Connect with us

Nossa Cidade

Sumaré monitora e vistoria áreas de risco neste fim de ano

Publicado

em

defesaCivil

Visando à proteção da população e conter quaisquer eventualidades neste fim de ano causadas pelas chuvas, o Comitê de Gestão de Crise da Defesa Civil de Sumaré mantém um plano estruturado de antecipação dos problemas e atendimento dos moradores.

Reuniões periodicas são realizadas, a fim de manter os protocolos de assistência atualizados. Além disso, seguem os trabalhos de limpeza e manutenção da cidade, lavagem de ruas e desobstrução de galerias de água pluvial, além do monitoramento e vistoria das áreas de risco, rios e córregos, a fim de garantir a segurança e proteger a população.

O Fundo Social de Solidariedade de Sumaré intensificou a Campanha Solidária do Bem para arrecadação de alimentos, roupas, utensílios domésticos, móveis, kits de limpeza e higiene pessoal. A população pode doar na sede do Fundo Social, na rua Dom Barreto, nº 1.377, centro, ou Defesa Civil, na rua José Ferreira Gomes, n° 658, Vila Menuzzo.

Desde 2017, um trabalho constante é realizado para minimizar os riscos e problemas causados por alagamentos. Para o combate às cheias e outros danos eventualmente causados por fortes chuvas, foram adotadas medidas preventivas pela Defesa Civil, como o acompanhamento dos índices pluviométricos e previsão meteorológica em uma central de monitoramento 24 horas montada na sede da corporação.

Os Ribeirões Quilombo e Tijuco Preto recebem limpezas constantes, por meio de verbas encaminhadas pelo deputado Dirceu Dalben. Também são realizadas atividades de orientação e conscientização da população, como para evitar descartes irregulares, que é um dos principais fatores de risco para alagamentos e enchentes, e monitoramento e vistoria das áreas de risco, mapeadas em 2017 pelo Plano Municipal de Ações Contra Enchentes. Além disso, a Secretaria de Serviços Públicos trabalha intensamente no desentupimento de bueiros, a fim de facilitar o escoamento das águas das chuvas.

Publicidade

“Por meio de um plano preventivo, trabalho ostensivo e plantão 24 horas, a Prefeitura de Sumaré trabalha visando diminuir ocorrências como enchentes, alagamentos, desabrigados e demais intercorrências e danos. Em 2017, eram 17 pontos de alagamentos; hoje, são quatro. Além disso, a limpeza dos ribeirões permite a vazão mais rápida da água. Estamos nas ruas 24 horas, sete dias por semana, monitorando, vistoriando e orientando a população”, explicou o superintendente da Defesa Civil, Demétrio Moreira.

“Nossa preocupação é sempre proteger a população. Elaboramos o Plano Municipal de Ações Contra Enchentes, contendo um mapeamento de todas as áreas risco, e que é nossoa base para a elaboração das ações preventivas. Nossas equipes trabalham para prevenir possíveis ocorrências, reduzir os impactos e amenizar os transtornos, minimizando os danos no caso de possíveis desastres naturais. Além disso, nossas equipes acompanham in loco todas as famílias afetadas pelas chuvas, prestando atendimento e assistência”, disse o prefeito Luiz Dalben.

Caso haja necessidade de atendimentos de urgência os moradores podem entrar em contato pelos telefones:

– Corpo de Bombeiros Municipal 193;

– SAMU 192;

Publicidade

– Defesa Civil 199.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook