Connect with us

Nossa Cidade

Sumaré lança oficialmente “Natal do Bem” 2019 na próxima segunda-feira, com chegada do Papai Noel e Caravana Iluminada da Coca-Cola

Publicado

em

O Bom Velhinho já está a caminho de Sumaré! No dia 2 de dezembro, a partir das 17 horas, a Prefeitura promove o lançamento oficial do ‘Natal do Bem” 2019, juntamente com a Caravana Iluminada da Coca-Cola e a tão aguardada chegada do Papai Noel! A caravana passará por toda a cidade e fará uma parada na Praça Manoel de Vasconcellos, região central, onde haverá diversas atrações culturais e musicais e a aconhegante casa do Papai Noel.

Toda a cidade já está sendo preparada para receber o Papai Noel, com uma decoração natalina totalmente sustentável, desenvolvida por meio do reaproveitamento de garrafas pet arrecadadas ao longo do ano pela população, visando proporcionar um Natal mágico e encantador.

No lançamento do “Natal do Bem”, na segunda-feira, as atividades terão início na Estação Ferroviária, à Rua Bandeirantes, às 17 horas. A Fanfarra da Escola Municipal José de Anchieta e os alunos da Escolinha Municipal de Ginástica Artística subirão a Avenida Sete de Setembro, rumo à Praça Manoel de Vasconcellos, anunciando o início da programação. Na praça, haverá apresentações da Banda Sinfônica Municipal Dorival Gomes Barroca, da Fanfarra da Melhor Idade, Coral das Crianças da EM José de Anchieta e show de Bheatriz Fernanda e Davi Zafa.

Serão cinco carretas cenográficas, com elementos como Papai Noel e a família do icônico urso da Coca, que passarão por todas as regiões da cidade. A caravana sairá do Centro de Distribuição da empresa, localizada no bairro São Judas Tadeu, às 18 horas, e iniciará o trajeto pela região da Área Cura. Em seguida, passará pelas regiões do Matão, Maria Antonia, Nova Veneza, Picerno e Centro, fazendo uma parada na Praça Manoel de Vasconcellos. É importante frisar que o percurso pode atrasar ou adiantar em determinados pontos, devido às condições de trânsito ou condições meteorológicas desfavoráveis. 

“Preparamos com muito carinho uma programação para encher o coração de nossos moradores de amor, harmonia e magia, promovendo o espírito do Natal. A exemplo de 2018, expandimos as atividades e decoração sustentável para toda a cidade, ofertando para a população espaços onde as famílias possam aproveitar esse clima especial de fraternidade e paz, levando ainda para as nossas crianças o encantamento do Natal. Além da casinha do Papai Noel funcionar todas as noites na Praça Manoel de Vasconcellos, teremos a visita do Bom Velhinho e da Caravana Iluminada da Coca-Cola em todas as regiões. Convidamos nossa população para prestigiar as atividades, todas gratuitas e para toda a família”, comentou a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mara Dalben.

“Pelo terceiro ano seguido preparamos atividades para emocionar e acolher nossos moradores neste período tão gostoso que é o Natal. Além disso, renovamos a parceria com a Coca-Cola e este será o segundo ano consecutivo que Sumaré receberá a Caravana Iluminada da Coca-Cola, um projeto belíssimo e que contribui com nossas ações de resgate do espírito natalino! Toda a decoração e a programação foram preparadas com muito carinho pela nossa equipe, em um projeto socioambiental que envolve a solidariedade e a união, cultura e lazer, proteção ao meio ambiente e a economia de recursos públicos. Que a energia deste período tome conta de Sumaré e possa permanecer durante todo o próximo ano”, comentou o prefeito Luiz Dalben.

A programação segue até o dia 22, é totalmente gratuita e pode ser conferida no site www.sumare.sp.gov.br. A Casa do Papai Noel funcionará na praça Manoel de Vasconcellos, das 19h às 22h de segunda a sábado, e das 14h às 19h aos domingos. No dia 22, o Bom Velhinho ficará na Praça das 14h às 18h. Também ocorrem diversas atrações culturais, artísticas, muita alegria e surpresas para a população. 

NATAL DO BEM ITINERANTE

Sucesso em 2018, o “Natal do Bem Itinerante” vai encanta famílias de todos as regiões da cidade! Sob coordenação do Fundo Social de Solidariedade, as praças de Sumaré receberão a visita do Papai Noel e as crianças vão poder fazer seus pedidos e entregar suas cartinhas. Além disso, os ambientes estarão decorados com enfeites sustentáveis, acolhendo os moradores. Confira a programação:

·      27 de novembro, às 19h30

Praça Angelo Tomazin, região do Maria Antonia

·      28 de novembro, às 19h30

Avenida Fuad Assef Maluf, região do Picerno

·      29 de novembro, às 19h30

Pista de skate da Avenida da Amizade, região de Nova Veneza

·      30 de novembro, às 19h30

Balão do Matão, região do Matão

Continue Lendo

Nossa Cidade

Equipe da Defesa Civil recebe treinamento de emergência em enchentes

Publicado

em

Por

A equipe da Defesa Civil da Secretaria Municipal de Segurança de Sumaré participou nesse domingo (19), de um treinamento especial.

