Sumaré reduz número de lesão corporal por acidente de trânsito

Com foco na conscientização da população e prevenção, Sumaré diminuiu o número de lesões corporais culposas por acidentes de trânsito entre 2024 e 2025. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2024 foram registrados 569 casos e em 2025 foram 555. Além disso, no ano passado a cidade não registrou casos de homicídio doloso por acidentes de tráfego.

O trabalho para um trânsito mais seguro dura o ano todo na cidade, com fiscalizações, melhorias viárias, ações conscientização junto à população e também dentro das escolas, trabalhando a prevenção com as crianças e adolescentes. Além disso, Sumaré é uma das poucas cidades que têm um projeto permanente de educação para o trânsito voltado para as crianças – a ‘Cidade Mirim de Trânsito’-,  onde a garotada aprende, na prática, as regras para um trânsito seguro, utilizando bicicletas ou triciclos.

 “Essa queda expressiva na quantidade de acidentes de trânsito com vítimas é resultado de diversas ações adotamos no município, em parceria também com as concessionárias, nas rodovias. Ampliamos a manutenção de nossas vias, investimos em equipamentos de nossos agentes, incluindo as viaturas, reforçamos a sinalização de trânsito e trabalhamos com campanhas preventivas e de conscientização de motoristas e pedestres. Trabalhamos para oferecer cada vez mais um trânsito seguro”, explicou o secretário de Mobilidade Urbana, Moisés Paschoalim.