gripe

Sumaré inicia primeira etapa da campanha de vacinação contra a gripe

Crianças (de seis meses a menores de 6 anos), gestantes, puérperas (mulheres em fase de pós-parto) e trabalhadores da Saúde já podem receber a vacina contra a gripe (Influenza) em Sumaré. Eles são público-alvo da primeira etapa da campanha de vacinação que teve início nessa segunda-feira (dia 12) no município e segue durante toda a semana, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. A vacina está disponível em todas as unidades de Saúde (exceto nos “covidários”, que atendem exclusivamente a casos suspeitos ou confirmados de Covid-19: USFs Veccon, Bordon II, Florely, Matão, Ypiranga).

A Secretaria Municipal de Saúde de Sumaré orienta as famílias a evitarem aglomerações, indo sem acompanhantes à sala de vacina e respeitando o distanciamento social. No caso das crianças, é recomendado que apenas um adulto faça o acompanhamento. Todos devem respeitar as medidas preventivas, com uso de máscara de proteção facial, álcool gel 70% para higiene das mãos e mantendo a distância segura entre as pessoas.

O secretário da pasta, Rafael Virginelli, destaca a importância da imunização contra a Influenza. “Mesmo nesse momento de pandemia do coronavírus, é fundamental que a população proteja-se do vírus H1N1 e, a melhor forma, é fazendo a vacinação. Os sintomas respiratórios das duas doenças são semelhantes e, prevenindo a gripe, colaboramos para que não haja uma sobrecarga ainda maior da rede de Saúde.”, explicou Virginelli.

No primeiro dia de campanha de vacinação contra a gripe, Sumaré aplicou cerca de 430 doses.