Nossa Cidade
Sumaré oferece curso de inspetor de qualidade e outros confira
Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é preciso buscar meios para se destacar. A Prefeitura de Sumaré entende essa necessidade e oferece cursos de qualificação profissional para jovens e adultos cadastrados em programas assistenciais oficiais, por meio de uma parceria entre a SIADES (Secretaria de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social) e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) “Celso Charuri”.
Os cursos oferecidos são de Traçador de Caldeiraria, Inspetor de Qualidade, Leitura e Interpretação de Desenho e Projeto de Obras Civis, e Assistente de Controle de Qualidade. As capacitações ocorrem no Centro Municipal de Formação Profissional, sede do Polo da Construção Civil, localizado na Área Cura e na sala anexa à Capela do Centro Administrativo de Nova Veneza.
Os alunos do curso de Inspetor de Qualidade, que começou dia 14 de setembro e segue até o fim de novembro, aprovam a iniciativa.
“Trabalhava como auxiliar de qualidade, mas como não tinha a qualificação necessária perdi meu emprego. Quero voltar a trabalhar na área, mas agora com a qualificação e podendo comprovar essa capacitação”, disse a aluna Vanderli Ferreira da Silva.
“Sou metalurgico e na empresa em que trabalhava sempre abria vaga para esse cargo. Às vezes, vinha gente de fora da cidade para ocupar a vaga. Se eu tivesse a qualificação exigida poderia me candidatar e conseguir o emprego”, comentou o estudante João Roberto dos Santos Cavalcante.
“Preciso me inserir no mercado de trabalho e identifiquei essa área como uma área com bastante opção de emprego. Logo que vi que as inscrições estavam abertas me interessei”, falou a aluna Juliana Thaís da Silva Mendes.
Para a secretária de Inclusão, Maria José de Araújo, “a Prefeitura entende a necessidade de capacitar a população para o mercado de trabalho. Muitos não tê condição de pagar pela profissionalização, por isso, auxiliamos essas pessoas a se qualificarem e estarem à frente dos outros concorrentes a uma vaga de emprego”.