Inauguração do novo prédio da Vara do Trabalho de Sumaré

A prefeita Cristina Carrara participou na manhã desta quarta-feira, 12 de agosto, ao lado de diversas autoridades locais e regionais, da inauguração da nova Vara do Trabalho de Sumaré, subordinada ao TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 15ª Região. As instalações foram bastante elogiadas por todos os presentes, principalmente pelos advogados da cidade que atuam com este tipo de causa. Outro tema comum a todos os discursos, inclusive o da prefeita, foi o apelo da comunidade local pela urgente criação e instalação de uma 2ª Vara do Trabalho para atender aos trabalhadores e empregadores de Sumaré.

Apesar de já ter sido aprovada pelos órgãos superiores da Magistratura, a criação da 2ª Vara ainda precisa passar pelo Congresso Nacional e, em seguida, ter disponibilizados os recursos necessários no orçamento da Justiça do Trabalho.

Já o novo prédio tem 934 metros quadrados e foi construído especificamente para atender às necessidades da Justiça Trabalhista. A Vara está localizada na Rua Ernesto Barijan, nº 645, esquina com a Avenida da Saudade, no Planalto do Sol.

“É uma satisfação participar deste momento, que é a realização de um sonho. Sumaré é uma cidade pujante, a segunda maior da Região Metropolitana, tem grandes empresas e muitos investimentos anunciados e obras em andamento – e é lógico que todo esse movimento da nossa economia impacta a Vara do Trabalho. Agradecemos a atenção da Justiça do Trabalho para com todos que vão aqui trabalhar, e que agora vão contar com um ambiente mais adequado e saudável, e onde o cidadão vai ser atendido com mais dignidade”, discursou a prefeita às cerca de 200 pessoas que acompanharam a solenidade de instalação da Vara do Trabalho no novo endereço, para completar: “Sumaré precisa agora de uma 2ª Vara”.

Já o presidente do Tribunal, desembargador Lorival Ferreira dos Santos, destacou a qualidade do “majestoso” prédio, “construído especialmente para receber as instalações da Vara do Trabalho de Sumaré”.


“O TRT da 15ª Região possui 153 varas. Nossa jurisdição atinge 599 municípios paulistas, com uma população superior a 21 milhões de habitantes. Apenas em 2015, foram mais de 305 mil novas ações, das quais mais de 264 mil foram solucionadas. É o segundo maior Tribunal do Trabalho do país, e considerado o mais produtivo. Temos um déficit de cerca de 1.000 servidores. O cobertor é curto, mas estamos trabalhando com empenho. A Vara de Sumaré é assoberbada de processos, e a cidade precisa efetivamente de mais uma. Enquanto isso, já conta com uma juíza auxiliar”, afirmou o desembargador presidente.

“Era mesmo hora de mudar. Há muito tempo o número de novos processos se eleva a cada ano. É um reflexo não só da plena consciência que os trabalhadores agora têm de seus direitos, mas também da grandeza da economia local. As demandas (ações) dos trabalhadores locais faz circular recursos, incrementando a própria economia de Sumaré, o que demonstra a relevância da Justiça do Trabalho no seu papel de redistribuidora de riquezas”, falou a juíza titular da Vara do Trabalho, Laura Bittencourt Ferreira Rodrigues, que elogiou as novas instalações (“arejadas, amplas e modernas”) e também citou os trâmites em andamento para a criação da 2ª Vara.

O presidente da 131ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Sumaré, Marcos Antonio Madeira de Mattos Martins, também citou os dois assuntos. “Saímos de um prédio insalubre e estamos agora em um local com condições dignas de trabalho. Reitero agora nosso pedido pela instalação de mais uma Vara do Trabalho em Sumaré, para absorver a grande quantidade de ações e dar mais celeridade (rapidez) à prestação jurisdicional (solução)”, afirmou o advogado. A OAB Sumaré também inaugurou a nova “Sala dos Advogados” no prédio.

Acompanharam a cerimônia os secretários municipais de Governo, João Alberghini Sobrinho, Transparência, João Moreira, Finanças, Hamilton Lorençatto, Mobilidade, Luiz Eduardo Almança, Cultura, Esportes e Lazer, Alfredo Albuquerque Mangueira, e Comunicação, Valmir Ferreira da Silva, os vereadores Welington Domingos Ferreira (presidente da Câmara), Cícero Ceará, Sergio Populina e Ulisses Gomes, Ronaldo Mendes, Joel Cardoso da Luz e Rubens Champam, além de juízes, delegados e oficiais da Polícia Militar da cidade, além de representantes da sociedade civil e advogados.

PROCESSOS

Dados da Coordenadoria de Estatística e Pesquisa do TRT revelam que a unidade recebeu, no ano passado, 2.507 novos processos e solucionou 2.100, restando um saldo de 2.912 processos pendentes de solução em 31 de dezembro, na fase de conhecimento. Em virtude da transferência de prédio, o expediente normal de trabalho na VT, incluindo o atendimento ao público, foi suspenso e será retomado nesta quinta-feira, dia 13, data para a qual foi adiado o vencimento de todos os prazos processuais que se encerrariam no período.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook