Os dados mostram que os crimes caíram de 187 ocorrências em 2023 para 98 em 2024.
Nos últimos anos, Sumaré criou a ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) para atender ocorrências de maior grau de periculosidade, ampliou o sistema de videomonitoramento, a instalação de câmeras inteligentes nas principais entradas e saídas da cidade, e potencializou a Central de Comunicação e Monitoramento da Guarda Municipal. Tais medidas contribuíram para a redução do índice criminal, explicou o prefeito Luiz Dalben.
As operações de fiscalização e ronda ostensiva também foram intensificadas, contribuindo para a queda nas estatísticas de criminalidade.
A Guarda Municipal tem recebido investimentos em capacitação, atualização de equipamentos e fornecimento de novos uniformes e itens de segurança.
O prefeito Luiz Dalben frisou o empenho conjunto das autoridades e a eficácia das medidas adotadas. “Essa redução expressiva no número de roubos de veículos reflete o compromisso da nossa gestão com a segurança. Estamos trabalhando incansavelmente em parceria com as forças de segurança do município e do governo do Estado para tornar nossa cidade um lugar mais seguro para todos”, disse.
O deputado estadual Dirceu Dalben, reiterou seu apoio às iniciativas voltadas para o combate à criminalidade. “É gratificante ver que nossos esforços estão rendendo frutos positivos. A redução no número de roubos de veículos é um indicativo claro de que estamos no caminho certo. Vamos continuar trabalhando em conjunto com a Polícia Civil e com o governo do Estado para sempre buscar a redução de crimes”, afirmou.
Eder Dalben, chefe de Gabinete, comentou as ações específicas que têm contribuído para a melhoria da segurança em Sumaré. “Investimentos em equipamentos, capacitação de pessoal e modernização das estruturas de segurança têm sido prioridades na administração. A recente aquisição de armamento para a Guarda Civil Municipal é apenas uma das muitas medidas que temos adotado para fortalecer a segurança pública em nossa cidade.”
Sumaré conquistou recentemente 50 pistolas e duas carabinas para a Guarda Civil Municipal. O armamento é usado pela corporação no combate ao crime.
