Sumaré está com o nome limpo! Por meio do empenho do prefeito Luiz Dalben e do deputado estadual Dirceu Dalbe junto ao Governo do Estado, após vários anos, a cidade volta a ter sua situação fiscal regular junto ao Cadin Estadual, sistema que comprova que a cidade não possui débito exigível junto aos órgãos e entidades estaduais. A regularização das pendências possibilita que o Município pleiteie verbas estaduais que podem ser utilizadas na modernização da administração, compra de equipamentos e em obras que podem fazer a diferença na vida dos cidadãos, além de receber recursos do Estado e poder firmar convênios de grande porte.
Para retirar o nome do Cadin Estadual, a Prefeitura, por meio da aprovação da Câmara Municipal, renegociou e realizou o parcelamento de dívidas junto a órgãos como a Agência Reguladora de Água e a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), por exemplo.
“A regularização fiscal da Prefeitura era uma das nossas prioridades e demonstra a nossa responsabilidade com Sumaré e nossos moradores. No início do mandato, já conseguimos adquirir a CND (Certidão Negativa de Débitos), documentou importante para para firmar convênios e receber verbas do Governo Federal, e regularizar o Pasep, que estava bloqueando o repasse dos recursos do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) à Administração. Com muito trabalho e com o grande empenho e intermédio do deputado Dirceu Dalben, retiramos o nome de Sumaré do Cadin e estaremos aptos a receber recursos e emendas estaduais, inclusive as emendas que o próprio deputado tem enviado para a cidade, além de pleitear novos convênios e verbas, alavancando o crescimento e desenvolvimento da nossa cidade e nos permitindo dar andamento a importantes projetos nas áreas de Saúde, Educação, Esporte, entre diversas outras. Este é mais um avanço para o Município, fruto de muito trabalho e comrpometimento com a população”, explicou o prefeito Luz Dalben.
Em 2017, foram quitados cerca de R$ 60 milhões de dívidas de 2016, liquidado o passivo trabalhista, regularizado o pagamento dos colaboradores e os 13ºs de 2016 e de 2017. Também foram restabelecidos os pagamentos às creches do Proeb e entidades assistenciais; regularizamos os valores retidos de servidores, como empréstimos consignados, previdência social, associação e sindicato, negociado com credores para a continuidade e/ou retomada de alguns serviços e fornecimentos, como CPFL, Correios, telefonia e medicamentos, tudo isso sem aumentar o IPTU.
“Um dos compromissos que assumimos com a população foi justamente realizar uma gestão eficiente dos recursos públicos, fazer mais com menos. Creio que temos o desafio de continuar com as finanças em ordem, mas com planejamento, gestão pública e financeira, trabalhamos para que a a cidade se mantenha em uma crescente”, completou o prefeito.
