Connect with us

Nossa Cidade

Sumaré inicia plantio de 7 mil mudas de espécies nativas no Horto Florestal

Publicado

em

Uma data para celebrar a cidade mais verde, bonita, sustentável e com mais qualidade de vida para a população! Para marcar o Dia da Árvore nesta terça-feira, 21 de setembro, a Prefeitura de Sumaré, por meio da secretaria municipal de Meio Ambiente, realizou o plantio de 500 mudas arbóreas de espécies nativas na área do Horto Florestal. Foi o início de uma ação que contemplará o local com 7.000 novas árvores!

De acordo com o secretário da pasta, Carlos Barijan, a iniciativa visa o reflorestamento da mata ciliar na maior área verde de Sumaré. Desde 2017, toda a cidade recebeu mais de 35 mil árvores, em plantios realizados por meio do projeto “Replantar” da Prefeitura nas mais diversas regiões.

Representando o prefeito Luiz Dalben, o secretário de Governo e Participação Cidadã, Welington Domingues Pereira, destacou a importância deste dia como “uma oportunidade de demonstrar nosso carinho e respeito pela natureza, em evento nesta região (Horto Florestal) que é tão importante para nossa cidade. Serão 7.000 mudas nesta iniciativa, trazendo melhorias na qualidade do ar e na vida da nossa população!”

O presidente do Comdema de Sumaré (Conselho Municipal de Meio Ambiente), Cássio Ferraz Monteiro, lembra que a ação desta terça-feira (21) ganha volume neste momento de crise climática e hídrica: “hoje são 500 novas árvores contribuindo com a garantia de uma qualidade de vida melhor para o futuro”.

O plantio continuará nos próximos dias. O Horto Florestal, considerado o “pulmão” de Sumaré, logo passará a contar com novas árvores, entre Aroeiras, Ipês, Pau-Brasil, entre outras espécies.

O evento contou com a participação de autoridades municipais, que ajudaram a equipe do Meio Ambiente na realização do plantio. Estiveram presentes os secretários Welington Domingues Pereira (Governo e Participação Cidadã); Carlos Barijan (Meio Ambiente); Eder Ruzza (Finanças e Orçamento); Aparecido Fernandes (Obras e Serviços Públicos); Silvestre Gonçalez (Comunicação Social); Jesuel Pereira (Controle Interno e Transparência); Valdir de Oliveira (Cultura, Esporte e Lazer); Douglas Oliveira (Habitação); Mirela Hernandes Cia Medeiros (Inclusão Social); Roberto Vensel (Mobilidade Urbana e Rural); Ricardo Zequin (Segurança Pública). Também participaram os vereadores Sílvio Coltro; Tião Correa; Everton Rodrigo dos Santos (“Digão”) e Raí do Paraíso.

Nossa Cidade

Cemitério da Saudade começa a ganhar asfalto novo em obras da Prefeitura de Sumaré

Publicado

em

Por

O prefeito de Sumaré, Luiz Dalben, acompanhou nesta sexta-feira (22) o início das obras que darão asfalto novo ao Cemitério Municipal da Saudade. As quadras que não contavam com asfaltamento estão sendo pavimentadas e, nas demais, será realizado o recapeamento asfáltico.

“O Cemitério da Saudade passa por uma ampla revitalização que vem completar o trabalho rotineiro que é feito pelas nossas equipes de manutenção, melhorando consideravelmente o acesso às pessoas que visitam os túmulos de entes queridos sepultados no local”, disse o prefeito.

O pacote de melhorias inclui a limpeza das quadras, poda das árvores, serviços de pintura e reparos. No próximo mês de Novembro, a população e demais visitantes do local já poderão conferir de perto as melhorias, tendo em vista o aumento significativo no número de pessoas que frequentam o cemitério por conta do Dia de Finados (celebrado em 2 de novembro).

As obras são realizadas com material e mão de obra próprios do Município e têm execução das equipes das secretarias municipais de Obras e de Serviços Públicos. O endereço do Cemitério Municipal da Saudade é Avenida da Saudade, nº 981, bairro Parque Florença, localizado na região central de Sumaré.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Sumaré terá vacinação contra o coronavírus no sábado (23)

Publicado

em

Por

A secretaria de Saúde da Prefeitura de Sumaré realizará neste sábado (23) vacinação contra o coronavírus, das 9h às 16h, no Centro Esportivo “Vereador José Pereira”. O endereço é Rua Sebastião Raposeiro Júnior, nº 261, Vila Yolanda Costa e Silva.

A vacina estará disponível para os seguintes públicos:

  • 1ª dose – população de acordo com o Plano Estadual de Imunização;
  • 2ª dose – conforme data especificada no comprovante de vacinação;
  • 3ª dose – população acima de 60 anos de idade (que recebeu a 2ª dose ou dose única há seis meses); imunossuprimidos (que receberam a 2ª dose ou dose única há, pelo menos, 28 dias) e profissionais da Saúde (que tomaram a 2ª dose há pelo menos seis meses).

Para a primeira dose, é necessário levar RG, CPF e comprovante de residência (a população mais jovem pode apresentar o comprovante em nome do responsável). Já para as segunda e terceira doses (dose de reforço), deverá ser apresentado o comprovante de vacina. Para os imunossuprimidos, será exigido documento que comprove a doença imunossupressora. Já os profissionais da Saúde devem levar documento comprovante de vínculo ativo com o serviço de Saúde.

Redução do prazo para 2ª dose da Pfizer

Seguindo orientação do Ministério da Saúde, Sumaré adiantou o prazo para a segunda dose da vacina contra o coronavírus da fabricante Pfizer. A população na faixa etária entre 12 anos e 17 anos 11 meses e 29 dias pode completar o esquema vacinal após 8 semanas (56 dias) da primeira dose. Com 18 anos ou mais, o prazo é de 3 semanas (21 dias) após a primeira dose.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Cemitério da Saudade Sumaré receberá asfalto novo

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Sumaré, por meio das secretarias municipais de Obras e de Serviços Públicos, executa serviços de limpeza e manutenção no Cemitério Municipal da Saudade.

Após a conclusão, o local receberá asfalto novo, melhorando o acesso das pessoas que visitam os túmulos de familiares e amigos sepultados no local. No mês de novembro, o fluxo de visitantes que passam pelo Cemitério da Saudade aumenta consideravelmente devido ao feriado de Finados.    As obras são realizadas com recursos próprios do município.

“O cemitério é uma área que recebe trabalhos de conservação constantemente, com as equipes mobilizadas e envolvidas todos os dias nos serviços de poda das árvores e de limpeza em geral e agora contará com asfalto novo, oferecendo mais segurança e conforto às pessoas que visitam o cemitério”, reforçou o prefeito Luiz Dalben.

O Cemitério Municipal da Saudade está localizado na Avenida da Saudade, nº 981, bairro Parque Florença, região central de Sumaré.

Continue Lendo