quarta-feira, Maio 23

Sumaré inicia diálogo para nova parceria com a PUC-Campinas

Parceria entre a Secretaria de Saúde e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo terá como finalidade desenvolver projetos modelos para unidades de saúde

 

Sumaré, 28 de março de 2018

 

                O secretário de Saúde de Sumaré, Rubens Gatti, recebeu na manhã desta quarta-feira (28) o professor extensionista da PUC-Campinas e arquiteto urbanista, Caio de Souza Ferreira, dando início aos diálogos para firmar uma nova parceria entre a Prefeitura e a universidade. O objetivo é desenvolver projetos modelos para unidades de saúde de Sumaré, com o auxílio de alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

                “Estamos iniciando o diálogo com a PUC-Campinas para uma parceria que beneficiará tanto a população, com unidades de saúde melhor estruturadas, como a própria Prefeitura, administrativamente. Com projetos modelos já desenvolvidos e pensados para a realidade de nosso município, a atração de recursos estaduais e federais será facilitada. Além disso, o suporte da universidade nos dará condições de pensar nossos prédios seguindo um modelo que poderá ser replicado em toda a cidade, otimizando, assim, o tempo de elaboração de projetos e finalização de novas obras”, disse o prefeito Luiz Dalben.

                Segundo o professor Caio de Souza Ferreira, esse mesmo tipo de parceria já está sendo realizado com outras cidades da região, até mesmo em outros setores, como na educação e no sistema prisional. “Esse tipo de parceria entre universidade e setor público é uma via de mão dupla. Nossos alunos necessitam de oportunidades para colocar em prática tudo aquilo que foi e está sendo ensinado em sala de aula. As prefeituras, por outro lado, muitas vezes não possuem condição financeira ou recursos humanos para realizar projetos tão complexos como esses, em um espaço curto de tempo. Nosso objetivo, como universidade, é sair de nossos próprios muros e disponibilizar o conhecimento no dia a dia das grandes cidades e metrópoles”, comentou.

                O próximo passo será uma reunião entre a Prefeitura e a reitoria da universidade para a formalização do convênio entre ambas as partes. Essa será a segunda parceria entre o Município e a PUC-Campinas. A primeira delas, já em execução, consiste no atendimento geriátrico para moradores de Sumaré com mais de 65 anos.

“A participação de universidades no apoio ao desenvolvimento e otimização do setor público é fundamental. Sabendo disso, a gestão do prefeito Luiz Dalben vem buscando o diálogo com as grandes universidades de nossa região, como forma de encontrar soluções para enfrentarmos os desafios da administração pública. Essa será mais uma parceria que agregará muito para a Saúde de Sumaré, especialmente a médio e longo prazo”, afirmou o secretário de Saúde, Rubens Gatti.

Também estiveram presentes na reunião o superintendente de Saúde, João Crisóstomos, o engenheiro de Manutenção, Tiago Agostinho, e o arquiteto Ricardo Aguiar.