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Sumaré participa de audiência sobre reativação do Trem Regional de passageiros

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Nesta sexta-feira, dia 23 de outubro, foi realizada uma audiência pública proposta pelo deputado estadual Cauê Macris para apresentar o projeto funcional de viabilização do Trem Regional de passageiros, iniciativa do Governo do Estado que pretende ligar São Paulo a Americana. O encontro ocorreu na Câmara Municipal de Americana e contou com a presença de representantes dos diversos órgãos envolvidos. O projeto funcional, cujo traçado deverá passar por Sumaré, foi desenvolvido por determinação do governador Geraldo Alckmin pela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos e está sob responsabilidade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Sumaré foi representada pelos secretários municipais de Governo, João Alberghini Sobrinho, de Obras, José Carlos Alves, de Planejamento, Aléssio Biondo, e de Desenvolvimento Econômico, Gustavo Tomazin. O vereador Warlei “Fininho” de Faria também compareceu à reunião, representando a Câmara Municipal de Sumaré.

De maneira geral, os deputados estaduais Cauê Macris e Davi Zaia, que também é presidente da Comisão de Assuntos Metropolitanos, e o deputado federal Vanderlei Macris, defenderam a valorização das cidades da região com a futura implantação do Trem Regional.

“Nosso interesse é que o projeto se torne realidade. O futuro da Mobilidade Urbana do Estado passa por esse trem regional. Estamos falando de um legado para a região. Com certeza, a valorização em cada uma das cidades será ampliada”, definiu o deputado estadual Cauê Macris.

Para viabilizar a implantação do projeto, uma MIP (Manifestação de Interesse da Iniciativa Privada) foi apresentada ao Governo do Estado de São Paulo e, atualmente, encontra-se em avaliação pelas áreas técnicas do Conselho Gestor das PPPs (Parceria Público Privada).

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PROJETO

Segundo a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, o objetivo da implantação do Trem Regional de passageiros é estabelecer uma rede ferroviária para atender a demanda de viagens entre cidades da Região Metropolitana de Campinas e São Paulo. O trecho prioritário entre Americana e São Paulo teria cerca de 135 km, com 9 estações. A ideia é que a população desfrute de trens confortáveis, seguros e rápidos.

O projeto funcional prioriza a utilização da faixa ferroviária existente, permitindo o desenvolvimento do traçado predominante em nível, diminuindo os custos e impactos de retificações, intervenções em áreas de preservação permanente e desapropriações. Contudo, como a viabilização depende de concessão do Governo Federal, é preciso aguardar a autorização da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

Após essa autorização e o encaminhamento do Conselho Gestor das PPPs, os projetos básico e executivo serão desenvolvidos pela iniciativa privada. O custo estimado está em torno de R$ 5 bilhões.

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