Connect with us

Nossa Cidade

Sumaré inicia Operação Verão 2021/2022 tendo como foco a prevenção

Publicado

em

Por meio de um plano preventivo, trabalho ostensivo e plantão 24 horas, a Prefeitura de Sumaré realiza a Operação Verão 2021/2022. Com uma ação integrada da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), além das secretarias municipais, o objetivo é terminar o período no dia 31 de março de 2022 com o mínimo de ocorrências como enchentes, alagamentos, desabrigados e demais intercorrências e danos.

Para o combate às cheias e outros danos eventualmente causados por fortes chuvas, foram adotadas medidas preventivas pela Defesa Civil, como o acompanhamento dos índices pluviométricos e previsão meteorológica em uma central de monitoramento 24 horas montada na sede da corporação, vistorias de campo e acompanhamento in loco de todas as áreas de risco. Além disso, a corporação participou de treinamentos promovidos pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, sendo capacitada e atualizada sobre ações preventivas, de socorro e assistenciais.

Os Ribeirões Quilombo e Tijuco Pretot recebem limpezas constantes. Também são realizadas atividades de orientação e conscientização da população, como para evitar descartes irregulares, que é um dos principais fatores de risco para alagamentos e enchentes, e monitoramento e vistoria das áreas de risco, mapeadas em 2017 pelo Plano Municipal de Ações Contra Enchentes. Além disso, a Secretaria de Serviços Públicos trabalha intensamente no desentupimento de bueiros, a fim de facilitar o escoamento das águas das chuvas.

“Nossa preocupação é sempre proteger a população. Elaboramos no ano passado o Plano Municipal de Ações Contra Enchentes, contendo um mapeamento de todas as áreas risco, e que é nossoa base para a elaboração das ações preventivas. Nossas equipes trabalham para prevenir possíveis ocorrências, reduzir os impactos e amenizar os transtornos, minimizando os danos no caso de possíveis desastres naturais”, disse o prefeito Luiz Dalben.

Em casos de emergências, a população deve acionar a Defesa Civil telefone (199), Corpo de Bombeiros Municipal (193), SAMU (192), Polícia Militar (190) ou Guarda Municipal (38732656 ).

Publicidade

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook