Connect with us

Policial

Sumaré registra queda de 21,30% nos índices de criminalidade no primeiro semestre de 2020

Published

on

Sumaré continua registrando queda nos índices de criminalidade. O número de ocorrências policiais registradas no município durante o primeiro semestre deste ano caiu 21,3% em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo apontam que em 2020, de janeiro a junho, foram registrados 2.441 delitos. Em 2019, no mesmo período, foram 3.102, entre roubos e furtos diversos, homicídios, lesão corporal, entre outros.

“Sumaré está mais segura e a queda nestes índices é resultado direto da eficácia das medidas de segurança adotadas na cidade, e confirma a produtividade das forças policiais (civil e militar), em parceria com a nossa Guarda Municipal. Todo esse esforço e dedicação tem se mostrado positivamente nas estatísticas. Agrademos a dedicação de cada membro das corporações por trabalham diariamente para proteger a vida da nossa população”, declarou o prefeito Luiz Dalben.

Entre os índices de criminalidade que obtiveram maior queda estão às ocorrências de roubo de cargas com redução de 50%, lesão corporal culposa por acidente de trânsito com redução de 32,9% e furtos de veículos e outras naturezas com queda de 27,2% no número de registros. Sumaré também reduziu os casos de estupro em 18,75%.

Os índices de segurança são constantemente analisados pela Guarda Municipal de Sumaré e são essenciais para a adoção de diretrizes que contribuam para reforçar a segurança da população. Além disso, desde 2017, a Administração Municipal tem realizado importantes investimentos na corporação.

“A segurança da nossa população sempre foi uma das nossas prioridades, tanto que os últimos três anos foram de investimentos e muitos avanços. Temos acompanhado uma redução significativa da criminalidade e a Administração Municipal não tem medido esforços para auxiliar os órgãos de segurança, inclusive os estaduais”, reforçou o vice-prefeito, Henrique Stein Sciascio.

Investimentos

Para lidar com ocorrências de maior grau de periculosidade foi criada a ROMU (Ronda Ostensiva Municipal). A sede da GM ganhou a CECOM (Central de Comunicação e Monitoramento), um novo sistema operacional que integra o atendimento à população, monitoramento da cidade e despacho de ocorrências. Novas viaturas e uma Base Móvel para o Canil, uniformes e equipamentos também foram entregues para a corporação. Os GMs Agentes de Fiscalização Ambiental foram regulamentados no Município e trabalham em conjunto com o GPA (Grupo de Proteção Ambiental) da Guarda.

O sistema de videomonitoramento foi ampliado e câmeras foram instaladas nas escolas municipais e unidades de saúde, além do Cemitério da Saudade, que não registrou mais furtos após a implantação do sistema. A Guarda Municipal também passou a operar com tablets, agilizando as ocorrências. As operações Bar Legal, Saturação, Pancadão e Chorume e cursos de atualização foram intensificados.

Houve a entrega de novas viaturas para o Departamento de Trânsito, capacitações para os agentes, reforço nas operações e na sinalização de trânsito. Com melhor sinalização, organização e trabalho de conscientização, a segurança também aumentou no trânsito: os números apontam para uma redução de 55% na quantidade de acidentes com óbitos entre janeiro a junho de 2020, em comparação com o mesmo período do ano de 2016.

Policial

Motorista apresenta três versões de roubo de veículo e é preso, em Sumaré

Published

on

Policiais em patrulhamento pelo bairro matão, na noite desta terça-feira (04), por volta das 19 horas, Na Praça Marcos Moreira Martins, no Jardim Santa Therezinha em Sumaré, avistou uma Vw/Saveiro na cor branca sendo que este veículo já era de conhecimento da equipe policial que era produto de furto.

De imediato foi dado sinal de parada e a equipe teve êxito em abordar o veículo em revista pessoal ao motorista, nada de ilícito foi localizado. Já na revista veicular foi localizado um par de placa veicular na caçamba.

Ao questionar o motorista sobre a procedência do veículo Saveiro que ele conduzia, o mesmo confessou que tinha ciência que o veículo era produto de furto e que havia comprado o veículo para uso próprio e que iria colocar uma outra placa veicular para transitar com o veículo.

Logo mais mudou a versão e informou que havia cometido o furto do veículo pela cidade de Campinas, sendo que em consulta da placa da Vw/Saveiro, o copom confirmou o furto.

Posteriormente o motorista confessou a equipe que em sua residência tem uma motocicleta que é produto de furto, em diligência até a residência do motorista, na avenida Comendador Aladino Selmi, na cidade de Campinas, foi localizado uma motocicleta Suzuki/Yes, consultado constou produto de furto.

Desta forma o condutor do veixulo foi preso e esta a disposição da justiça.

Por Raquel Trindade

Continue Reading

Policial

Homem confessa a prática de tráfico de drogas, em Sumaré

Published

on

A equipe policial estava em patrulhamento preventivo, por volta das 11, pela rua Coroa Imperial, local já conhecido pelos policiais e moradores como ponto de venda de drogas. Quando visualizou um indivíduo carregando consigo uma sacola preta, e ao se aproximar o homem soltou a sacola e mudou de direção.

Nesta situação o homem foi abordado imediatamente, com ele foi encontrado uma quantia de R$ 55,00 ( cinquenta e cinco ) reais, e na revista da sacola continha 96 ( noventa e seis) micro tubos de substância cocaína, bem como 4 (quatro) porções de maconha.

Os policiais questionaram ao homem sobre os objetos e valores encontrados e o mesmo confessou a prática de tráfico de drogas.

O indivíduo recebeu voz de prisão em flagrante delito pelo crime de tráfico de drogas tipificado no art. 33 da lei 11343/06.

Por Raquel Trindade

Continue Reading

Policial

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo no centro de Sumaré

Published

on

Plantao Policial

Uma equipe que estava em patrulhamento na noite de ontem (4) pela rua Dom Barreto, no centro de Sumaré, localizou um veículo no qual o condutor havia ameaçado um comerciante de gás com arma de fogo há 15 dias.

Com base nessas informações obtidas via copom, foi realizada a abordagem ao casal que estava com o veículo.

Na busca pessoal, foi encontrado com o homem uma pistola .45 com doze munições intactas. No veículo não foi encontrado nada de ilícito.

Ao ser indagado sobre o armamento, o indivíduo afirmou ter registro e que o mesmo estava localizado em seu estabelecimento comercial, na avenida Sete de Setembro.

A equipe se direcionou até o estabelecimento e realizou vistoria pelo escritório e localizou a documentação da arma, porém este estava vencido desde o dia 13 de junho.

Foi encontrado também dentro de uma maleta dois carregadores municiados com 23 munições de calibre .45, uma bolsa com 21 munições de calibre .38 intactas, 12 estojos de calibre .38 deflagradas, quatro munições de calibre .32 intactas, um suporte para cartuchos e mais 13 munições de calibre .45.

Diante dos fatos, o indivíduo foi encaminhado para o plantão policial onde foi ratificada a voz de prisão em flagrante delito por porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e arbitrada a fiança no valor de R$2.000,00 reais, contudo o valor não havia sido pago.

Por: Elizangela Tasselli

Continue Reading