Nossa Cidade
Sumaré promove Encontro para Mobilização e Sensibilização à Primeiríssima Infância
“É preciso investir no desenvolvimento infantil e dar condições de acesso a todos os serviços para que tenhamos um futuro sadio e promissor”. As palavras são do prefeito de Sumaré, Luiz Dalben, ao comentar sobre o primeiro Encontro para Mobilização e Sensibilização da Rede Intersetorial para a Avaliação Participativa da Atenção à Primeiríssima Infância que o município sediou nesse dia 25 de novembro. A atividade muito produtiva aconteceu no CCTI (Centro de Convivência da Terceira Idade) de Nova Veneza e contou com cerca de cem pessoas das áreas da Saúde, Educação e Assistência Social (NASF, CAPSI,UBSs e PSF; coordenadoras das escolinhas do PROEB, técnicos e gerentes da Assistência Social). O prefeito Luiz Dalben foi representado pelos secretários de Educação e de Inclusão Social, Mirela Cia e José Tavares de Siqueira, respectivamente.
Esse primeiro encontro de Mobilização e Sensibilização da Rede Intersetorial teve por finalidade viabilizar a integração dessas três áreas de atendimento à Primeira Infância, com um plano de ação, estratégias, metas e demais ações numa participação democrática e transparente. Trata-se do Programa São Paulo, do qual o Município fez a adesão, e que foi ‘desenhado sob a premissa de que a promoção à saúde integral da criança e o aprimoramento das ações de prevenção de agravos e assistência são objetivos que, além de reduzirem a mortalidade infantil, apontam para o compromisso de se prover qualidade de vida favorecendo o desenvolvimento da criança em todo o seu potencial’. “É muito importante olharmos para o desenvolvimento infantil integral, cujas ações voltadas para a primeira infância vêm sendo fortalecidas na atual gestão pelo prefeito Luiz Dalben”, destacou a secretária Mirela.
Os trabalhos foram conduzidos pelo psicólogo e diretor de Apoio de Projetos da Casa Brasil, Edson Cosme. A coordenadora Municipal da Primeira Infância, Alessandra Vidal, comentou sobre a legislação que prevê ações voltadas para a primeira infância, em consonância com o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Constituição Federal. “O objetivo do Programa é potencializar ações já existentes no município, planejar novas ações e criar estratégias para promover o desenvolvimento integral infantil”, disse. Na ocasião foi apresentado um questionário que será aplicado pelas equipes técnicas a fim de traçar um diagnóstico para planejar ações de intervenção.
Também estiveram presentes representantes das organizações sociais parcerias da Prefeitura de Sumaré. “Esse Encontro fortalece as nossas ações de promoção da qualidade de vida e saúde pública, além de promover o desenvolvimento infantil integral e o apoio à gestante, fortalecendo os vínculos afetivos”, completou o prefeito Luiz Dalben.
O PROGRAMA
O objetivo é que o programa seja adotado como política pública pelo Governo do Estado de São Paulo. Além de Sumaré, outras cidades aderiram ao Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, que envolve uma ampla rede de proteção e políticas públicas voltadas a esse público-alvo e que deve ser implantado em todos os municípios paulistas por meio de parcerias com a sociedade civil. Atualmente está sendo desenvolvido em mais de cem cidades com ações integradas nas áreas da Saúde, Assistência Social e Educação. Com atuação em quatro eixos, o Programa Primeiríssima Infância foca o desenvolvimento local com a formação profissional dos profissionais da saúde, envolvimento comunitário, avaliação e monitoramento, criação de comitês gestores municipais compostos por representantes da sociedade civil.
Prevê a união de esforços visando garantir o desenvolvimento integral das crianças, especialmente nessa primeira faixa etária da vida, tão importante para o desenvolvimento das capacidades cognitivas e intelectuais. O Programa também apoia, entre outros fatores, a construção da linha de cuidado da criança para nortear as ações de articulação em rede para todo o Estado de São Paulo, incorporando os elementos constitutivos da integralidade na promoção do desenvolvimento infantil.