Connect with us

Nossa Cidade

Sumaré recebe tendas do Exército Brasileiro para triagem de pacientes com sintomas de coronavírus

Published

on

Sumaré recebeu um reforço nas ações de combate ao coronavírus: o Exército Brasileiro encaminhou ao Município tendas de unidades respiratórias de casos leves, que vão contribuir para a triagem de pacientes com sintomas de coronavírus, evitando que essas pessoas tenham algum tipo de contato com demais usuários das unidades de saúde.

Os militares do 2º Batalhão Logístico Leve montaram as tendas nas UBSs Florely, Bordon, Matão e Veccon. A partir de 13 de abril, os pacientes com sintomas de coronavírus que procurarem as unidades de saúde serão encaminhados para as tendas, onde serão recebidos por enfermeiros para um pré-atendimento e levados para uma sala na unidade de saúde por um acesso exclusivo, sem ter contato com outros pacientes ou profissionais da saúde.

“Essas tendas farão o atendimento fast track, que é uma triagem mais rápida e tem objetivo de diminuir o tempo de permanência dos pacientes não graves nas unidades de saúde. Além disso, o atendimento será intensivo e específico para as pessoas com o sintoma de coronavírus, contando com profissionais capacitados da Secretaria de Saúde”, explicou o secretário de Saúde, Rafael Virginelli.

“Agradecemos muito ao Exército por montar as tendas em Sumaré, contribuindo com o atendimento específico e humanizado dos nossos pacientes com sintomas de coronavírus. Esse é um grande reforço em nossas ações de combate à doença e é uma grande alegria para nós contar com esses parceiros. Iniciamos nosso plano de ação em janeiro e seguimos trabalhando para assistir os moradores de maneira adequada e digna, além de não medir esforços para o enfrentamento da doença”, disse o prefeito Luiz Dalben.

Nossa Cidade

Prefeitura de Sumaré abre inscrições online para ano letivo 2021

Published

on

A Secretaria Municipal de Educação de Sumaré abre na próxima segunda-feira, dia 17, as inscrições para o ano letivo de 2021. As vagas são para crianças de 0 a 6 anos que estão fora da escola, ou seja, que ainda não frequentam creche ou escola de Educação Infantil, tanto na Rede Municipal de Ensino ou em instituições particulares conveniadas ao Proeb (Programa Municipal de Educação Básica).

Neste ano, devido à pandemia do coronavírus, as inscrições serão exclusivamente online, pelo site www.sumare.sp.gov.br.

As inscrições seguem até dia 11 de setembro. Para realizar o cadastro é preciso que os pais ou responsáveis tenham em mãos Certidão de Nascimento original da criança, documento de identidade (RG) do pai, mãe ou responsável e comprovante de residência, também em nome do pai, mãe ou responsável.
O cadastro é importante para que a Secretaria Municipal de Educação possa planejar as ações para o próximo ano letivo e fazer a distribuição das vagas de maneira a atender o maior número possível de crianças em escolas mais próximas de suas casas.

“Pedimos aos pais que têm filhos nesta idade, e que se encontram fora de creche ou escola municipal, para que façam o cadastro no período estabelecido pela Secretaria Municipal de Educação, a fim de que haja um planejamento e melhor distribuição das vagas do ano letivo de 2021, principalmente devido às adaptações causadas pelo coronavírus”, disse o prefeito Luiz Dalben.

Continue Reading

Nossa Cidade

Prefeitura de Sumaré inicia recape na Rua Santa Maria, que liga os bairros Santa Maria e Nova Veneza

Published

on

A Prefeitura de Sumaré, por meio das Secretarias de Serviços Públicos e Obras, iniciou nesta segunda-feira, dia 10 de agosto, as obras de recape na Rua Santa Maria – estrada de servidão que liga os entre os bairros Santa Maria e Nova Veneza -, na região de Nova Veneza. Ao todo, serão aplicados 690 metros lineares de asfalto novo. A melhoria faz parte das inúmeras realizações do PRC (Programa de Recape Contínuo), que acontecem em todas as regiões da cidade desde 2017.

“Essa é uma melhoria muito esperada pelos moradores da região de Nova Veneza e que reforça nosso compromisso em ouvir e atender os moradores sobre as necessidades de seus bairros, além de garantir a preservação das vias públicas municipais”, disse o prefeito Luiz Dalben.

A Rua Santa Maria faz ligação entre a Avenida Minas Gerais (Jardim Nova Veneza) e a Rua Adolfo Berto de Oliveira (Jardim Santa Maria). O trecho não recebia melhoria em sua pavimentação há anos.

“Temos trabalhado para levar obras de infraestrutura urbana aos quatro cantos da cidade, garantindo melhorias a toda a população. Agradecemos ao deputado estadual Dirceu Dalben, pela parceria em nosso mandato e pelas emendas parlamentares que têm contemplado nosso Município”, disse o vice-prefeito Henrique do Paraíso.

A ação contou com o apoio da SMMUR (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Rural) para garantir a interdição de acesso à via e sinalização de desvio de tráfego, visando a segurança dos colaboradores e dos veículos de trabalho que circulam pelo local.

PRC
O objetivo do Programa de Recape Contínuo é recuperar a malha viária do município, melhorando as condições de tráfego. Além das obras concluídas – mais de 410 mil m² de asfalto novo em toda a cidade – há outras em andamento. O programa acontece desde 2017 e conta com recursos provenientes de emendas apresentadas pelo deputado estadual Dirceu Dalben – totalizando mais de R$ 4,6 milhões.

Entre os bairros que já foram beneficiados pelo PRC da Prefeitura de Sumaré estão os jardins Denadai, Santiago, Bom Retiro, Minesota, Aclimação, São Judas Tadeu, Macarenko, Primavera, São Domingos, além da Vila Valle, Condomínio Coronel, Jardim Primavera, parques Santo Antônio e General Osório, entre outros.

img ilustrativa

Continue Reading

Nossa Cidade

Prefeitura de Sumaré segue com cronograma de testes rápido para Covid-19 em colaboradores municipais

Published

on

A Prefeitura de Sumaré segue com a testagem rápida para diagnóstico da Covid-19 entre os servidores municipais e funcionários de instituições parcerias, a fim de identificar casos assintomáticos – que são positivos para a doença, mas não apresentam sintomas. Paralelo aos exames, os colaboradores também recebem, quando verificado a necessidade, as doses da vacina contra gripe e sarampo.

Nesta quarta-feira, dia 5 de agosto, foram realizados 64 testes em trabalhadores dos CRASs (Centros de Referência de Assistência Social) Bordon e Nova Veneza, projeto “Fortalecer” – realizado pela Prefeitura em parceira com o IBQ (Instituto Social e Educacional Bem Querer para a Sustentabilidade Comunitária) -, e posto do “É Pra Já”. Todos os exames tiveram resultados negativos.

Já na quinta-feira, dia 6, os procedimentos foram realizados em colaborados do CRAS São Domingos e do Instituto IBQ. Dos 94 exames realizados, 2 foram confirmados para a Covid-19 e esses colaboradores foram afastados imediatamente de suas funções, orientados a ficar em isolamento domiciliar e serão monitorados de perto pela Saúde de Sumaré.

Os procedimentos são realizados pelas equipes Centro de Saúde II, USF Vasconcelos e Secretaria Municipal de Saúde. Antes de iniciar a coleta das amostras, são repassadas informações sobre a importância do procedimento, os cuidados que devem ser tomados no caso de resultados positivos e, principalmente, as medidas preventivas que devem continuar mesmo se o teste for negativo.

A Prefeitura de Sumaré continuará a realizar a testagem rápida, em especial nos profissionais considerados de risco por trabalharem diariamente na linha de frente contra a pandemia. A proposta é ampliar as ações de monitoramento da doença, barrando a disseminação do vírus e o aumento do número de pessoas contaminadas.

“Essa ação visa ampliar a quantidade de testes, o que é fundamental nesse momento para conseguirmos alcançar melhores resultados no enfrentamento ao coronavírus. A primeira etapa da testagem rápida para a população que não apresenta sintoma da doença também já foi realizada”, lembrou o prefeito Luiz Dalben.

Em Sumaré, todos os cidadãos que apresentarem sintomas leves da doença devem procurar a unidade localizada na sua região: Região Central/Rural (UBS Veccon), Região do Matão (UBS Matão), Região do Picerno (UBS Bordon), Região do Maria Antonia e Nova Veneza (UBS Florely), Região da Área Cura (UBS Ypiranga), de segunda a sexta, das 8 às 17 horas. Todos são atendidos respeitando os protocolos exigidos pelos órgãos sanitários e de saúde.

Continue Reading