte suspeita por Coronavírus

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Sumaré informou em sua rede social, no final da tarde desta sexta-feira(27), que uma paciente de 41 anos que estava internada com suspeita de coronavírus veio a óbito.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Sumaré a paciente estava em investigação e que não é possível afirmar ainda que a morte é decorrente do coronavírus. O resultado dos exames ainda é aguarda pela administração.

A paciente estava internada no Hospital Estadual e possuía algumas comorbidades, agravando qualquer outra doença.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura de Sumaré realiza limpeza com hipoclorito de sódio em pontos estratégicos da Região do Picerno

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Sumaré realizou nesta sexta-feira, dia 27 de março, a limpeza com hipoclorito de sódio em pontos estratégicos da Região do Picerno. Com o apoio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, a força-tarefa faz parte das medidas emergenciais para o enfrentamento do Covid-19 (coronavírus) e promoveu a higienização pulverizada em áreas internas e externas de Unidades de Saúde e pontos de ônibus.

A limpeza com hipoclorito de sódio também já foi realizada no Terminal Rodoviário (bancos e piso), UPA Macarenko e ambulâncias, Ambulatório de Especialidades, Velório Municipal, CIS (Centro Integrado de Saúde) Nova Veneza, Centro Administrativo (Seminário), SAMU e outras áreas de maior circulação de pessoas. O cronograma segue nos próximos dias.

“Estamos trabalhando desde janeiro para o enfrentamento do coronavírus. Todo o apoio de bloqueio social por parte dos moradores se faz necessário nesse momento. Aproveito para agradecer a sensibilização de todos que estão empenhados junto com o Poder Público para conter essa pandemia”, disse o prefeito Luiz Dalben.

Desde o início do ano, antes mesmo do primeiro caso ser confirmado no país (no dia 26 de fevereiro), a Prefeitura já estudava um plano de contingência para prevenção da doença, aprovado no dia 4 de fevereiro, quando foram decididos protocolos, entre eles, o treinamento das equipes da Secretaria de Saúde e divulgação das medidas preventivas à população.

Também como forma de tranquilizar e prestar o auxílio necessário aos moradores, por meio do Comitê de Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus

Um canal de WhatsApp para atendimento direto à população foi implantado para orientação médica específica sobre a doença. Os três números de WhatsApp (9.8443.0412 – 9.9303.9646 – 9.9299.9493) foram disponibilizados para apoio e orientação aos munícipes, 24 horas por dia, todos os dias da semana. Os moradores enviam mensagens para os telefones e o atendimento está sendo feito por profissionais capacitados que tranquilizam e esclarecem as dúvidas da população.

A cidade não registra casos positivos da doença. De acordo com o último boletim informativo divulgado nessa última quinta-feira, 26, o município contabiliza 87 casos suspeitos em investigação e 2 já descartados.

Continue Lendo