Connect with us

Policial

Sumaré registra queda de 21,30% nos índices de criminalidade no primeiro semestre de 2020

Publicado

em

Sumaré continua registrando queda nos índices de criminalidade. O número de ocorrências policiais registradas no município durante o primeiro semestre deste ano caiu 21,3% em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo apontam que em 2020, de janeiro a junho, foram registrados 2.441 delitos. Em 2019, no mesmo período, foram 3.102, entre roubos e furtos diversos, homicídios, lesão corporal, entre outros.

“Sumaré está mais segura e a queda nestes índices é resultado direto da eficácia das medidas de segurança adotadas na cidade, e confirma a produtividade das forças policiais (civil e militar), em parceria com a nossa Guarda Municipal. Todo esse esforço e dedicação tem se mostrado positivamente nas estatísticas. Agrademos a dedicação de cada membro das corporações por trabalham diariamente para proteger a vida da nossa população”, declarou o prefeito Luiz Dalben.

Entre os índices de criminalidade que obtiveram maior queda estão às ocorrências de roubo de cargas com redução de 50%, lesão corporal culposa por acidente de trânsito com redução de 32,9% e furtos de veículos e outras naturezas com queda de 27,2% no número de registros. Sumaré também reduziu os casos de estupro em 18,75%.

Os índices de segurança são constantemente analisados pela Guarda Municipal de Sumaré e são essenciais para a adoção de diretrizes que contribuam para reforçar a segurança da população. Além disso, desde 2017, a Administração Municipal tem realizado importantes investimentos na corporação.

“A segurança da nossa população sempre foi uma das nossas prioridades, tanto que os últimos três anos foram de investimentos e muitos avanços. Temos acompanhado uma redução significativa da criminalidade e a Administração Municipal não tem medido esforços para auxiliar os órgãos de segurança, inclusive os estaduais”, reforçou o vice-prefeito, Henrique Stein Sciascio.

Investimentos

Para lidar com ocorrências de maior grau de periculosidade foi criada a ROMU (Ronda Ostensiva Municipal). A sede da GM ganhou a CECOM (Central de Comunicação e Monitoramento), um novo sistema operacional que integra o atendimento à população, monitoramento da cidade e despacho de ocorrências. Novas viaturas e uma Base Móvel para o Canil, uniformes e equipamentos também foram entregues para a corporação. Os GMs Agentes de Fiscalização Ambiental foram regulamentados no Município e trabalham em conjunto com o GPA (Grupo de Proteção Ambiental) da Guarda.

O sistema de videomonitoramento foi ampliado e câmeras foram instaladas nas escolas municipais e unidades de saúde, além do Cemitério da Saudade, que não registrou mais furtos após a implantação do sistema. A Guarda Municipal também passou a operar com tablets, agilizando as ocorrências. As operações Bar Legal, Saturação, Pancadão e Chorume e cursos de atualização foram intensificados.

Houve a entrega de novas viaturas para o Departamento de Trânsito, capacitações para os agentes, reforço nas operações e na sinalização de trânsito. Com melhor sinalização, organização e trabalho de conscientização, a segurança também aumentou no trânsito: os números apontam para uma redução de 55% na quantidade de acidentes com óbitos entre janeiro a junho de 2020, em comparação com o mesmo período do ano de 2016.

Policial

Homem é preso em flagrante acusado de violência doméstica

Publicado

em

Por

Um homem foi preso em flagrante, ontem à noite, em Sumaré, acusado de violência doméstica, ameaça, crime ambiental e receptação. Segundo relatos da família à Polícia Militar, o acusado teria informado que possuía uma arma de fogo e que mataria os familiares.

Os policiais chegaram ao local, no Jardim Bela Vista, encontraram o homem bastante exaltado, foram feitas buscas sem que a arma fosse encontrada.

Nas buscas foram encontrados 22 pássaros silvestres presos em gaiolas, caracterizando crime ambiental e também um motor de um carro GM Corsa Classic, do qual foi constatado ser produto de estelionato.

O homem que, segundo a Polícia, esteve preso em 2007 por receptação, foi conduzido ao Plantão Policial de Sumaré, onde foi autuado em flagrante e ficou à disposição da Justiça. Ele passará por Audiência de Custódia, que definirá pela manutenção da prisão ou pela liberação do acusado, mediante aplicação de condições judiciais.

Continue Lendo

Policial

Indivíduos são apreendidos por roubo e tráfico de drogas no Jardim Salerno, em Sumaré

Publicado

em

Por

Dois indivíduos foram presos nesta quarta-feira (09), por volta das 11h15 da manhã, na Rua Elza Zagui Menuzzo, no bairro Jardim Salerno, em Sumaré.

Durante um patrulhamento de rotina, a equipe policial estranhou o comportamento de um veículo Argo, que ao perceber a presença da equipe policial passou a se evadir por várias ruas do bairro. Ao chegar na Rua Elza Zagui Menuzzo, o veículo foi abordado e o condutor confessou que haviam cometido um roubo a uma motorista de uber no dia anterior, no qual até mesmo o veículo que trafegavam era produto de roubo e ambos se encontravam sem documentos.

Um dos indivíduos contou para os policiais que seus documentos estarariam em casa, onde havia também algumas porções de drogas e anotações de tráfico, que segundo o indivíduo, estariam guardadas para o seu amigo.

Ao chegar na residência, foram encontrados os objetos em questão e um dos indivíduos foi constatado como procurado pela Justiça.

Ambos foram presos por tráfico de drogas e roubo e permanecem à disposição da justiça.

Por: Ingrid Spinoza

Continue Lendo

Policial

Com hematomas mulher é conduzida ao hospital após sofrer violência doméstica em Nova Odessa

Publicado

em

Por

Mulher com fortes hematomas no ombro sofre agressão doméstica, na noite da última segunda-feira, (07), por volta das 20 horas, na Rua Donizete Aparecido Cordeiro, Jardim das Alpeiras em Nova Odessa.

Policiais foram chamados via copom para atender uma ocorrência de violência doméstica, pela rua Donizete Aparecido Cordeiro, chegando no local em conversa com as duas partes vítima e agressor os policiais ouviram as versões descrita em campo específico da ocorrência.

Diante dos fatos a equipe policial junto com o apoio da vtr I-4810, conduziu a vítima até o hospital municipal de Nova Odessa, pois a mesma apresentava um hematoma no ombro direito, a mulher passou por atendimento médico e foi medicada, posteriormente levada para o plantão policial para apresentação de ocorrência juntamente com agressor. , onde a Delegada tomou ciência dos fatos, ratificando a prisão em flagrante de acordo com a lei n°11.340/06 Maria da penha. sendo assim o agressor permaneceu a disposição da justiça.

Por: Raquel Trindade

Continue Lendo