A Prefeitura de Sumaré deu início esta semana à retirada dos entulhos resultantes das demolições de moradias irregulares, ocorridas há anos em diversas áreas de risco do município. Os serviços começaram na antiga área de ocupação do Parque Franceschini e do Jardim Alvorada, na região central, onde foram demolidas aproximadamente 200 moradias, no ano de 2013.
“As moradias construídas irregularmente foram demolidas há anos e desde então o entulho jamais foi retirado. Ecologicamente isto não está correto, sem falar que o entulho propicia a proliferação de animais peçonhentos e também do mosquito Aedes aegypti, transmissor de diversas doenças. É uma questão de saúde pública e não podemos tolerar este descaso de anos. Por isso determinei a nossa Secretaria de Serviços Públicos a imediata retirada dos entulhos e, em conjunto com o Meio Ambiente, a recuperação das áreas”, explicou o prefeito Luiz Dalben.
Para realizar a remoção dos restos de construção na área do Franceschini e Alvorada, a Prefeitura de Sumaré utilizou uma escavadeira e caminhões para transportar os entulhos até a Usina de Processamento de RCC (Resíduos da Construção Civil). O material será triturado e, depois, reutilizado na conservação de estradas de terra ou ainda para a formação da base do asfalto.
“Além de limpar a área verde para que possamos realizar a sua recuperação, os resíduos ainda terão um destino ecologicamente correto e serão reutilizados em outras ações em prol dos nossos moradores. Isso simboliza o respeito que temos com a nossa população e também com o meio ambiente, com a nossa cidade”, finalizou Luiz Dalben.
A Secretaria de Serviços Públicos prosseguirá com a remoção dos entulhos resultantes da demolição de moradias irregulares em diversas áreas da cidade.