Connect with us

Nossa Cidade

Sumaré plantará 10 mil mudas de árvores nativas no Horto Florestal

Publicado

em

Sumaré iniciou nesta segunda-feira, dia 9 de janeiro, a limpeza de uma área de 82,6 mil m² dentro do Parque do Horto Florestal. O trabalho é uma das fases de preparação do solo em um terreno público (localizado próximo ao Centro de Controle de Zoonoses) para a execução da recomposição florestal por meio do plantio de aproximadamente 10 mil mudas de árvores nativas da região.

A limpeza é executada com o auxílio de um trator com esteira. Segundo o Meio Ambiente de Sumaré, a ação é necessária para fazer a retirada de toda a vegetação invasora, que se constitui principalmente de exemplares de “leucenas” (Leucaena leucocephala) e diversas espécies de capim, que impedem o reestabelecimento da vegetação florestal nativa.

Tão logo a limpeza seja concluída, a Prefeitura dará início ao plantio de cerca de 10 mil mudas de árvores nativas neste ponto do Horto Florestal. As mudas que serão usadas no plantio estão sendo separadas no Viveiro de Mudas de Sumaré (que também fica no Horto Florestal), de acordo com a grande variedade necessária para esta ação.

A recuperação da área do Horto e o plantio das árvores são ações do Programa de Recuperação Ambiental de Sumaré e atendem a uma solicitação do Ministério Público, que foi motivada pela retirada de terra e depósito de entulho irregulares no local há mais de 10 anos.

2014

Publicidade

Ano passado, o Viveiro Municipal da Prefeitura de Sumaré doou aproximadamente 14 mil mudas de árvores, entre espécies nativas, frutíferas e próprias para calçadas. A Secretaria de Defesa, Proteção e Preservação do Meio Ambiente considerou a quantidade positiva, principalmente tendo em vista o longo período de estiagem que toda a Região Sudeste enfrentou no ano passado – e ainda enfrenta. De acordo com os institutos de meteorologia, foi a pior seca desde que as medições tiveram início, há mais de 80 anos. Para comparação, em 2013, ano que teve chuvas dentro do normal, foram doadas cerca de 18 mil mudas.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook