Sumaré recebe locomotiva iluminada do projeto “Natal nos Trilhos”

Sumaré recebe locomotiva iluminada do projeto “Natal nos Trilhos”

Sumaré, 16 de dezembro 2021

O ‘Natal do Bem’ em Sumaré tem mais uma bela surpresa para a população: a cidade receberá nesta sexta-feira, dia 17, o projeto “Natal nos Trilhos – Expresso Paulista” promovido pela concessionária Rumo Logística. Uma locomotiva com três vagões vai circular toda iluminada e enfeitada pela extensão da linha férrea na cidade, enchendo a noite de cores, brilho e alegria. A saída será de Americana, às 19 horas, com destino a Campinas, passando por Sumaré.

“Além da Caravana Iluminada da Coca-Cola, é com grande alegria que anunciamos mais essa atração em nossa cidade, encantando os moradores neste fim de ano e que vai abrilhantar ainda mais o Natal da população e a programação que preparamos com muito carinho, sempre atendendo todas as normas de segurança. Agradecemos a nossos parceiros, que nos auxiliam a proporcionar momentos de alegria e emoção. Nosso objetivo é oferecer para a população espaços onde as famílias possam aproveitar esse clima especial de fraternidade e paz, além do espírito de união e confraternização”, comentou o prefeito Luiz Dalben.

A composição passará pelos trilhos que atravessam cerca de 40 cidades do interior de São Paulo durante 12 dias. Até 18 de dezembro, a composição circulará pela malha paulista sempre a partir das 19h. O “Natal nos Trilhos” é organizado pela concessionária de ferrovias Rumo e ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), com apoio da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e MRS, que apoiou na logística do trem. A composição é formada por duas locomotivas (uma da Rumo e outra da ABPF) e por três vagões de passageiros totalmente iluminados.


O projeto Natal nos Trilhos surgiu em 2017, com a passagem das locomotivas iluminadas “arrematando” uma série de iniciativas de responsabilidade socioambiental da Rumo. Entre ações de voluntariado envolvendo colaboradores, reciclagem de materiais, visitas a instituições carentes e apresentações culturais, a passagem de trens iluminados levou luz e cor a milhares de pessoas. 

O Fundo Social de Solidariedade enfeitou toda a cidade, utilizando a decoração sustentável desenvolvida por meio do reaproveitamento de garrafas pet, além de uma belíssima iluminação toda especial. Como em todos os anos, o Natal acontece em todas as regiões e a população pode conferir os enfeites nas praças. Além disso, o Papai Noel visita todas as regiões e algumas atividades culturais que foram permitidas retornarem à programação, todas analisadas e liberadas junto à Vigilância Sanitária e órgãos de saúde, para a proteção e segurança de todos. 

O Natal do Bem é um projeto idealizado pelo Fundo Social, com o intuito de resgatar o espírito natalino e promover sentimentos como fraternidade, união e amor. O projeto socioambiental foi lançado em 2017, no centro da cidade, e, devido ao grande sucesso, foi estendido para todas as outras regiões. Para confeccionar toda a decoração sustentável e promovendo os cuidados com o meio ambiente, voluntários realizam oficinas de decoração e utilizam objetos reciclados e reutilizados doados pela população ao longo do ano. Com eles, são produzidos bonecos de neve, anjos, velas, Papai Noel, entre outros enfeites de Natal, que embelezam a cidade no fim de ano, tornando os espaços públicos aconchegantes e iluminados.

Em 2020, o Natal do Bem esteve nas ruas de maneira adaptada. As atividades que geram aglomeração foram suspensas momentaneamente, assim como a visita do Papai Noel em todas as regiões, visando à proteção de todos. Toda a cidade recebeu decoração e ambientes aconhegantes, enfeitados e que proporcionaram momentos encantadores para a população.

Este ano, as atividades culturais e artísticas estão voltando para toda a cidade, sempre com autorização dos órgãos de saúde e Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao o Coronavírus. Além disso, mais uma vez Sumaré inovou e lançou o projeto piloto para a doação de cápsulas de café usadas e limpas para compor os adereços da decoração sustentável. Além de embelezar a cidade, o objetivo é retirar essas cápsulas do lixo comum e dar um destino correto para elas e o objetivo é expandir o projeto nos próximos anos.

 “As praças de todas as regiões receberam decoração sustentável feita com garrafas pet e alguns itens com cápsulas de café, tudo doado pela população, além da grandiosa iluminação. Ano passado, devido à pandemia, suspendemos as atividades que gerariam aglomeração, porém, o Natal do Bem esteve encantando toda a cidade de forma adaptada, mas sem perder seu encanto. Este ano, de maneira gradativa e mediante a avaliação das autoridades em saúde, as atividades culturais estão voltando por toda a cidade. Nossa intenção é que a população em situação de vulnerabilidade e que nem sempre tem condição de participar do Natal tenha a opotundiade de vivenciar este momento, se emocionar e aproveitar. Novamente o Natal do Bem foi totalmente adaptado, atendendo as normas de proteção e segurança, mas proporcionando o encantamento do Natal, que aquece e alegra nossos corações, promovendo momentos de grande alegria, fé e união”, explicou a presidente do Fundo Social, Mara Dalben.