gripe

Sumaré inicia nova fase da Campanha de Vacinação contra a Gripe

Sumaré inicia nesta próxima segunda-feira, dia 9, a nova fase da Campanha de Vacinação contra a Gripe. Já podem receber a vacina povos indigenas, comunidades quilombolas, professores, pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades. A vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas, em todas as unidades básicas de Saúde.

É importante ressaltar que as pessoas das outras fases – Melhor Idade a partir de 60 anos, profissionais da saúde, crianças até 5 anos, gestantes e puérperas – ainda podem se imunizar. Para receber a dose, basta apresentar a Carteira de Vacinação ou documento de identificação em uma das unidades de saúde.

“A Influenza afeta o sistema respiratório, provocando febre, dores de garganta e outros sintomas. A doença é de alta transmissibilidade, logo a vacinação visa reduzir internações, complicações e óbitos entre o público-alvo. Nossas unidades de saúde estão prontas para receber a população, sempre com todos os cuidados e normas de proteção. A prevenção é fundamental”, explicou Virginelli.

A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. Além da vacinação, cuidados simples no dia a dia também podem evitar o contágio e transmissão da doença (assim como para evitar o coronavírus), como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas; e não compartilhar objetos de uso pessoal.