Connect with us

Nossa Cidade

Sumaré orienta cuidados devido à baixa umidade do ar

Publicado

em

Sumaré está entre as cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) que tiveram baixos índices de umidade relativa do ar registrados no fim de semana, chegando a menos de 30% no último sábado, de acordo com relatório da Defesa Civil do Estado de São Paulo. Sem previsão de chuvas para os próximos dias, é sempre muito importante ficar atento com a saúde. Quando a umidade do ar cai, consequentemente os índices de poluição aumentam, os riscos de queimada são mais frequentes e os reflexos negativos na saúde de toda a população são inevitáveis.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a URA (Umidade Relativa do Ar) ideal deve estar entre 40 e 70%. Quando este índice fica abaixo de 30%, podem ocorrer quadros de rinite, asma, bronquite e outras complicações alérgicas e respiratórias ocasionadas pelo ressecamento das mucosas, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele, irritação dos olhos, garganta seca, cansaço e maior risco de infecções virais e bacterianas são alguns dos problemas causados pelo tempo seco.

O pneumologista pediátrico da Rede Municipal de Saúde de Sumaré, doutor Márcio Stein, explica que crianças e idosos são as pessoas que mais sofrem com a baixa umidade do ar e sugere alguns cuidados nos dias mais secos do ano:

“Procure manter o corpo sempre hidratado. Beba bastante água, mesmo sem sentir sede. Outra dica é umidificar o ambiente, principalmente os quartos de dormir – com umidificadores, toalhas molhadas, recipientes com água. Aplicar soro fisiológico no nariz também ajuda a prevenir o ressecamento. Evite exercícios ao ar livre no período entre 11 e 15 horas. Sempre que possível, prefira locais protegidos do sol e evite aglomerações em ambientes fechados. Mantenha a casa limpa e arejada, evitando o aumento da concentração de ácaros, fungos e poeira provocado pelo tempo seco”, orienta o médico.

PREVISÃO

Publicidade

Segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas da Unicamp), não há previsão de chuvas nos próximos dias. Sendo assim, Sumaré e os demais municípios da RMC permanecem em estado de atenção quanto aos índices de URA. No início da tarde desta segunda-feira, de acordo com a Defesa Civil de Sumaré, o índice de umidade relativa era de 32%.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Publicidade