O confisco de 500 mil máscaras da fábrica da 3M em Sumaré ainda não foi totalmente efetivado. Na ação de sexta-feira, dia 27/03, organizada pelo Governo do Estado de São Paulo, foram levadas 51 mil máscaras, que já foram distribuídas pelas cidades.
A cidade de Sumaré, onde fica a fábrica, recebeu um lote de 50 mil unidades. O repasse foi feito pois a prefeitura local decretou que 10% dos equipamentos relacionados ao combate do coronavirus produzidos na cidade fossem destinados à rede de saúde local.
Neste sábado foram entregues mais 183.600 máscaras ao Governo do Estado e o restante será entregue durante o mês de abril. Quando o pessoal do Governo chegou à 3M houve um impasse de quase seis horas, pois a fábrica não tinha ainda pronta a quantidade de máscaras requisitadas.
O Secretário de Segurança de Sumaré disse que a ação foi necessária pois o Estado já tinha feito a solicitação havia dois meses, porém o pedido ficou parado na empresa todo esse tempo.
A 3M reforçou que ficou surpresa com a ação, já que havia se comprometido entregar 120 mil máscaras ao longo de abril e que já tinha sido aprovada a fabricação do total de 500 mil, porém era só o governo colocar o pedido na fábrica, que reafirmou estar investindo esforços para fornecer todos os pedidos dentro da sua capacidade de produção.