A atividade sobre Segurança em Operações de Emergência em Enchentes aconteceu na piscina do Centro Esportivo ‘Vereador José Pereira’.

Os participantes receberam instrução teórica sobre equipamentos de proteção individual, análise de risco em ambientes inundados, equipamentos de operação em meio aquático, técnica de condução e abordagem de vítima em meio aquático, e sistemas de redução de força para transposição de materiais e vítimas. “Esses treinamentos são fundamentais, pois dão condições aos integrantes da nossa Defesa Civil prestarem o melhor atendimento em casos de emergência”, disse o prefeito Luiz Dalben.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Sumaré mais verde: Cerca de 9 mil mudas de árvores são plantadas pela Prefeitura em 2019

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Sumaré, por meio de sua Secretaria de Defesa, Proteção e Preservação do Meio Ambiente, vem realizando nos últimos anos diversas ações visando a conservação e a recuperação ambiental em todas as regiões da cidade. Somente no ano de 2019, a Prefeitura promoveu o plantio de aproximadamente 9 mil mudas de árvores – parte em ampliação do projeto municipal de arborização urbana e outra parte em cumprimento a acordos de compensação ambiental. 

Desse total, no ano passado, o Meio Ambiente de Sumaré executou o plantio de 1.600 mudas de Primavera. A primeira etapa, que teve início em dezembro, compreendeu a área entre o portal da cidade até as proximidades do Viaduto Aristides Moranza, deixando mais verdes os canteiros dos dois lados da Avenida Júlio de Vasconcellos. Dentro do mesmo projeto de revitalização dos espaços públicos, a Prefeitura também promoveu a restauração do paisagismo em praças municipais na região Central e Área Cura.

As mudas utilizadas em todas essas ações são cultivadas no Viveiro Municipal, mantido pela Prefeitura na área do Horto Florestal. No local, podem ser encontradas centenas de espécies nativas, frutíferas e outras próprias para plantio em calçadas. As mudas também estão disponíveis para doação, basta procurar a Secretaria de Meio Ambiente. Em 2019, foram atendidos mais de 7 mil pedidos feitos pela população.

“Nosso objetivo é ampliar os espaços verdes da cidade e, ao mesmo tempo, mobilizar a população para práticas de preservação e conscientização para a importância dos cuidados com o meio ambiente local. Só assim podemos efetivamente construir um futuro com mais qualidade de vida para todos os sumareenses”, destacou o prefeito Luiz Dalben.

Outras ações

A Secretaria de Meio Ambiente é responsável pela aplicação de advertências e multas, previstas em lei para os casos de infrações relacionadas ao meio ambiente local. No ano passado, foram 49 advertências e 69 multas.

Também é de responsabilidade da pasta a emissão de licenças ambientais. Foram 117 solicitações atendidas em 2019, incluindo licença simplificada de instalação e operação, renovação de licença, entre outras.

“O trabalho da nossa equipe de Meio Ambiente envolve ainda o acompanhamento e apoio às ações executadas pelas demais secretarias municipais e que envolvem as questões ambientais”, explicou o secretário Carlos Barijan.

O Meio Ambiente de Sumaré também mantém em funcionamento dois espaços públicos para visitas gratuitas e promoção de atividades de Educação Ambiental: o Recanto dos Animais e o Orquidário Municipal. Este último conta com diversos exemplares de orquídeas e, em 2019, reuniu mais de 3 mil pessoas nos eventos de exposição pública.

Serviço:
Secretaria Municipal de Defesa, Proteção e Preservação do Meio Ambiente
Avenida Eugênia Biancalana Duarte, nº 200, Jardim Primavera
Para mais informações, o número do telefone é (19) 3903-2431.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Inscrições para Oficina teatral terminam nesta sexta (24)

Publicado

em

Por

Atenção interessados em participar da oficina teatral gratuita “Todas as Cores do Mundo”! As inscrições terminam nesta sexta (24). Ao todo, o curso de teatro oferece 60 vagas à crianças e adolescentes. As aulas acontecerão no Anfiteatro Dirce Dalben, em Nova Veneza.

O projeto é da Mundo Eventos e tem o apoio da Prefeitura de Sumaré, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer, com o patrocínio da PPG Industrial do Brasil, via Ministério da Cultura. A oficina de iniciação teatral prevê duração de sete meses.

Além da capacitação para a arte, o curso inclui dinâmicas, como aulas de danças, por exemplo, com temas importantes focando o meio ambiente, educação para o trânsito e inclusão social. No encerramento, os alunos dividirão o palco com atores profissionais. Na ocasião, eles apresentarão a peça que traz o nome da oficina ‘Todas as Cores do Mundo’. “A oficina é uma excelente oportunidade para crianças e adolescentes, dos 8 aos 14 anos, que gostam de atuar. A formação cênica garantirá, ao término, a participarão dos alunos na estreia do espetáculo”, disse o prefeito Luiz Dalben.

As inscrições estão sendo realizadas no Anfiteatro Dirce Dalben, localizado na Avenida Brasil, 1.111, em Nova Veneza, das 9 às 15h. É necessário levar cópia do RG e do comprovante de endereço da criança e do responsável.

Continue Lendo