Sumaré mantém estado de alerta para dengue após resultado do Índice de Breteau

A Secretaria Municipal de Saúde de Sumaré divulgou, nesta sexta-feira (7), o resultado da quarta Avaliação de Densidade Larvária (ADL) de 2026, realizada em julho. O levantamento apontou Índice de Breteau (IB) de 1,9, classificação que mantém o município em estado de alerta para a dengue.

Os maiores índices foram registrados nas regiões da Área Cura (3,80) e dos bairros Piceno/João Paulo (3,49), consideradas as áreas de maior risco para a proliferação do Aedes aegypti.

Durante a avaliação, as equipes do Controle de Arboviroses vistoriaram 7.084 imóveis. Desse total, 3.045 estavam fechados, o que limitou a inspeção completa dos possíveis criadouros. Entre os recipientes encontrados com larvas, os vasos de plantas com água acumulada apareceram como o principal foco de reprodução do mosquito.

O resultado reforça a necessidade de manter ações preventivas ao longo de todo o ano e ampliar os cuidados dentro dos imóveis para reduzir os focos do vetor e evitar novos casos da doença.

Os agentes de endemias continuam as visitas domiciliares para identificar e eliminar criadouros, além da busca ativa de casos suspeitos e confirmados. Durante as inspeções, os agentes orientam os moradores sobre a manutenção dos quintais, a eliminação de recipientes que acumulam água, a aplicação de larvicida quando indicada, a nebulização conforme critérios técnicos e o monitoramento permanente de pontos estratégicos e imóveis especiais.

Ao longo desta semana, as equipes intensificaram o trabalho com visitas domiciliares para inspeção, eliminação de criadouros e orientação aos moradores dos bairros Campo Belo, seguindo até o Jardim São Domingos e abrangendo o início de Nova Veneza até o Virgílio Viel. Na região do João Paulo e do Picerno, os agentes concentraram as ações nos Pontos Estratégicos (PEs), locais com maior potencial para a proliferação do mosquito. 

A secretária adjunta de Saúde, Denise Barja, destaca que o enfrentamento da dengue exige a participação da população. “O combate à dengue depende do trabalho permanente das equipes de saúde, mas principalmente da colaboração da população. A maior parte dos criadouros está dentro das residências. Por isso, cada morador precisa dedicar alguns minutos por semana para verificar quintais, calhas, ralos, vasos de plantas e qualquer recipiente que possa acumular água. A eliminação desses focos é a forma mais eficaz de impedir a reprodução do mosquito e proteger toda a comunidade”, afirma.

Em 2026, Sumaré contabiliza 1.225 notificações de dengue, com 103 casos confirmados e nenhum óbito até o momento.

Combate ao mosquito

Para prevenir a proliferação do Aedes aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde orienta a população a adotar medidas simples:

•    Manter a caixa-d’água sempre fechada e com tampa adequada;

•    Remover folhas, galhos e outros materiais que impeçam o escoamento da água das calhas;

•    Evitar o acúmulo de água da chuva sobre lajes;

•    Lavar semanalmente tanques e recipientes de armazenamento de água com escova e sabão;

•    Preencher com areia, até a borda, os pratos de vasos de plantas e higienizá-los regularmente com bucha. A desinfecção também pode ser feita com água sanitária;

•    Lavar diariamente os recipientes de água dos animais de estimação;

•    Recolher folhas, galhos e objetos que possam acumular água nos quintais;

•    Guardar garrafas com a boca voltada para baixo;

•    Descartar corretamente o lixo, especialmente pneus inservíveis;

•    Não jogar lixo em terrenos baldios;

•    Manter piscinas limpas e tratadas com cloro;

•    Trocar semanalmente a água das piscinas infantis durante o uso. Quando estiverem fora de uso, desmontá-las e armazená-las em local coberto.

Sair da versão mobile