Connect with us

Nossa Cidade

Sumaré promove distribuição de mudas de árvores na região do Picerno

Publicado

em

Em celebração aos 153 anos de Sumaré, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente promove nos finais de semana a distribuição de mudas frutíferas, nativas e árvores de calçadas, sempre das 8 às 12 horas. Neste sábado, dia 31, a ação será no campo da Avenida Fuad Assef Maluf, na região do Picerno. A distribuição ocorre seguindo todas as normas sanitárias e de proteção.

O objetivo é incentivar a população quanto à preservação ambiental, mobilizando os munícipes a plantarem mudas de árvores em áreas urbanas e rurais. No último sábado, dia 24, mais de 400 mudas foram distribuídas na região de Nova Veneza.

“A distribuição das mudas é mais uma ação em celebração ao aniversário da cidade, que leva o nome de uma linda orquídea e que trabalha a conscientização ambiental e sustentabilidade. Desde 2017, mais de 35 mil mudas foram plantadas em toda a cidade, recuperando áreas degradadas. Nossas tendas percorrem todas as regiões, distribuindo as mudas, seguindo todas as normas de segurança tanto com o colaboradores quanto com a população. Convidamos nossos moradores a se juntarem a nós e construir uma cidade cada vez mais verde” disse o secretário de Meio Ambiente, Carlos Barijan.

“Sumaré é nome de uma orquídea e o nosso objetivo é despertar nos nossos moradores o sentimento de pertencimento, estimulando as pessoas a nos ajudarem a cuidar da nossa cidade, mantê-la limpa, bonita, com mais qualidade de vida”, comentou o prefeito Luiz Dalben.

Confira a programação de distribuição nas próximas regiões:

  • Dia 3/8 – Praça da República – Centro

Nossa Cidade

Sumaré inicia plantio de 7 mil mudas de espécies nativas no Horto Florestal

Publicado

em

Por

Uma data para celebrar a cidade mais verde, bonita, sustentável e com mais qualidade de vida para a população! Para marcar o Dia da Árvore nesta terça-feira, 21 de setembro, a Prefeitura de Sumaré, por meio da secretaria municipal de Meio Ambiente, realizou o plantio de 500 mudas arbóreas de espécies nativas na área do Horto Florestal. Foi o início de uma ação que contemplará o local com 7.000 novas árvores!

De acordo com o secretário da pasta, Carlos Barijan, a iniciativa visa o reflorestamento da mata ciliar na maior área verde de Sumaré. Desde 2017, toda a cidade recebeu mais de 35 mil árvores, em plantios realizados por meio do projeto “Replantar” da Prefeitura nas mais diversas regiões.

Representando o prefeito Luiz Dalben, o secretário de Governo e Participação Cidadã, Welington Domingues Pereira, destacou a importância deste dia como “uma oportunidade de demonstrar nosso carinho e respeito pela natureza, em evento nesta região (Horto Florestal) que é tão importante para nossa cidade. Serão 7.000 mudas nesta iniciativa, trazendo melhorias na qualidade do ar e na vida da nossa população!”

O presidente do Comdema de Sumaré (Conselho Municipal de Meio Ambiente), Cássio Ferraz Monteiro, lembra que a ação desta terça-feira (21) ganha volume neste momento de crise climática e hídrica: “hoje são 500 novas árvores contribuindo com a garantia de uma qualidade de vida melhor para o futuro”.

O plantio continuará nos próximos dias. O Horto Florestal, considerado o “pulmão” de Sumaré, logo passará a contar com novas árvores, entre Aroeiras, Ipês, Pau-Brasil, entre outras espécies.

O evento contou com a participação de autoridades municipais, que ajudaram a equipe do Meio Ambiente na realização do plantio. Estiveram presentes os secretários Welington Domingues Pereira (Governo e Participação Cidadã); Carlos Barijan (Meio Ambiente); Eder Ruzza (Finanças e Orçamento); Aparecido Fernandes (Obras e Serviços Públicos); Silvestre Gonçalez (Comunicação Social); Jesuel Pereira (Controle Interno e Transparência); Valdir de Oliveira (Cultura, Esporte e Lazer); Douglas Oliveira (Habitação); Mirela Hernandes Cia Medeiros (Inclusão Social); Roberto Vensel (Mobilidade Urbana e Rural); Ricardo Zequin (Segurança Pública). Também participaram os vereadores Sílvio Coltro; Tião Correa; Everton Rodrigo dos Santos (“Digão”) e Raí do Paraíso.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Sumaré promove conscientização na Semana Nacional do Trânsito

Publicado

em

Por

De 18 a 25 de setembro é celebrada a Semana Nacional do Trânsito, estabelecida pelo artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Com o objetivo de conscientizar a população, prevenir acidentes e salvar vidas, a secretaria de Educação da Prefeitura de Sumaré realizou nesta quarta-feira (22) a ‘blitz do trânsito’ na região central da cidade para orientar motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas e pedestres.

A ação contou com a participação de um personagem muito especial: a “Luly”, semáforo que dança e interage com a população, despertando a atenção para o tema “Respeito e Responsabilidade. Pratique no Trânsito”.

Nas escolas municipais, a Educação para o Trânsito é assunto desenvolvido junto aos alunos durante toda a semana com atividades de teatro, jogos, entre outras, visando à conscientização dos jovens sumareenses.

“A Semana do Trânsito nos chama para a reflexão sobre o comportamento diário de cada cidadão, afinal, um trânsito mais seguro depende da responsabilidade e consciência de todos! Em Sumaré, temos investido pesado em Mobilidade, visando mais segurança para a população, com a recuperação asfáltica por meio do PRC da Prefeitura (Programa de Recape Contínuo), reforço e renovação na sinalização horizontal, duplicação de vias, entre outras ações, além da intensificação de campanhas educativas junto aos moradores”, destacou o prefeito de Sumaré, Luiz Dalben.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Sumaré inicia cadastramento no núcleo Pomares do Quilombo

Publicado

em

Por

A Secretaria de Habitação de Sumaré realizou na última semana o cadastramento habitacional das famílias que residem no núcleo Pomares do Quilombo, na região central, dando continuidade às tratativas de regularização fundiária da área. Equipes da pasta estiveram no local para realizar o procedimento e orientar os moradores.

Os moradores que ainda não foram cadastrados devem comparecer na Secretaria de Habitação de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, localizada na Avenida Brasil, nº 1.111, Nova Veneza.

O trabalho visa diagnosticar a situação das famílias e a classificação de cada uma, por exemplo, o número de idosos e crianças residentes, possibilitando o detalhamento da análise social dos moradores para classificar a área no REURB (Regularização Fundiária Urbana).

“Desde 2017 estamos trabalhando para ofecer moradia adequada à população, com acesso a serviços públicos de qualidade e igualdade social, de modo a promover a ocupação do espaço urbano de forma planejada. Buscamos alternativas para a regularização fundiária da área. Este levantamento é de grande importância para termos um diagnóstico completo e atual do local para, posteriormente, darmos andamento nos processos de regularização, garantindo mais dignidade para todos”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

Continue Lendo