sábado, junho 23

Sumaré participa de mesa de debates sobre políticas públicas voltadas à Educação, em Bogotá

 

Sumaré, 5 de junho de 2018

 

Sumaré esteve representada no encontro “Conhecendo Novas Formas de se Fazer Educar: Aluno como Protagonista de seu Aprendizado”, promovido ao longo da última semana pela fundação Learning One To One, em Bogotá, Colômbia. A secretária municipal de Educação, Mirela Cia Medeiros, participou do evento, que incluiu uma mesa de discussões sobre políticas públicas voltadas à Educação e a apresentação do sistema “Educação Relacional Fontán (FRE)”.

Sumaré foi convidada para participar do encontro pela conselheira pedagógica Palmira Piai, que conheceu os projetos educacionais da Prefeitura e ficou entusiasmada com o que presenciou. “Recebemos o convite para participar do encontro e ficamos empolgados em poder partilhar com outras cidades nacionais e internacionais nossos projetos e estruturas. Apresentamos os projetos especiais da Educação, como a Cidade Mirim de Trânsito, CEAV (Centro de Educação Ambiental Vivenciada), Parque dos Animais, nossas bibliotecas, as hortas nas escolas, cultivadas com a participação dos alunos, e o Cefems, nosso centro de formação de professores, que há anos oferece capacitações e treinamentos, e pudemos dividir com as autoridades nossas ações para uma educação de qualidade, que envolve a formação de cidadãos de bem. Além de oferecer conhecimento, também trouxemos do encontro diversas informações e firmamos parcerias para fomentar projetos e atividades que fortaleçam as políticas públicas educacionais”, explicou Mirela.

Além da representante municipal, a mesa de discussões contou também com a presença do secretário de educação de Araçariguama (SP), Michel Vicentini Martins, de integrantes da Cundinamarca, e da diretora da fundação Learning One To One, Érika Twani. Os participantes debateram as políticas públicas de educação das cidades, além da troca de experiências e partilha de conhecimentos. Os presentes também participaram de uma palestra motivacional, juntamente com mais de mil professores da Cundinamarca, e do governador e secretária de Educação do Estado, Jorge Emílio Rey e Maria Ruth Hernandez, além do idealizador da fundação Learning One To One, Júlio Fontán.

A outra parte do encontro foi constituída pela visita em algumas escolas onde o método FRE é aplicado. A proposta do sistema educacional é promover a autonomia do aluno, que estuda e vai em busca da informação sozinho, cumprindo um cronograma de assuntos. Diferentemente dos sistemas tradicionais, com salas de aula, carteiras enfileiradas, um professor para cada disciplina, nesse método há níveis de aprendizagem, os professores são mediadores, indicam a bibliografia e os sites para a busca de informação e são procurados apenas quando há dúvidas. O professor é polivalente e trabalha como um facilitador. O aluno deve cumprir uma agenda e não progride até terminar as metas. Ao final de cada módulo, o estudante entrega um relatório ao professor, que irá validar ou não, permitindo o avanço para novas etapas, com novos desafios.

Além da visita nas escolas públicas, os participantes conheceram o Colégio Fontán, uma escola particular, onde o método foi desenvolvido. Na Colômbia, o sistema foi implantado em cinco escolas e o objetivo é que seja estendido para todas as unidades. Por meio de uma parceria entre setores público e privado, o método é aplicado nas escolas públicas.

 “Foi com grande alegria que recebemos e aceitamos o convite para participar do encontro e poder compartilhar nossas ações para um ensino de qualidade. Estamos de portas abertas para receber a visita dos membros da fundação, para presenciarem nossos projetos. Além de apresentarmos nossas experiências, também pudemos aprender coisas novas, que vão agregar para uma educação cada vez mais eficaz e ferramenta de mudança social. É um pedido feito no início da nossa gestão para todos os secretários municipais que ofereçamos ações que proporcionem o atendimento de excelência à população e a participação no evento integra nossos projetos que buscam melhorar e evoluir a educação no Município, uma das grandes metas da nossa gestão”, disse o prefeito Luiz Dalben.