Connect with us

Nossa Cidade

Sumaré lança campanha Novembro Azul 2021 para prevenção do câncer de próstata

Publicado

em

Sumaré lançou nesta semana a campanha “Novembro Azul”, que visa à conscientização da população a respeito dos cuidados com a saúde masculina, principalmente para prevenir o câncer de próstata. Neste ano, serão ofertados consultas médicas e mais de dois mil exames preventivos (com pré-agendamentos) além de promovidas atividades nas feiras livres da cidade, por meio da Base de Excelência do Homem Itinerante, e nas unidades de saúde, sob coordenação do Fundo Social de Solidariedade.

Abrindo as atividades, no dia 6, na Base de Excelência do Homem, das 8 às 12 horas, serão ofertados atendimentos médicos pré-agendados de cardiologia, gastro, endocrinologia, oftalmologia, ortopedia, otorrino, urologia, odontológico e triagem de fisioterapia (excepcionalmente a fisioterapia seguirá ate as 16 horas). A Base de Excelência do Homem Itinerante percorrerá as feiras noturnas da cidade a partir do dia 9, e com um ponto do shopping Park City Sumaré, com ações de orientação da saúde do homem e bucal, aferição de pressão arterial e teste rápido de DST’s.

Ao longo do mês, a Melhor Idade também será beneficiada com vídeoaulas explicativas e de prevenção. Ações internas nas unidades de saúde e nos CRASs (Centros de Referência em Assistência Social), voltadas para os referenciados, serão desenvolvidas com todos os cuidados necessários, focando a orientação e conscientização. E no dia 27 haverá o Dia D da Saúde do Homem, das 8 às 16 horas, em todas as unidades de saúde e Base de Excelência do Homem, com orientações sobre a saúde do homem; oferta de exames, de acordo com a necessidade de cada caso, e testes rápidos de DST’s.

“Preparamos com muito carinho uma extensa programação para o Novembro Azul, voltada para a saúde e bem-estar do homem. Queremos cuidar dos nossos moradores por meio da prevenção, antes que fiquem adoecidos. Nosso objetivo será conscientizar os homens sobre a importância de ir ao médico e realizar a prevenção, não só com relação ao câncer de próstata, mas várias outras doenças. Desde 2017, mais de quinze mil exames preventivos foram ofertados, prevenindo doenças e salvando vidas!”, disse o secretário de Saúde, Rafael Virginelli.

“Lembramos que nossas ações do Outubro Rosa continuam e agradecemos às mulheres que se juntaram a nós na busca da qualidade de vida! Entramos em novembro, mas é importante destacarmos que nossas ações de prevenção do câncer de próstata seguem ao longo do ano! Implantamos a Base de Excelência do Homem, um espaço exclusivo para cuidados masculinos, e, neste mês, intensificamos as atividades, buscando conscientizar o público masculino sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças que acometem os homens. A prevenção começa pela informação e este é o trabalho que será desenvolvido durante todo o mês de novembro. Cuidar da saúde também é coisa de homem”, comentou a presidente do Fundo Social, Mara Dalben.

Publicidade

“Sabemos que os homens vão com menos frequência ao médico, dificilmente realizam check ups, e queremos incentivá-los a cuidar da própria saúde, assim como da autoestima também. Teremos diversas ações para orientação e também atividades esportivas e de lazer, promovendo bons momentos de integração e diversão aos homens da nossa cidade. Convidamos todos os homens a participarem e todas as mulheres, que já deram o exemplo no Outubro Rosa, a motivarem os homens da família a realizarem exames de rotina e prevenção. Visando sempre a humanização na saúde, o atendimento adequado e com respeito à população, nosso compromisso é trabalhar com a prevenção, promovendo a qualidade de vida da população, sem distinções. Isso é comprometimento e respeito com o ser humano, com a vida!”, disse o prefeito Luiz Dalben.

Confira a programação:

Data: 9/11

Horário: Das 17 às 22 horas

Ação: Base de Excelência do Homem Itinerante

Publicidade

Local: Feira Noturna da Pista de Skate de Nova Veneza

Data: 10/11

Horário: Das 17 às 22 horas

Ação: Base de Excelência do Homem Itinerante

Local: Feira Noturna da Praça do Macarenko

Publicidade

Data: 11/11

Horário: Das 17 às 22 horas

Ação: Base de Excelência do Homem Itinerante

Local: Feira Noturna da Praça Angelo Tomazin, região do Maria Antonia

Data: 12/11

Publicidade

Horário: Das 17 às 22 horas

Ação: Base de Excelência do Homem Itinerante

Local: Feira Noturna da Área Lazer do San Martin, região do Matão

Data: 13/11

Horário: Das 8 às 12 horas

Publicidade

Ação: Oferta de consultas pré-agendadas de endocrinologia, espirometria, pneumologia, oftalmologia, ortopedia, otorrino, urologista, odontológico e triagem de fisioterapia

Local: Base de Excelência do Homem, na Avenida 3M, 50, centro

Data: 19/11

Horário: Das 18 às 21 horas

Ação: Base de Excelência do Homem Itinerante

Publicidade

Local: Shopping Park City Sumaré

Data: 27/11

Horário: Das 8 às 16 horas

Ação: Oferta de consultas pré-agendadas de cardiologia, gastro, nefrologia, otorrino, urologia, odontológico e triagem de fisioterapia

Local: Base de Excelência do Homem, na Avenida 3M, 50, centro

Publicidade

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook